Cuidados Com A Voz Hoje

Todos nós deveríamos ter cuidados com a voz, mas poucos lembram tanto os que usam a voz profissionalmente e a população em geral. A avaliação por um fonoaudiólogo se faz necessário e tem que ter uma periodicidade de no maximo um ano. O aparelho vocal é formado por duas cordas vocais que cientificamente é chamada de pregas vocais. O que ocorre é que o ar vem do pulmão é impulsionado pelo músculo diafragma passando o ar entre os dois músculos que são as pregas vocais e vibram em formato de onda. Na maioria das vezes com o uso inadequado da voz se desenvolve um calo ou um nódulo de prega vocal.

Quando o ar passa pelas duas pregas é que forma o som, a pessoa com a intenção de usar a voz, elas começam a vibrar e a cada vibração surge o som e quando fica roca é porque elas não conseguem se encontrar e fica um espaço dando a passagem direta do ar onde se caracteriza a rouquidão, que é a distorção do som. Os cuidados com a voz devem ser ao tomarmos água gelada, pois a mesma irrita a mucosa da laringe. Existem outros que bebem gelados e não interfere em nada, mas outros que tem uma sensibilidade vocal maior e, uma alteração na prega vocal conseqüentemente uma voz roca devendo evitar. Aos que trabalham com a voz, devem usar uma técnica para tomar gelado que é a técnica dos três goles.

Cuidados com a voz – saúde vocal

cuidados com a vozA técnica consiste em deixar os três primeiros goles na boca por uns três segundos antes de engolir para quebrar o gelo evitando o choque térmico. O uso de pastilha e bala de gengibre é paliativo e tem um efeito anestésico e com isto a pessoa força a voz e não percebe o problema, mas a médio e longo prazo ele poderá se manifestar. Você deve ter o cuidados com a voz usando uma pastilha cítrica que vai ajudar a limpar e, de preferência após o  trabalho. A voz também envelhece e muito mais se você não tiver ações preventivas com ela. O primeiro cuidado com a voz é a hidratação, utilizando o liquido mais barato que existe que é a água e, o exercício vocal adequado.

O corpo como um todo envelhece e a prega vocal é um músculo que vai envelhecendo também. A presbifonia são alterações que podem ocorrer na prega vocal do idoso devido ao processo de envelhecimento.  A rouquidão vem com a chegada da idade e para termos uma boa qualidade vocal temos que: fazer exercícios vocais, hidratação, saúde e qualidade de vida. Não se deve esquecer que é sempre bom ter uma avaliação de um profissional e, não fazer de qualquer maneira que poderá gerar problemas se os mesmos não forem direcionados. O nosso papo não termina por aqui e se houver alguma duvida é só nos contatar, outros artigos sobre os cuidados com a voz serão publicados sempre com o objetivo de informar.

 

Cuidados Com A Voz Hoje
Por Favor Avalie Esta Postagem

Gostou? Deixe O Seu Comentário Aqui!

Muito Obrigada Por Participar