Como Cuidar Do Rosto Com Acne

Acne na verdade é uma doença inflamatória da pele que tem o caráter hereditário, ou seja, os pais que tiveram acne muito intensa podem passar essa predisposição para os filhos não necessariamente na mesma gravidade.

Essa doença inflamatória acomete principalmente as glândulas sebáceas que são estruturas que estão presente em toda a nossa pele com exceção da palma e das plantas dos pés.

A acne tem graus diferentes e podem ser divididas em inflamatória e não inflamatória, então a acne não inflamatória é aquela que a pessoa só apresenta a obstrução dos poros.

Você conhece aqueles comedões, aqueles pontinhos pretos no dorso do nariz, no queixo e nas áreas mais oleosas da face?

como cuidar do rosto com acne inicioGel e Lapiseira Secativa Para o Tratamento

A acne não inflamatória, é conhecida como cravo, é considerado acne de grau um, é o inicio de todo o processo.

Quando os cravos sofrem ação de enzimas inflamatórias ou até penetração de algumas bactérias ela vira acne inflamatória, é quando se observa lesões vermelhas com pus no centro, que são mais doloridas, podem gerar e tornar futuramente cicatrizes que ficam inestéticas na face.

Existem alguns fatores que podem piorar ou induzir a acne, por exemplo, um deles é o fator hormonal, é muito comum as mulheres tomarem anticoncepcional e em uma determinada fase da vida elas quererem interromper esse anticoncepcional.

O anticoncepcional durante a tomada ele bloqueia a ação do hormônio masculino e na hora que se interrompe o processo a oleosidade fica em excesso, durante três meses após a interrupção do anticoncepcional a mulher acaba percebendo uma piora da oleosidade tanto do rosto quanto do couro cabeludo e em todo o corpo.

Pode começar o aparecimento das lesões inflamatórias, além dos hormônios a acne pode ser induzida, por exemplo, por um stress, um período de ansiedade, quando os adolescentes próximos de um período de provas eles tem um stress muito maior.

O stress leva a liberação de hormônios que vão atuar na glândula sebácea aumentando a produção do sebo, que é a oleosidade produzida por essa glândula e, essa glândula como ela está em excesso, ou seja, muito hiper-reativa ela acaba inflamando e produzindo a acne pustulosa ou acne mais grave que é aquela que causa dor.

Apresenta um desconforto facial e, inclusive nos casos mais graves ela pode até dar dor muscular, febre, dor nas articulações.

O tratamento da acne é multidisciplinar, vai desde uma higienização adequada da pele. A lavagem, a higienização da pele deve ser feita duas vezes ao dia no máximo três, porque se retirar muita oleosidade o corpo intende como se estivesse tirando a proteção natural.

Então ele responde produzindo mais oleosidade, em geral é de manhã e a noite uma boa higienização com sabonete adequado e com tônico que vai ser específico para cada tipo de pele.

Como Acabar Com As Espinhas

como cuidar do rosto com acne mascara

Gel e Lapiseira Secativa Para o Tratamento

Numa acne mais inflamatória se consegue introduzir alguns antibióticos locais, então creme com antibióticos, substâncias que vão inibir a glândula sebácea, melhorar a consistência da pele e inibir a penetração de bactérias dentro dos poros.

Em uma acne mais pustulosa, ou seja, com pus, com saída de secreção, é administrado até antibiótico via oral, que ele vai ter uma ação anti inflamatória e redução da penetração das bactérias.

A profundidade da inflamação, então o que acontece é que a glândula sebácea é como se fosse uma bexiga em baixo da pele, então em todo lugar que se tem um pelo, você tem uma bexiguinha associada que é a glândula sebácea.

Quando a glândula começa a produzir a secreção ela incha, aquele nódulo, aquela lesão mais profunda que se sente, é a glândula inchada, só que essa secreção não saiu ainda para fora, que passa por um canalzinho que é o duto da glândula e é exteriorizada a secreção.

A acne que se vê o ponto é mais superficial e a acne mais profunda é mais nódulo cístico, ou seja, é a glândula lá em baixo inflamada e tem mais a ver com estimulo hormonal ou a localização da acne.

No queixo inferior próximo do rosto, pode estar vinculado a síndrome de ovário policístico, que é muito comum nas mulheres principalmente na época da adolescência que aumenta o hormônio masculino, então por isso se tem os nódulos doloridos e muito profundos na pele dessa região.

Uma boa higienização é extremamente importante para prevenir o aparecimento da inflamação da glândula e para deixar a sua pele com um aspecto mais bonito e mais saudável.

A limpeza de pele tem que ser de uma forma mais cautelosa, uma manipulação delicada com produtos adequados para sua pele e, nunca ficar ali espremendo uma pressão muito intensa nem com a unha, isso é muito ruim por que você acaba potencializando a inflamação e gerando a cicatriz que vem depois da inflamação avermelhada.

O ideal é procurar um profissional experiente e, faça essa limpeza de pele, em geral não pode ser muito seguido assim de quinze em quinze dias é muito próximo, porque a pela já está machucada e ficar manipulando por muito tempo é muito ruim, o correto seria a cada dois meses, três meses é interessante na associação do tratamento.

O chocolate não aumenta a incidência, mais piora o quadro inflamatório para quem já tem a predisposição, essa referencia a dieta alimentar; o chocolate e o amendoim, o que acontece, na década de trinta os profissionais realmente pediam para evitar este tipo de materiais.

Limpeza De Pele Tratamento Facial

como cuidar do rosto com acne tratamento

Gel e Lapiseira Secativa Para o Tratamento

Hoje se sabe que as pessoas que não tem acne come ou ingere esses produtos, eles não vão desenvolver mais quem já tem a predisposição piora e muito, pois o chocolate, o leite desnatado e alguns derivados acabam tendo uma ação, aumentando a insulina.

Qualquer dieta rica em glicídios, ou seja, em açúcar, uma dieta muito rica em açúcar acaba gerando um processo de hiperinsulinemia no pâncreas e essa insulina circulante acaba atuando na glândula sebácea fazendo com que ela fique mais obstruída e isso predispõe o aparecimento da acne.

O leite inclusive, é algo muito discutível e tem trabalhos recentes publicados, dizendo que o leite da vaca pode conter substancias como, por exemplo, hormônio do próprio animal ou até proteínas que induzem a glândula a produzir mais secreção ou induzem a glândula a obstruir

O inicio dela é o cravo que é aquela obstrução do poro, então o leite pode gerar toda uma situação hormonal e endócrina que acaba obstruindo a glândula com mais facilidade.

O peeling é uma das opções para melhorar a qualidade da pele e, a melhor época é no inverno, porque se tem os raios ultravioleta com menor intensidade e as pessoas acabam não se expondo tanto ao sol.

O peeling é aplicação de um ácido que pode atuar ou descamando, retirando a camada mais superficial da pele para o tratamento de cicatrizes ou inibindo a glândula sebácea.

Existe um tipo de peeling que é o ácido retinóico que é um derivado da vitamina A, ele vai atuar na glândula justamente diminuindo esse tampão, essa rolha cone que é todo o início do processo e, ajuda clarear um pouco a pele, é um tratamento muito completo, mais ele é uma parte de todo um processo, se fizer só o peeling não adianta se não fizer um tratamento adequado em casa.

As mulheres que usam frequentemente o ácido retinóico tem a menor chance ter os pontinhos preto, os cravinhos, porque o ácido retinóico reduz a oleosidade da pele e, a isotretinoína é um derivado da vitamina A.

Assim como o ácido retinóico, ele diminui a queratinização dessa glândula e diminui a produção da oleosidade, então o ácido retinóico tópico é como se fosse a mesma situação do via oral só que tópico, sem tantos efeitos colaterais e sem tanto acompanhamento laboratorial.

A acne pode aparecer tanto no homem quanto na mulher, no homem a acne é mais grave geralmente, as espinhas são mais inflamadas e profundas e na mulher a acne é mais persistente, então aquela história de a acne está presente durante a adolescência até os dezenove anos, não existe.

A acne pode começar, na mulher aos vinte e cinco e pode perpetuar até quarenta cinquenta anos, conhecida como acne da mulher adulta, justamente com interferência de hormônio, gestação, muitos fatores na vida da mulher podem interferir ou para o aparecimento ou para piora nessa fase mais tardia.

Acne Tem Tratamento Agora

como cuidar do rosto com acne conservar

Gel e Lapiseira Secativa Para o Tratamento

Bom, quem tem cicatriz de acne tem vários tipos de cicatrizes, então tem aquelas mais profundas, as mais planas e superficiais, tem aquelas que parecem que a pele foi furada por agulhinha conhecida como ponte formes, então para cada tipo de cicatriz existe um tipo de tratamento, geralmente tem que englobar várias técnicas.

Atualmente um tratamento muito bom e que tem tido muito resultados é a aplicação de laser de CO2, pelo estimulo de colágeno que ele predispõe e pela melhora em um a dois meses logo após o procedimento.

As mulheres grávidas devem evitar o ácido retinóico, não podem usar de jeito nenhum e,  antibiótico para as mulheres gravidas o tratamento é um pouco mais restrito, deve se sim abusar dos sabonetes dos tônicos e, existem produtos específicos mais leves claro para o tratamento da acne na gestação.

Na gestação quarenta por cento das mulheres melhoram a oleosidade e, vinte cinco por cento acaba piorando, porem dentro da gestação, além do controle com sabonete e tônico, você precisa utilizar o protetor solar.

A mulher gestante tem mais predisposição às manchas por aumento do hormônio que chama EMSH, que é o hormônio melanina estimulante, então a primeira coisa é utilizar o protetor solar pela manhã, um sabonete adequado e, algum produto que realmente controle um pouco essa inflamação e essa oleosidade na parte da noite.

Há caso em que uma pessoa começa a ter acne no corpo todo e a primeira coisa a ser feito é ir ao profissional para avaliar, porque a acne muito disseminada pode ter uma causa oral, pois existem alguns medicamentos que desenvolvem o quadro de acne que se da o nome de erupção acneiforme.

Por exemplo vitaminas, as pessoas tem o costume de tomar poli vitamínicos, multivitamínicos, hoje tem que prestar muita atenção na dosagem da vitamina B6 e B12 que pode ser um predisponente nas lesões inflamatórias.

O ideal para uma pele mista ou um pouquinho oleosa seria um sabonete que retira a oleosidade sem agredir de mais, o ideal seria aquela sensação de pele higienizada, o importante é usar um sabonete adequado, algumas bases de cosméticos que sejam livre de óleo e que já inclua o protetor solar para não ficar aplicando o protetor, depois o creme, depois a base por cima, porque acaba obstruindo sem duvida nenhuma.

O ideal é procurar um profissional para  acompanhar o quadro infamatório e, que no inicio geralmente começa com um sabonete, tônicos e alguns cuidados e orientações e, se isso não for o suficiente parte se para uma medicação mais especifica um antibiótico tópico, sempre com a avaliação de um profissional especialista.

Espero que com esse artigo A Essência de Mulher tenha cumprido o objetivo de hoje. Peço que não deixe de comentar e compartilhe com alguém tem duvidas sobre este tema.

Como Cuidar Do Rosto Com Acne
Por Favor Avalie Esta Postagem

Gostou? Deixe O Seu Comentário Aqui!

2 Comentários

  1. Pingback: Acne Tem Tratamento Agora - A Essência de Mulher

  2. Pingback: Como Tratar Cravos No Rosto - A Essência de Mulher

Muito Obrigada Por Participar