Queimadura o Que Fazer Para Aliviar a Dor

Saiba o Que Fazer Neste Momento

A Queimadura nós vamos falar hoje deste problema. Está todo mundo sujeito a ter uma queimadura, é claro que se tem que tomar muito cuidado.

Mais se ela acontecer, o que fazer? As ocasiões e as situações no nosso dia a dia que você esta correndo o risco de ter a queimadura, as mais frequentes.

No nosso dia a dia tem milhares de situações, desde o secar o cabelo, esquentar uma água, esquentar um leite, fritar alguma coisa, tem o risco de se queimar.

No final deste artigo veja também as Dicas Caseiras Para Cuidar Da Queimadura, bem simples e práticas.

Queimadura dói muito, desde a queimadura mais superficial até as queimaduras mais profundas, a dor é insuportável, quem já não se queimou? Quem já não encostou a mão no fogão ou no forno.

queimadura limpeza

Gel Creme e Loção Para o Tratamento

A sensação de você ter essa dor e, você quer resolver na hora, as vezes não tem como ir no hospital, não tem como contatar um Médico para lhe oferecer algum tipo de ajuda.

Devemos saber como manusear o quadro de queimadura, pois tem pessoas fazendo cada coisa, que pode ate atrapalhar a evolução do quadro e, criar outros problemas consequentes a uso de produtos inadequados, nessa hora é importante ter os produtos para Os Primeiros Socorros.

Existem fatores que determinam o tipo de queimadura, a queimadura mais comum é a queimadura mais superficial, que é aquela que você encostou-se ao fogão e você se queima e logo você retira o braço ou a mão do local.

Porem as queimaduras mais graves é aquelas aonde se tem a temperatura muito elevada e um contato maior com a região atingida, por exemplo, água quente pode atingir tanto adulto quanto criança que passa perto do fogão, esbarra, puxa por uma curiosidade, então a água quente ou qualquer tipo de liquido, qualquer tipo de substancia muito quente, ela fica em maior contato com a pele.

O contato por maior tempo com a pele consegue aprofundar as camadas e, se tem o acometimento de todos os níveis da pele, atingindo também nível muscular, atingindo os nervos e podendo chegar até o nível ósseo, onde haverá uma recuperação muito mais difícil e uma administração em relação ao tratamento muito diferente.

Curso Online Grátis de Noções Básicas em Primeiros Socorros é só conferir e colocar em prática, espero que esta dica possa lhe ajudar e esse é o nosso compromisso com você.

Os Primeiros Socorros é Muito Importante

queimadura corativo

Gel Creme e Loção Para o Tratamento

A queimadura de terceiro grau é quando acontece e, atingem níveis mais profundos, por exemplo, pode se ter queimadura em todo o braço e ter em algumas regiões queimaduras de níveis diferentes, pode ter na mão nível mais superficial.

Também pode ter na região do cotovelo aonde permaneceu com maior temperatura, queimaduras mais profundas e também depende muito o local onde são queimadas.

A definição de queimadura mais grave da maneira como foi relatada acima em relação ao acometimento do nível conforme a região do corpo.

Se uma pessoa queima a região do rosto, independente se for uma queimadura superficial, é uma área nobre é uma área onde se tem que ter um cuidado maior porque além da queimadura da pele pode ter também a expiração e queimadura de vias aéreas mais profundas, neste caso pode ser considerado um quadro de queimadura grave.

Deve ter acompanhamento muito mais intenso, então não é só o nível de acometimento, tem várias protocolos para se poder determinar o tipo de queimadura, o mais comum e o mais fácil é em relação a nível, mais é levado em consideração a região do corpo que é acometida.

 Gel Creme e Loção Para o Tratamento

Há um grande mito no que se refere ao uso da manteiga, a pasta de dente e a massa de tomate, o que tem em comum em cada um desses ingredientes é que normalmente ficam em temperatura mais fria.

Então elas vão fazer a troca dessa energia de calor, dessa temperatura com a área queimada, é verdade que ela diminui sim a dor, mais ela não trata,  então ao invés de expor a região queimada a esses produtos que são contaminados, que são produtos que podem causar outros tipos de danos para pele.

Qual é a maneira mais adequada de você tratar uma queimadura? Queimou, teve um trauma direto, a primeira coisa que se deve fazer é colocar em água corrente.

Têm dois fatores, o primeiro na hora que você coloca a mão sobre a água corrente, não é água gelada, é água corrente, da pia, do tanque.

Curso Online Grátis de Noções Básicas em Primeiros Socorros

Uso da Água Corrente

Gel Creme e Loção Para o Tratamento

Quando você expõe a região queimada a água corrente, você tem dois tipos de indicação, primeiro porque controla a dor que é insuportável, segundo ela vai fazer com que aquela região fique novamente mais na temperatura do corpo e evite o aprofundamento desta queimadura, por isso que se deve colocar na temperatura ambiente.

Muitos fazem a pergunta, porque não colocar gelo ou água mais gelada, que esta em um ambiente refrigerado? Porque quando você expõe a temperaturas também muito baixas, você também causa um tipo de queimadura.

Observe que tem alguns tipos de doenças de pele causada por bolsa de água quente, no inverno a manta térmica que coloca para se deitar, tem algumas doenças causadas por isso.

No caso da gelada, por exemplo, uma pessoa, vai esquiar e, em temperaturas muito baixas se a pessoa ficar em contato muito tempo com o gelo ela também terá um nível de queimadura.

Funciona da mesma maneira que a queimadura de objetos quentes, porém no caso da queimadura fria é um pouco diferente porque se tem a formação de micro cristais na circulação.

Quando se faz a deposição de micro cristais na circulação se impede que o sangue chegue naquela região e, começa a ter dor e ficar vermelho na região chega até formação de bolhas, o processo é contrario a queimadura de temperatura quente que degenera as fibras e as camadas da pele, porem apresentação clinica é muito parecida.

Na recuperação e no tratamento de uma queimadura devemos ter em casa alguns produtos. Existem no mercado várias pomada para queimadura a base de corticoide, a base de cortisona, dexametasona entre outras que você pode ter o acesso sem ter uma indicação médica, nesse caso são pomadas indicadas para queimadura, queimadura leve.

Se a pessoa tiver uma queimadura mais profunda, uma queimadura com criação de bolha sem ter mais a pele sã, ai tem que procurar um atendimento médico, tem que ir para um pronto socorro para fazer o tratamento adequado.

Gel Creme e Loção Para o Tratamento

Os cuidados que se devem tomar após a queimadura é da seguinte forma; se você tem só o vermelho da pele é só aplicar a pomada para queimadura, com efeito anti-inflamatório como o corticoide, se houve a formação da bolha, você também pode aplicar a pomada e furar ou não a bolha.

A bolha surge em função do tempo que a pele ficou exposta a temperatura quente. Devemos observar que se tem um liquido transparente dentro da bolha significa que ele não está contaminado com uma infecção secundária, então se pode deixar a bolha do jeito que ela está.

Porém se você tem uma bolha que dentro dela tem um liquido mais vermelho com sangue e a coloração de pus, é indicado procurar um serviço médico para ele poder fazer a exulceração da pele, retirar a bolha.

Curso Online Grátis de Noções Básicas em Primeiros Socorros

Pomada Para Queimadura

queimadura cuidados

Gel Creme e Loção Para o Tratamento

Neste caso não faça nada com a bolha, pois pode causar uma infecção secundária, que é a contaminação da região com uma agulha não estéril, um método não correto, você pode criar cicatriz, porque o processo inflamatório vai ser gerado, vai acontecer e diminuindo ainda mais o tempo para cicatrizar.

A cada dia mais temos a presença das radiações ultravioletas em contato com a nossa pele, então essa queimadura pode acontecer também no inverno, a pessoa vai para praia ou mesmo ate numa estação de esqui.

A prevenção é não ficar exposto diretamente ao sol e, a primeira coisa a fazer é não utilizar nenhum tipo de mito como manteiga e outros.

A pessoa deve tomar um banho sem muito sabonete, porque quando ocorre essa queimadura a pele já resseca e, evitar banhos muito quentes e sabonete diretamente na região.

Outra opção é a loção pós sol que vai diminuir esse ardor, são loções que contém princípios ativos que são derivados de plantas como aloe vera, hamamelis e camomila que tem efeito para tirar o processo inflamatório.

O principio ativo vem junto normalmente como hidratante, tem vários no mercado e em qualquer farmácia se pode aplicar isso é totalmente liberado, então hidratar com agentes calmantes.

Se a região acometida for muito grande é indicado até o uso de medicamentos orais como anti-inflamatório e analgésico, porque eles vão diminuir a liberação de mediadores inflamatória na sua pele evitando que evolua para um quadro de bolha ou queimaduras mais graves.

O uso de medicamento oral tal como um anti-inflamatório é o que alivia muito rápido. Se você tiver alguma duvida ou necessitar de mais informações entre em contato.

Veja também este artigo onde falo sobre as Dicas De Remédios Caseiros Para Queimadura, fique por dentro.

O blog A Essência de Mulher espera ter conseguido passar algumas informações que possa ter lhe ajudado, então  deixe o seu comentário. Aproveite e fique sabendo mais sobre o Curso Online Grátis de Noções Básicas em Primeiros Socorros 

Queimadura o Que Fazer Para Aliviar a Dor
3.7 (73.33%) 3 votes
  Qualifique O Nosso Artigo – Gabriela Soares

Gostou? Deixe O Seu Comentário Aqui!

6 Comentários

  1. Ola ta com quatro dias que sofri uma queimadura na penna abaixo do joelho gostaria de saber porque não consigo ficar de pé obrigado

    • Olá Célia muito obrigado pela sua participação. Bom, essa queimadura agrediu a articulação e prejudicou os movimentos. Neste caso você deve procurar um médico que irá passar a medicação que você necessita e a segunda coisa é um belo repouso para o seu organismo se recuperar. Em poucos dias você irá recuperar os movimentos. Muito obrigado pela sua pergunta e um grande abraço.

  2. Maria. Aparecida rosa

    Estou com queimaduras de 2 grau abaixo do joelho aperna toda foi afetada água com açúcar que ia fazer o café tá limpando a cozinha e bate o cabo do rodo na vasilha a vasilha veio pra cima de mim. Queria saber já vai pra terceira raspagem minha perna parece que tem mil corações fica posso também fazer meu serviço de casa tem só eu dois irmãos um é casado outro viaja por favor me dá uma luz fico mais é só. Fica latejando minha perna. Obrigada ficá com Deus

    • Olá Maria Aparecida, muito obrigado pela sua participação. Maria Aparecida peça ao seu médico para indicar um Creme Dermatológico para ajudar na recuperação da pele. No momento é cuidar da lesão com soro fisiológico para reduzir o incomodo, repouso, os afazeres de casa nunca acaba, então de um tempo para a sua perna se recuperar. Um grande abraço e obrigado pela sua pergunta.

  3. Danielle p

    Podia ser mais rápida na resposta ne? Quem queima o dedo na hora como eu nao tem tempo de ler esse texto enorme,So quero a resposta pra tirar a dor…mais objetividade por favor.

    • Olá Danielle muito obrigado pela sua participação. Os nossos artigos são explicativos para ajudar as pessoas antes do ocorrido. Ao sofre uma queimadura o melhor a se fazer imediatamente é colocar a região da queimadura em contato com água corrente com temperatura ambiente. Desculpe pela dor que tenha passado. Um grande abraço e muito obrigado.

Muito Obrigada Por Participar