Mioma Uterino Tem Cura

Mioma uterino – Causas, Sintomas e Tratamentos

Quantas mulheres foram diagnosticadas com mioma uterino e, quantas estão sentindo prejudicadas, tristes por terem ouvido ou já chegarem a pensar que não vão poder estar gravida, serem mães devido o mioma, vamos tentar sanar todas as duvidas.

Este é um artigo sério, mais tem que encarar como outras doenças, como outros problemas que podem aparecer e, pensando no tratamento que se pode fazer.

O que é mioma? Uma pergunta que se faz constantemente. Primeiramente o mioma, apesar de ser uma coisa feia de se falar, é um tumor no útero, só que é um tumor benigno da mulher.

Se estima que a maioria das mulheres, oitenta por cento das mulheres, pelo menos uma tem o mioma uterino. O mioma é um tumor benigno que não maligniza, não ha risco dele se malignizar, então não da metástase.

O grande problema do mioma uterino é a localização e os sintomas que ele trás, o mioma fica sempre no útero, não existe mioma no ovário.

mioma uterino cuidados

O mioma é feito de células musculares do útero e, tem várias localizações nesse útero, pode ser na parte externa do útero que é; chamado de subseroso, ele pode ser dentro da musculatura do útero que é o chamado de intramural, ele pode ser lá dentro da cavidade uterina que é o submucoso, esses são os que dão mais sangramentos.

Se pode ter o pediculado, como se fosse uma verruguinha, um pedículo que se consegue torcer, tem o mioma parido que muitas vezes ele parece um nascimento mesmo, ele sai pelo canal da vagina, então tem vários tipos de miomas, mais todos restritos ao útero. Vamos fazer uma descrição dos vários tipos:

O mioma intramural por ficar dentro da musculatura do útero, o submucoso está dentro do canal, dentro do endométrio da mulher esse é o que dá mais sintomas de sangramento, o mioma parido que sai pelo canal vaginal, dependendo do tamanho o médico simplesmente torcendo esse mioma se consegue retira-lo sem cirurgia, ele sai com facilidade.

Não existe uma regra, porém a mulher pode apresentar um mioma em qualquer fase da idade fértil, ou seja, da primeira menstruação até a menopausa, é mais comum nas mulheres em torno dos trinta e cinco aos quarenta e cinco anos é o mais comum, mais pode acontecer de uma menina de vinte anos, de dezoito anos terem mioma, não é muito comum mais pode acontecer.

Normalmente o mioma uterino acaba sendo um achado de consultório, o ginecologista no exame de rotina acaba encontrando ou as vezes a mulher já tem uma queixa de um sangramento mais exacerbado ou seja a menstruação as vez vem e, vem com uma grande quantidade de fluxo de sangramento.

As vezes com sangramento entre as menstruações, ou seja, ela acha que o ciclo está desregulado na verdade é o mioma causando esse sangramento, é uma das queixas mais comum é o sangramento.

Mioma Uterino Sintomas

mioma uterino posicaoO principal sintoma do mioma é o sangramento uterino anormal. Tem dor, quando o mioma cresce ao ponto de começar a comprimir outras estruturas, ele aumenta o tamanho do útero e esse útero está grudado na bexiga.

No intestino ele começa a comprimir outros órgãos e terminações nervosas e ai pode gerar dor, o mioma por si só não doe, mais quando ele comprime sim.

O mioma uterino muitas vezes fica pequenininho e, ao acompanha-lo anualmente com os exames não cresce e muitas vezes se percebe um crescimento acelerado e, tudo depende da idade da mulher, do que ela quer fazer da vida dela, vai engravidar novamente? Vai ser mãe novamente?

Ou ela não pretende mais ser mãe? Então de repente os sintomas, o mioma uterino é muito de o médico conversar com o seu paciente, e procurar saber o que você pretende fazer, você vai ter filhos, você não vai ter filhos e os sintomas.

O mioma uterino hoje é operável em determinado sintomas que a mulher apresente, então se aquilo está atrapalhando a qualidade de vida, está atrapalhando o dia a dia daquela mulher ela tem sim indicação de resolução por menor que seja esse mioma.

Ele pode ser pequenininho e tem indicação de ser operado e muitas vezes mioma pode ser grande e não estar incomodando e não precisar ser operado, então varia muito de mulher para mulher.

Com relação à gravidez, vejamos, o mioma submucoso e ao observa-lo vimos que ele está dentro da cavidade uterina, está dentro do endométrio exatamente onde o feto vai ficar localizado, onde esse embrião vai ter que se fixar.

Essa localização do mioma pode atrapalhar a fixação do embrião consequentemente levar ao abortamento ou se o embrião mesmo assim conseguir se fixar, conforme ele for crescendo esse mioma vai começar a comprimir essa placenta, esse bebe, podendo levar a um descolamento de placenta, uma ruptura da bolsa antes do tempo.

Um fator bem determinante e, a localização dele, se estiver tampando o colo do útero, por exemplo, o espermatozoide não consegue subir para fecundar, consequentemente gera um fator de infertilidade, então depende muito da localização desse mioma.

A localização é que vai determinar se essa mulher vai ter um problema de fertilidade ou não, ou mesmo de conseguir engravidar e não conseguir levar essa gravidez a diante.

O mioma uterino nesta condição é um mecanismo de barreira a subida do espermatozoide, tanto que se tiver um mioma subseroso, por exemplo, que fica do lado de fora ele teoricamente não vai atrapalhar se for pequenininho e tiver quietinho lá, não vai atrapalhar a gestação, a mulher vai conseguir engravidar levar a gestação a diante sem menor problema.

Mioma Uterino e Gravidez

mioma uterino sintomas

A descoberta do mioma uterino após a gravidez, o que fazer? Esta situação será avaliada pelo seu médico e, depende muito da avaliação do risco benefício.

A avaliação será feita, e ver que de repente ha necessidade de se fazer uma miomectomia, uma retirada desse mioma que vai favorecer esta gestação, se opera mesmo a mulher estando gestante, porque é um risco benefício daquela gestação.

Se a gravidez continuar com o mioma no lugar ela vai acabar abortando, é uma tentativa de retirar o mioma e fazer com que a gravidez prossiga normalmente, muitas vezes se a mulher já pretender engravidar o ideal é ela procurar o ginecologista e fazer uma programação.

O ginecologista vai observar se tem mioma, é passivo de uma cirurgia para melhorar o fator de fertilidade dessa mulher, então se faz uma cirurgia prévia retira somente o mioma e não o útero, obviamente somente o mioma, essa mulher aguarda um tempinho e na sequencia engravida.

Tem aumentado o numero de mulheres com mioma. Observa-se que aumentou se da pelo fato de medicamentos novos terem entrado no mercado, por exemplo, se sabe que o mioma uterino é muito nutrido pelo estrogênio e, mulheres com o uso de anticoncepcionais, por um lado você diminui o sangramento por que você regulariza o ciclo, só que se está dando mais estrogênio para essa mulher.

A alimentação também influencia, principalmente ricas em gordura, porque o estrogênio é o que nutre o mioma e, é derivado do colesterol, é derivado da gordura.

Então esse colesterol  vai formar os hormônios os estriois e dai para frente chega até o estriol e vai chegar no estrogênio, então uma alimentação muito rica em gordura acaba elevando os níveis estrogênicos e aumentando a chance do mioma uterino e, se tiver o mioma aumenta o tamanho dele, ele cresce com mais facilidade.

Com relação ao stress, os estudos mostram que pode ser um dos causadores e ainda não existe uma comprovação que o stress é um fator determinante, mais o que acontece, no stress se tem a liberação de alguns hormônios, como cortisol que também é um derivado do colesterol.

Então essa alteração hormonal também influencia, o hormônio é nutrido por hormônio, por isso na gravidez no inicio aumenta por que ele está sendo muito nutrido, vem muito sangue para esse mioma e ele aumenta de volume, acabou a gravidez a tendência é diminuir e até ficar menor do que era antes da gestação.

Agora no parto o risco está no sangramento do mioma, o útero está muito irrigado durante a gravidez principalmente no momento do parto. 

Dependendo de onde se vai cortar, principalmente se for um parto cesária a chances bem maiores de um sangramento e de uma hemorragia, então tem que ser um parto bem programado, bem orientado, porque tem que ser feito com muito mais delicadeza.

Mioma Uterino Cirurgia

mioma uterino exame

Pode se fazer parto normal em uma mulher que tem mioma, inclusive se for um mioma subseroso ou intramural é um dos mais indicados, agora se for um mioma submucoso ele pode estar obstruindo o canal de parto e, não tem jeito é obrigatório partir para um parto cesária e depende muito da localização.

A mulher que engravida com um mioma uterino é considerado um fator de risco é uma gravidez de auto risco, tem um maior risco de abortamento no início, um maior risco de descolamento de placenta no decorrer da gestação, de rompimento da bolsa antes do tempo, de trabalho de parto prematuro, então é uma gestação que tem que ser acompanhada muito mais de perto.

A cura existe, operando e retirando o mioma a mulher fica perfeita e, mesmo clinicamente existe algumas medicações que se pode utilizar que na verdade ele diminue o tamanho desse mioma e desse útero para poder partir para uma cirurgia, para não ter que fazer um corte muito grande.

Tem miomas que pesam quilos, existem miomas de quatro, cinco e seis quilos, são miomas grandes, então muitas vezes se usa a medicação hormonal geralmente são os análogos de NRH que é também de um hormônio que faz com que ele diminua de volume para posteriormente fazer a cirurgia de retirada desse mioma ou até do útero se a mulher não tiver mais visando uma gestação, se faz a histerectomia, retira o útero por inteiro e ai não tem o menor problema e a mulher para de menstruar.


A cirurgia é parecida com uma cesária o corte é mais ou menos igual para acessar a cavidade abdominal e faz a retirada do mioma, é um pouco menos agressivo do que a cesária por que não abre o útero ao meio a não que seja um mioma dentro da musculatura do útero, pós operatório é de uma semana a dez dias, a mulher pode voltar as atividades habituais sem problema e, engravidar também.

Existe cirurgia por: videolaparoscopia e cirurgia vaginal se têm vários tipos de cirurgia que pode ser feita para retirar o mioma, cada um vai ter a sua indicação.

Não existe uma ligação entre endometriose e mioma, existe a ligação do que está tendo a endometriose está tendo alguma disfunção em relação a parte hormonal.

Isso também pode levar a uma hematose, agora não da para dizer que o mioma pode gerar uma endometriose ou que a endometriose pode gerar mioma, pode existir concomitante por que ambos dependem de hormônio para haver alteração, mais não que um dependa do outro para se instalar.

De qualquer maneira tem que procurar um médico para ter todas as orientações e escolher com o médico o melhor tratamento e, ter o seu médico de confiança, mais o melhor de tudo ficou claro que tem tratamento para o mioma e que depois de um tratamento bem feito as mulheres podem ter o sonho da maternidade.

A Essência de Mulher presa em cumprir a finalidade para a qual foi desenvolvida e, havendo dúvidas ente em contato. Deixe o seu comentário para que possamos nos avaliar.                           Por: Gabriela Soares

Mioma Uterino Tem Cura
5 (100%) 3 votes

Gostou? Deixe O Seu Comentário Aqui!

47 Comentários

  1. Daiane

    Oii..tenho 28 anos e descobri que tenho varios miomas, o maior medindo 10.01mm…a medica disse pra eu voltar a fazer o exame daqui a 6 meses pra ir acompanhando…disse que no momento eles nao irão me atrapalhar engravidar…pediu para eu parar com o anticoncepcional que tomava a quase 10 anos…o srº concorda com ela?Não sinto nada, nem dor…O que devo fazer?

    • Olá Daiane, muito obrigado pela sua participação. Veja bem, miomas são indesejáveis e com o passar do tempo pode provocar dor e outros efeitos. Siga o que a sua médica orientou. Na duvida procure outro profissional para fazer mais exames. Não abandone o tratamento, pois os médicos são os únicos que podem ajudar. Muito obrigado pela sua participação e se prepare para ter uma gravidez saudável. Um grande abraço Daiane e Sucesso.

  2. Juliene Costa Coelho

    Olá, eu descobri um mioma subseroso medindo 7cm, num exame de rotina, a ginecologista que me consultei disse que tem que fazer a cirurgia porque ele está muito grande e volumoso, tenho 35 anos e sonho muito em ter filhos, eu gostaria de saber se depois dessa cirurgia da retirada do mioma, poderei engravidar.

    • Olá Juliene muito obrigado por estar aqui. Bom nós sabemos que o Miomas uterinos são tumores não cancerosos do útero, que muitas vezes aparecem durante a idade fértil. Esse tumor benigno atinge cerca de 50% das mulheres na faixa etária dos 30 aos 50 anos.
      Miomas subserosos: localizam se na porção mais externa do útero e geralmente crescem para fora. Este tipo de mioma não costuma afetar o fluxo menstrual, porém, pode tornar-se desconfortável pelo seu tamanho e pressão sobre outros órgãos da pelve. Depois desta informação o ideal é fazer essa cirurgia para que o seu futuro bebe se desenvolva tranquilamente.A retirada desse mioma não prejudica em nada e você poderá engravidar com tranquilidade. Muito obrigado pela sua participação e seja uma mãe muito feliz, um grande abraço.

  3. Penelope

    Bom dia! EJ.Siqueira.
    Um mioma ele pode ser expulso do útero naturalmente?
    A cirurgia de retirada de miomas, poderia ser a laser?
    Desde já muito obrigada.

    • Olá Penelope muito obrigado pela sua participação. Na natureza encontramos muitas plantas que sempre ajudou o ser humano, pois são delas que extraímos os princípios ativos para fabricar os remédios. Muitos falam que o chá ajuda, lógico vai depender da proporção do mioma. Sim Penelope quanto ao laser, mas vai depender da avaliação dos exames e qual o procedimento a se tomar, mais uma vez irá depender do tamanho do mioma e a região que se encontra. Um grande abraço e sucesso para você e sua família, muito obrigado mais uma vez.

  4. Claudia costa

    Boa noite, fiz um exame chamado histerossalpingografia. Resultado:cavidade uterina apresentando falhas de enchimentos, medindo 0.7 cm de diâmetro, localizado no fundo, compativel com mioma submucoso. Sinto muitas colicas e meu fluxo é intenso. Preciso operar esse tipo de mioma? Grata desde ja.

    • Olá Claudia, muito obrigado pela sua participação. Provavelmente você irá fazer outros exames para que o médico determine qual o procedimento a se tomar. É importante eliminar os problemas para que você tenha uma ótima qualidade de vida e que o seu bebe seja gerado da melhor maneira possível. Siga as instruções do médico que tudo será resolvido. Um grande abraço e muito obrigado.

  5. Vania Dulce

    obrigado pela informacao maseu tenho miomas que dificultam a subida de espermatozoides o que faco

    • Olá Vania, os tratamentos de hoje são eficientes e o ideal é enfrenta-lo. Neste caso o seu médico irá lhe passar todo o procedimento para você. Você verá que em breve a sua gravidez chegará. Um grande abraço e muito obrigado por participar, Sucesso neste ano.

  6. Tenho 4 miomas meu ginicolojista não me falou o que tem que ser feito sinto muitas dores abdominais e sinto minha barriga cresendo muito está igual de uma gravida mais não é gravidez o que realmente tem que ser feito .

    • Bom dia Adriane. Se você não se sente bem atendida procure outro profissional que responda as sua perguntas e lhe de mais informações. É muito importante resolver primeiro as coisas na nossa cabeça e depois partir para ação. Então, busque mais informações e com isso você irá superar essa fase. Um grande abraço e felicidades.

    • Vânia Carvalho

      Prezada Adriane,

      Pode fazer a Embolização de Miomas. Isto é, caso queira ter flhos.

      Embolização de Miomas – Matéria com Dr. André Goyanna – YouTube

      • Quero agradecer a participação da Vânia Carvalho que veio com a sua ajuda enriquecer o nosso artigo. Estou colocando os vídeos dentro do artigo para facilitar o acesso. Vânia Carvalho muito obrigado e um grande abraço. Continue conosco.

  7. Adriane

    Adorei explicação

    • Bom dia Adriane. Fico contente que o artigo cumpriu o nosso objetivo. Muio obrigado pela participação e esteja sempre com a gente. Um grande abraço e felicidades.

  8. Ediane Polastreli

    Eu descobri um mioma bem grande esses dias e ele é fora d útero e fui ao medico e ele falou em retirar o útero e preservar os ovários e outro já disse q eu tenho q retirar td… estou apavorada…. o q eu faço eu ñ quero retirar o meu útero e ovários… pq conheço mulheres q ñ foi preciso…

    • Bom dia Ediane. Você deve buscar mais informações e não se compare com ninguém, pois o seu corpo não é igual a nenhum outro. O importante nessa hora é o seu bem estar, se achar necessário procure outro profissional e fale tudo o que você pensa e ao mesmo tempo escute o que ele tem a dizer. A sua saúde vem em primeiro lugar. Um grande abraço e felicidades.

  9. Ediane Polastre

    Olá… eu recentemente descobri um mioma enorme, em tds os médicos q é fui diz q eu tenho q retirar meu útero e ovários, e ele está fora d útero e eu ñ queria retira-los… o q eu faço? Estou desesperada!!!

    • Bom dia Ediane. A situação requer uma avaliação profunda, pois a sua saúde é o que importa nesse momento. A medicina existe para nos ajudar esteja pronta para fazer o que é o mais certo. Um grande abraço e felicidade.

  10. sidneia

    bom dia! me chamo sidneia tenho um mioma de 15 cm,estou com medo de fazer a cilurgia,pois medico disse que o corte tem que ser de cumprido,devido estar muito grande pode me trazer mais esclarecimento sobre e tal de mioma,tenho 35 anos 04 filhos parto cessariana,aguardo anciosa para poder ficar mais tranquila,e foi pedido de cilurgia urgente esse é meu maior medo.grata sidneia

    • Bom dia Sidneia. A medicina de hoje é bem avançada, confie nela e haja como os profissionais lhe falou. A sua saúde é o que importa e com certeza a sua qualidade de vida será outra. Você irá vencer mais essa batalha como as anteriores. Um abraço e felicidades.

      • Carmem de Oliveira

        É preciso retirar o útero para se livrar do mioma ou pode – se fazer somente a cirurgia pra retirar o mioma????

        • Olá Carmem, tudo depende dos exames para informar em que proporção ele se encontra. Confie no seu médico ele irá apresentar a melhor solução para a sua saúde e hoje a medicina evoluiu muito. Este problema tem que ser eliminado. Um grande abraço e muito obrigado.

  11. Natália

    Olá! Gostaria de parabenizar pela matéria. Esse é um assunto que nos traz grandes dúvidas. E aqui podemos esclarecer grande parte delas.
    Aproveitando, gostaria também de tirar uma dúvida. Tenho dois miomas, e indicação clínica para cirurgia. Após a cirurgia, existe algum risco para engravidar?

    • Bom dia Natália. Após a cirurgia o seu corpo está hapto a exercer as funções normais. A gravidez deve ser acompanhada bem de perto por um profissional durante o pré natal o que é normal. Se caso ocorrer você terá um bebe lindo e com muita saúde. Um grande abraço e felicidade.

  12. Livia

    Descobri que estava com mioma intramural pequeno 1,5 ×1,2cm e gostaria de saber se existe algum medicamento que faça ele desaparecer ou somente a cirurgia?

    • Bom dia Livia. O profissional que está lhe atendendo tem todas essas informações, pois os seus exames é que irão dizer qual o tratamento que se deve aplicar. Fique tranquila e ele irá lhe ajudar a vencer essa batalha. Um grande abraço e felididade.

  13. Joselma maria

    A um ano minha genicologista me pediu uma endovaginal, mas passou o tempo é não fiz.
    Agora irei voltar pra ela, fiz a ultrassonografia e a médica encontrou dois miomas,subseroso e outro intramural , só que já sinto compressões no abdômen e colicas, sangramento e de dez ou maus,se tiver relações ao término volta o sangramento, mas o miomas são de 0,6 x0,1 e outro com 0,7×0,7 estou ansiosa pois minha mãe já teve e sofreu muito.

    • Muito obrigado pela sua participação Joselma Maria. Sabemos que a medicina de hoje é muito mais evoluída do que anos atrás. A sua decisão de procurar ajuda de um profissional é que vai determina as dificuldade que terá, quanto mais tempo passar mais difícil fica. Visite o seu médico e com certeza você resolverá esse problema tranquilamente. Um grande abraço e continue nos visitando.

  14. Alessandra M. Silva

    gostei muito da explicação tirei todas as minhas duvidas .principalmente do sangramento intenso fora do ciclo menstrual.

    • Muito obrigado pela sua participação Alessandra M. Silva. Fico contente que este artigo foi esclarecedor. Um grande abraço e continue conosco.

  15. Marina

    Bom Dia, Descobre que tenho dois miomas no útero e já são grandes,um de 4cm e outro de 2cm,, a doctora disse que está fora e não impede de engravidar,, não me deu medicação, apenas disse que vai e tenta engravidar,, o meu medo é que se eu engravidar ñ fará mal ao bebe?? o mioma ñ vai me causar aborto,?? na tera complicações na altura do parto? Cá por mim eu gostaria de poder tirar,, Ms quais os riscos de tirar os miomas? Vou poder ou não engravidar? Não tenho filhos e tenho 25 anos…,

    • Muito obrigado pela sua participação Marina. A sua preocupação é válida, e se achar conveniente procure outro profissional para dar mais detalhes. Com um bom acompanhamento do médico e seguindo o que ele determinar com certeza você terá uma ótima qualidade de vida e uma tranquila gestação. Um grande abraço e continue lendo os nossos artigos.

  16. Daniela

    Boa noite. Tem um mioma em mim, enorme, quando fiz o ultrason não foi possível saber que tipo era devido ao tamanho. Sou magra e minha barriga está grande, mas cirurgia nem pensar. Tenho uma vida normal, menstruação normal. (ops, há 5 a 6 meses está atrasando muito, ja fiquei 2 meses sem menstruar. Tenho 42 anos, descobri há mais de 15 anos e nos últimos anos cresceu muito.

    • A avaliação de seu ginecologista será primordial para lhe dizer quando fazer tratamento clínico ou operar.
      Hoje, tem-se dado preferência sempre por cirurgias menos agressivas, mais conservadoras, mas que possam resolver a situação.
      O importante é que você faça sua visita regular ao ginecologista e discuta com ele todas as possibilidades de tratamento e assim descobrir o mais apropriado! Você deve pensar sempre no seu bem estar, a medicina evoluiu muito e está ai para nos ajudar e ter uma vida bem melhor. Busque mais informações, tenha Fé e siga as orientações do profissional. Você verá que é mais uma barreira que você vencerá, pensamento positivo e muito sucesso.

    • cintia

      Daniela vc ja resolveu seu problema.tbm estou cm dois mioma de uns 9 cm mas tbm não quero ter q operar .

      • Olá Cintia, muito obrigado por participar. Veja bem Cintia, quando deparamos com algum problema temos que avaliar todas as probabilidades e inclusive a qualidade de vida. A medicina existe é para nos ajudar e ela está disponível para que tenhamos uma vida plena com os nossos entes queridos. Todos os problemas na nossa vida tem que ser eliminados. Muito obrigado por estar aqui e muito sucesso neste ano.

  17. Polliane

    Muito bom esse artigo,
    Vou fazer a cirurgia no início de março e estou cheia de dúvidas , muitas foram sanadas
    Só gostaria de saber se não existe restrição em retirar os miomas estando menstruada .

    • Sim pode ser realizada com a paciente menstruada, no entanto, se possível o ideal que seja realizada fora deste período evitando risco e dificuldade no campo cirúrgico. O seu médico irá informar qual deverá ser a condição. Muito obrigado por participar e fique a vontade para perguntar. Um grande abraço e Sucesso na cirurgia.

  18. Lucinéia Miranda Sanches

    Olá, descobri recentemente que tenho incontáveis miomas. Agora estou com sangramento intenso e com coágulos. Isso está me causando anemia muito alta. Duas médicas diz que não precisa retirar devido eu já ter 48 anos. Outra médica diz que tenho que retirar imediatamento porque pode, devido a anemia, possa ter que até tomar sangue.Tenho muitas dores no abdome e agora começou muitas cólicas e coágulos intenso quando menstruo. O que fazer? já li muito sobre a matéria e tenho visto também os problemas que pode surgir com a retirada do útero. Me ajudem por favor!!!

    • O ideal nesse momento é você buscar um outro profissional para fazer uma avaliação e dar um parecer. A saúde em primeiro lugar, converse com o médico não fique com dúvidas, avalie com ele as possibilidades. Um grande abraço e fique com a Paz do Senhor. Essa é mais uma fase que você vencerá, Sucesso.

  19. joselia Alves santana Nogueira

    Gostei demais. fiz uma cirurgia de retirada de mioma recentemente e assim pude tirar minhas dúvidas. Quero muito ser mãe e o mioma estava na entrada do meu útero. Espero que agora eu consiga

    • Joselha o desejo de ser mãe é divino, meus parabéns. Estamos a sua disposição para tirar qualquer duvida que tenha.Fiquei muito contente que as dicas no artigo tenha ajudado. O importante é estar sempre com o seu médico e seguir as determinações deste profissional. Que Deus ilumine o seu bebe e a sua gestação. Um grande abraço, Sucesso neste ano que inicia.

  20. Rosi

    Parabéns pela explicação. Vou retirar o meu em janeiro e não vejo a hora de parar de sofrer! Tirei várias dúvidas aqui!

    • Rosi, fico muito contente que você gostou. Que Deus abençoe esta cirurgia. Muito obrigado por ter participado com o seu comentário. Um grande abraço e sucesso para esse novo ano.

    • Alessandra muito obrigada pela sua participação. Gostei que este artigo tenha passado informações úteis para você, tenho outros que possa te ajudar ainda mais. Obrigada mais uma vez e tenha um ótimo dia, não deixe de falar para as amigas deste artigo.

Muito Obrigada Por Participar