Sintomas Da Depressão
A depressão na realidade é um conjunto de sintomas depressivos, que quando aparecem por muito tempo e, causam prejuízo funcional para pessoa, ou seja, a pessoa não consegue mais ter uma vida normal ela não consegue fazer as coisas que ela fazia antes, é caracterizado como uma doença, isso é diferente de apresentar apenas uma tristeza esporádica que as pessoas confundem muito. A depressão deve ser tratada principalmente por psiquiatras. Na fase da menopausa para as mulheres, ocorre maior incidência de depressão, principalmente pelas alterações hormonais. Existe uma associação entre a maior prevalência de depressão no período Peri menopausa e Peri andropausa. Problemas da tireoide estão associados à depressão, então o hipotireoidismo pode mimetizar alguns sintomas de depressão e pode até agravar a depressão que a pessoa tem. Não existe idade para ter depressão, evidentemente as depressões em crianças muito pequenas se manifestam de maneira um pouco diferente, a criança deixa de brincar, deixa de ser tão ativa, ela pode ter problemas para dormir, fica mais irritada, necessariamente não é a mesma coisa de um quadro de uma no adulto.
Realmente o tratamento para depressão, uma depressão bem levezinha pode ser feito só com terapia, entretanto esses casos são muito raros. Isso é importante ressaltar que uma depressão, quando dura muito tempo ou quando está sendo tratada exageradamente longa e, a pessoa não melhora, tem alguma coisa errada, precisa ser avaliada a medicação, precisa ser ajustada a dosagem da medicação ou às vezes até precisa ser refeito o diagnostico, porque quadros simples de depressão uma vez diagnosticados devem ser tratados por um ano, a pessoa tem que ficar muito bem, ótima e, a medicação deve ser retirada.
Os remédios usados para tratar depressão não causam dependência, uma coisa que as pessoas confundem, é que realmente se você parar o remédio de uma hora para outra, você pode passar mal e ficar enjoada, ter alguma tontura, mais isso não é sintoma de dependência, isso é porque a pessoa fez errado, a parada do tratamento.
Dependência é outra coisa, é quando a pessoa precisa cada vez mais de uma quantidade de uma substancia para exercer o mesmo efeito e, isso causa mal provocando o sintoma de abstinência se parar subitamente. Os remédios para depressão são de tarja vermelha que não causam dependência química.
Novamente os médicos afirmam que o objetivo de um tratamento com depressão é a pessoa ficar muito bem, a pessoa quando está com o remédio bem ajustado ela fica melhor ainda do que antes do início do tratamento, a pessoa tem que ficar ótima e não só melhorada.
Sintomas Físicos Da Depressão
Ficar só melhorada e, seguir com o tratamento prolongado, o momento que ela parar a medicação a chance de voltar tudo é muito grande, então o que salva a pessoa e aumenta a chance dela realmente parar a medicação com sucesso, é fazer um tratamento adequado no qual ela fica muito bem. Se a pessoa apresenta a reatividade, nome dado pelos profissionais da área e, recebeu uma notícia ruim e desequilibrou totalmente, alguma coisa não está bem, quando o remédio está funcionando a pessoa fica bem, fica estável e fica serena, é a palavra que as pessoas mais usam para descrever, quando está com a medicação que está funcionando.
Algumas medicações usadas para tratar depressão, se não tiver adequadamente dosado ou se não for a medicação certa para pessoa, pode sim causar uma coisa que os médicos chamam de embotamento, a pessoa fica meia sedada, sem muitas emoções e sem prazer mesmo, porque o prazer tem que retornar com o tratamento da depressão, se não está com prazer plenamente estabelecido, se não voltou a fazer as atividades que gostava mesmo antes desse problema, então tem alguma coisa errada.
Uma das hipóteses que causam a depressão é uma etiologia autoimune, é quando as células de defesa do nosso corpo começa a tacar o nosso próprio sistema neurológico, então se sabe que a depressão é uma doença, na qual a gente tem um nível de inflamação no sangue maior, por isso que é muito comum das pessoas terem dores pelo corpo durante o quadro de depressão e, quando você começa a tratar, essas dores desaparecem.
Doenças autoimune como a inflamação da tireoide, fibromialgia que são dores pelo corpo também, até mesmo doenças inflamatórias intestinais, estão associadas com maior prevalência de depressão. O principal problema que é visto no tratamento da depressão, é escolher a medicação certa e ajustar adequadamente ao longo do tratamento, porque não é simplesmente começar com remédio e deixar esse remédio por mês até mesmo anos e, a pessoa simplesmente acha que vai melhorar.
Realmente ela começa a melhorar com a dosagem inicial, agora o segredo é ajustar esse remédio para pessoa conseguir a plena recuperação da funcionalidade dela e, eliminar qualquer traço de doença e, isso é possível. Tem muitas pessoas que recebem medicação de baixa qualidade e não conseguem melhorar e, continuam tomando isso para sempre, por muito tempo, elas mesmo passam acreditar que a doença não tem cura, não tem solução, afinal de conta ela foi medicada daquele jeito, então o principal problema na visão de muitos médicos é o ajuste das medicações antidepressivas e, a qualidade das medicações que são dadas para população.
Depressão Tem Tratamento
Toda pessoa que tem uma depressão e apresenta alguém na família com transtorno bipolar, ela merece um tipo especial de tratamento, necessariamente ela não tem que receber o mesmo tratamento que uma pessoa que não tem um familiar com esse problema. Na realidade a teoria que se tem hoje em dia, é que cada pessoa tem um limiar de stress que ela suporta.
Limiar é a quantidade de problemas que uma pessoa suporta sem que o nosso organismo desregule, sem que o nosso cérebro desregule. Quando se atinge esse limiar, isso varia muito de uma pessoa para outra, o cérebro desregula e passa a mandar informações trocadas para o corpo, então você passa a chorar por qualquer coisa, você passa a ficar triste de mais, fica mais irritada que o normal, então o stress pode causar a depressão, mais a quantidade de stress varia muito de pessoa para pessoa, por isso que não é legal ficar julgando se isso é pouco ou muito stress para alguém, a gente nunca sabe como que a outra pessoa vive esse stress e, como o organismo dela vai lidar com isso ou não.
É muito complicado convencer a pessoa que sofre da depressão e, e se dar conta da necessidade de passar por um profissional, porque infelizmente existe um estigma muito grande, existe um pré-conceito em passar com psiquiatra, em tomar medicação e reconhecer que precisa de um tratamento, então o primeiro passo da família é dar informação, que possa convencer essa pessoa a se dar conta que o que ela está passando é uma coisa que pode ser solucionada, existe medicações muito moderna para isso ela não precisa estar sofrendo.
O que acontece é que neste período que a pessoa deixa de procurar, geralmente é grande, uma média de quatro a cinco meses para pessoa perceber que precisa de um médico e, neste período ela teve inúmeros prejuízos na vida profissional, pessoal, amorosa, porque ela fica com o humor muito alterado e com isso acaba afetando tudo que está em volta.
Depressão Tem Cura
Sintomas cognitivos relacionados a depressão são extremamente comuns, por exemplo, perda de memória recente e, na realidade são sintomas da depressão que afetam também esta área, se a depressão for tratada corretamente isso tende a melhorar. A depressão pode causar irritação, na realidade é muito comum a pessoa começar o quadro de depressão com aumento da irritabilidade.
A fibromialgia na realidade representa os sintomas dolorosos da depressão, quem está deprimido geralmente tem mais inflamação no corpo, tem mais dor no corpo, a parte da dor no corpo que se da o nome de fibromialgia, então é muito difícil alguém que tenha fibromialgia e não tenha depressão juntas, é importante procurar ajuda de um psiquiatra para ver qual o antidepressivo mais indicado, se ela tem mais dor no corpo. Depressão não é hereditário no sentido que você tem a sua filha vai ter, não é matemático a conta, mais se você tem os seus filhos tem chance muito maior que a população geral de ter depressão, uma chance grande, então se você é uma pessoa com depressão e se você observar que o seu filho ou filha passou apresentar alguns sintomas parecidos com os seus leva para um especialista avaliar, essa é uma mensagem.
Todo mundo tem direito a ter um tratamento decente de depressão e tudo mundo tem o direito a ficar plenamente bem, você tem que exigir isso de você, tem que exigir isso do seu médico, se você não esta bem procure outra alternativa, porque a depressão tem tratamento e muito bom. Você pode passar por uma depressão e ser curada, existe medicamentos modernos que vão te deixar bem.
Agora, isso tudo também tem uma participação sua, que é, conversar com o seu médico, você precisa observar os sintomas, quando se começa a tomar um medicamento, tem que prestar atenção no corpo, o que é que você está sentindo, como você era e como ficou e, conversar mesmo, falando para o seu médico o que está sentindo, falar, relatar tudo, então é importante que você observe o seu corpo, o funcionamento do seu corpo, principalmente com o uso do remédio e, converse com o seu médico isso é fundamental