Educação A Distância

O artigo de hoje é sobre a educação a distância, pois hoje sem sombra de duvida precisamos aproveitar todo o nosso tempo ocioso para adquirir mais conhecimentos e capacitação, para que se tenha uma boa colocação no mercado de trabalho e consequentemente uma melhor qualidade de vida. A educação a distância veio para ajudar a todos, sendo um ensino democrático que está presente para todos e lhe proporcionar muitos conhecimentos. Vamos fazer uma viagem no tempo para conhecermos a história da EAD, destacaremos características e acontecimentos significativos ao longo de sua evolução, prepare-se para tomar conhecimento dessa fantástica trajetória significativa para atual educação, mais o que seria EAD?

A educação a distância é uma modalidade de ensino utilizada em ocasiões no qual estudante e professor estão separados em tempo e espaço físico, permitindo que o aluno faça o seu estudo em tempo distinto. A educação a distância surgiu para suprir as necessidades e preparo profissional e cultural de uma gama de pessoas, que por diversos motivos não podiam frequentar o ensino presencial evoluído junto aos avanços tecnológicos sofridos pela sociedade, em cada momento histórico. O ensino a distância surgiu em decorrência da necessidade social de proporcionar a educação aos segmentos da população não adequadamente servidos pelo sistema tradicional de ensino, no entanto é preferível afirmar que são modalidades de ensino distintas, mais que se completam e se põem adequadas em contextos também distintos.

Educação A Distância Inicio

educação a distância

Ensino a Distancia

Também chamada de tele educação, a educação a distância em sua forma embrionária e empírica é conhecida desde o século XlX, mais somente nas ultimas décadas assumiu status que a coloca no cume das atenções pedagógicas de um numero cada vez maior de países. A educação a distância foi o principio na Grécia e, logo após em Roma sustentava-se uma rede de comunicações que permitiam o avanço da comunicação via correspondência, assim contendo informações cientificas as cartas alavancaram uma nova maneira de ensinar.  Um dos primeiro marcos da educação a distância – EAD foi uma matéria divulgada na gazeta de Boston no dia 20 de março de 1728, em que o professor de taquigrafia Cauleb Phillips declarou que:

“Toda pessoa da região, desejosos de aprender esta arte, pode receber em sua casa varias lições semanalmente e, ser perfeitamente instruída como as pessoas que vivem em Boston”. A educação a distância mais tarde em 1856, Berlin funda a primeira escola por correspondência destinada ao ensino de línguas fortalecendo assim o novo modo de fazer educação, a partir de 1891, as universidades dos Estados Unidos incluíram propostas e até mesmo cursos a distância em suas instalações, sejam eles a caráter de extensão ou até mesmo de formação. Mas a educação a distância – EAD não se restringiu apenas as Américas, em 1898 a Suécia ofereceu o primeiro curso por correspondência dando início ao famoso Instituto Hermon, provando assim que ela vinha para permear todas as vertentes mundiais.


Cursos Online é Cursos 24 Horas

Educação A Distância No Brasil

educação a distância

Curso Livre a Distancia

No final da primeira guerra mundial surgem novas iniciativas de ensino a distância em virtude de um considerável aumento da demanda social por educação, sendo melhorados com aperfeiçoamento dos serviços do correios, dos meios de transporte mais ágil e sobre tudo o desenvolvimento tecnológico aplicado ao campo da comunicação e da informação, os quais influíram decisivamente nos destinos da educação a distância. Iniciou-se o uso de novos meios de comunicação, o rádio penetrando também no ensino formal, ele alcançou um grandioso sucesso em experiências nacionais e internacionais, tendo sido bastante explorado nos programas de educação a distancia do Brasil.

A partir das décadas de 60 e 70, a educação a distância embora mantendo os materiais escritos como base, passa a incorporar articulada integradamente o áudio e o vídeo cassete, as transmissões de rádio e televisão, o vídeo texto, o computador e mais recentemente a tecnologia de multi e-mails que combina textos, som, imagens, assim como mecanismo de geração de caminhos alternativos de aprendizagem. A educação a distância no Brasil com o Instituto Universal Brasileiro iniciado em 1940, parece ser a instituição mais antiga a manter cursos por correspondência, desde então outras instituições deste gênero foram criadas no Brasil, como o Centro de Estudos Regulares fundado em 1981, com o objetivo de permitir que crianças cujas famílias  mudassem temporariamente para o exterior continuasse a estudar pelo sistema educacional brasileiro.

Educação A Distância Com Certificado

educação a distância

Cursos com Certificados

Atualmente o ensino não presencial mobiliza os meios pedagógicos de quase todo o mundo, tanto em nações industrializadas, quanto em desenvolvimento, novos e mais completos cursos são desenvolvidos tanto no âmbito dos sistemas de ensino formal quanto nas áreas de treinamento profissional. A educação a distância foi utilizada inicialmente como recurso para superação de deficiências educacionais, para qualificação profissional e aperfeiçoamento ou atualização de conhecimentos. A educação a distancia cada vez mais foi também usada em programas que complementam outras formas tradicionais face a face de interação e, é vista por muitos como uma modalidade de ensino alternativo que pode complementar parte do sistema regular de ensino presencial.

Em geral a história da educação a distância – EAD se resume em quatro gerações, a primeira geração começa via papel impresso e, anos mais tarde ganha a participação do rádio e da televisão, uma característica em tecnologia predominante. Segunda geração os meios são fitas de áudio, televisão, fitas de vídeo, fax e papel impresso, característica múltiplas tecnologias sem computadores. Terceira geração correio eletrônico, papel impresso, sessões de chat mediante o uso de computadores, internet, cd, vídeo conferencia e fax, características múltiplas tecnologias incluindo os computadores e as redes de computadores. Quarta geração correio eletrônico, chat, computador, internet, transmissões em banda larga, interação por vídeo e ao vivo, vídeo conferencia, fax e papel impresso, característica múltiplas tecnologias incluindo o começo das tecnologias computacionais de banda larga.

A educação a distância – EAD deve ser visto como possibilidade de inserção social propagação do conhecimento individual e coletivo e como tal pode ajudar na construção de uma sociedade mais justa e igualitária. Hoje em dia temos vários cursos no sistema de educação a distancia tais como: cursos de pós graduação para pedagogia, cursos de inglês a distancia, mestrados à distância e curso de graduação a distância, esses são alguns dentre vários e em todas as áreas de formação. Não deixe para depois vá em busca da sua formação, pois vivemos em um mundo competitivo e quem chegar primeiro conseguirá uma sua posição.

Educação A Distância
Por Favor Avalie Esta Postagem

Gostou? Deixe O Seu Comentário Aqui!

1 Comentário

  1. Pingback: Fonoaudiologia Estética do Rosto - A Essência de Mulher

Muito Obrigada Por Participar