Mioma Uterino Tem Cura
Mioma uterino – Causas, Sintomas e Tratamentos
Quantas mulheres foram diagnosticadas com mioma uterino e, quantas estão sentindo prejudicadas, tristes por terem ouvido ou já chegarem a pensar que não vão poder estar gravida, serem mães devido o mioma, vamos tentar sanar todas as duvidas.
Este é um artigo sério, mais tem que encarar como outras doenças, como outros problemas que podem aparecer e, pensando no tratamento que se pode fazer.
O que é mioma? Uma pergunta que se faz constantemente. Primeiramente o mioma, apesar de ser uma coisa feia de se falar, é um tumor no útero, só que é um tumor benigno da mulher.
Se estima que a maioria das mulheres, oitenta por cento das mulheres, pelo menos uma tem o mioma uterino. O mioma é um tumor benigno que não maligniza, não ha risco dele se malignizar, então não da metástase.
O grande problema do mioma uterino é a localização e os sintomas que ele trás, o mioma fica sempre no útero, não existe mioma no ovário.
O mioma é feito de células musculares do útero e, tem várias localizações nesse útero, pode ser na parte externa do útero que é; chamado de subseroso, ele pode ser dentro da musculatura do útero que é o chamado de intramural, ele pode ser lá dentro da cavidade uterina que é o submucoso, esses são os que dão mais sangramentos.
Se pode ter o pediculado, como se fosse uma verruguinha, um pedículo que se consegue torcer, tem o mioma parido que muitas vezes ele parece um nascimento mesmo, ele sai pelo canal da vagina, então tem vários tipos de miomas, mais todos restritos ao útero. Vamos fazer uma descrição dos vários tipos:
O mioma intramural por ficar dentro da musculatura do útero, o submucoso está dentro do canal, dentro do endométrio da mulher esse é o que dá mais sintomas de sangramento, o mioma parido que sai pelo canal vaginal, dependendo do tamanho o médico simplesmente torcendo esse mioma se consegue retira-lo sem cirurgia, ele sai com facilidade.
Não existe uma regra, porém a mulher pode apresentar um mioma em qualquer fase da idade fértil, ou seja, da primeira menstruação até a menopausa, é mais comum nas mulheres em torno dos trinta e cinco aos quarenta e cinco anos é o mais comum, mais pode acontecer de uma menina de vinte anos, de dezoito anos terem mioma, não é muito comum mais pode acontecer.
Normalmente o mioma uterino acaba sendo um achado de consultório, o ginecologista no exame de rotina acaba encontrando ou as vezes a mulher já tem uma queixa de um sangramento mais exacerbado ou seja a menstruação as vez vem e, vem com uma grande quantidade de fluxo de sangramento.
As vezes com sangramento entre as menstruações, ou seja, ela acha que o ciclo está desregulado na verdade é o mioma causando esse sangramento, é uma das queixas mais comum é o sangramento.
Mioma Uterino Sintomas
O principal sintoma do mioma é o sangramento uterino anormal. Tem dor, quando o mioma cresce ao ponto de começar a comprimir outras estruturas, ele aumenta o tamanho do útero e esse útero está grudado na bexiga.
No intestino ele começa a comprimir outros órgãos e terminações nervosas e ai pode gerar dor, o mioma por si só não doe, mais quando ele comprime sim.
O mioma uterino muitas vezes fica pequenininho e, ao acompanha-lo anualmente com os exames não cresce e muitas vezes se percebe um crescimento acelerado e, tudo depende da idade da mulher, do que ela quer fazer da vida dela, vai engravidar novamente? Vai ser mãe novamente?
Ou ela não pretende mais ser mãe? Então de repente os sintomas, o mioma uterino é muito de o médico conversar com o seu paciente, e procurar saber o que você pretende fazer, você vai ter filhos, você não vai ter filhos e os sintomas.
O mioma uterino hoje é operável em determinado sintomas que a mulher apresente, então se aquilo está atrapalhando a qualidade de vida, está atrapalhando o dia a dia daquela mulher ela tem sim indicação de resolução por menor que seja esse mioma.
Ele pode ser pequenininho e tem indicação de ser operado e muitas vezes mioma pode ser grande e não estar incomodando e não precisar ser operado, então varia muito de mulher para mulher.
Com relação à gravidez, vejamos, o mioma submucoso e ao observa-lo vimos que ele está dentro da cavidade uterina, está dentro do endométrio exatamente onde o feto vai ficar localizado, onde esse embrião vai ter que se fixar.
Essa localização do mioma pode atrapalhar a fixação do embrião consequentemente levar ao abortamento ou se o embrião mesmo assim conseguir se fixar, conforme ele for crescendo esse mioma vai começar a comprimir essa placenta, esse bebe, podendo levar a um descolamento de placenta, uma ruptura da bolsa antes do tempo.
Um fator bem determinante e, a localização dele, se estiver tampando o colo do útero, por exemplo, o espermatozoide não consegue subir para fecundar, consequentemente gera um fator de infertilidade, então depende muito da localização desse mioma.
A localização é que vai determinar se essa mulher vai ter um problema de fertilidade ou não, ou mesmo de conseguir engravidar e não conseguir levar essa gravidez a diante.
O mioma uterino nesta condição é um mecanismo de barreira a subida do espermatozoide, tanto que se tiver um mioma subseroso, por exemplo, que fica do lado de fora ele teoricamente não vai atrapalhar se for pequenininho e tiver quietinho lá, não vai atrapalhar a gestação, a mulher vai conseguir engravidar levar a gestação a diante sem menor problema.
Mioma Uterino e Gravidez
A descoberta do mioma uterino após a gravidez, o que fazer? Esta situação será avaliada pelo seu médico e, depende muito da avaliação do risco benefício.
A avaliação será feita, e ver que de repente ha necessidade de se fazer uma miomectomia, uma retirada desse mioma que vai favorecer esta gestação, se opera mesmo a mulher estando gestante, porque é um risco benefício daquela gestação.
Se a gravidez continuar com o mioma no lugar ela vai acabar abortando, é uma tentativa de retirar o mioma e fazer com que a gravidez prossiga normalmente, muitas vezes se a mulher já pretender engravidar o ideal é ela procurar o ginecologista e fazer uma programação.
O ginecologista vai observar se tem mioma, é passivo de uma cirurgia para melhorar o fator de fertilidade dessa mulher, então se faz uma cirurgia prévia retira somente o mioma e não o útero, obviamente somente o mioma, essa mulher aguarda um tempinho e na sequencia engravida.
Tem aumentado o numero de mulheres com mioma. Observa-se que aumentou se da pelo fato de medicamentos novos terem entrado no mercado, por exemplo, se sabe que o mioma uterino é muito nutrido pelo estrogênio e, mulheres com o uso de anticoncepcionais, por um lado você diminui o sangramento por que você regulariza o ciclo, só que se está dando mais estrogênio para essa mulher.
A alimentação também influencia, principalmente ricas em gordura, porque o estrogênio é o que nutre o mioma e, é derivado do colesterol, é derivado da gordura.
Então esse colesterol vai formar os hormônios os estriois e dai para frente chega até o estriol e vai chegar no estrogênio, então uma alimentação muito rica em gordura acaba elevando os níveis estrogênicos e aumentando a chance do mioma uterino e, se tiver o mioma aumenta o tamanho dele, ele cresce com mais facilidade.
Com relação ao stress, os estudos mostram que pode ser um dos causadores e ainda não existe uma comprovação que o stress é um fator determinante, mais o que acontece, no stress se tem a liberação de alguns hormônios, como cortisol que também é um derivado do colesterol.
Então essa alteração hormonal também influencia, o hormônio é nutrido por hormônio, por isso na gravidez no inicio aumenta por que ele está sendo muito nutrido, vem muito sangue para esse mioma e ele aumenta de volume, acabou a gravidez a tendência é diminuir e até ficar menor do que era antes da gestação.
Agora no parto o risco está no sangramento do mioma, o útero está muito irrigado durante a gravidez principalmente no momento do parto.
Dependendo de onde se vai cortar, principalmente se for um parto cesária a chances bem maiores de um sangramento e de uma hemorragia, então tem que ser um parto bem programado, bem orientado, porque tem que ser feito com muito mais delicadeza.
Mioma Uterino Cirurgia
Pode se fazer parto normal em uma mulher que tem mioma, inclusive se for um mioma subseroso ou intramural é um dos mais indicados, agora se for um mioma submucoso ele pode estar obstruindo o canal de parto e, não tem jeito é obrigatório partir para um parto cesária e depende muito da localização.
A mulher que engravida com um mioma uterino é considerado um fator de risco é uma gravidez de auto risco, tem um maior risco de abortamento no início, um maior risco de descolamento de placenta no decorrer da gestação, de rompimento da bolsa antes do tempo, de trabalho de parto prematuro, então é uma gestação que tem que ser acompanhada muito mais de perto.
A cura existe, operando e retirando o mioma a mulher fica perfeita e, mesmo clinicamente existe algumas medicações que se pode utilizar que na verdade ele diminue o tamanho desse mioma e desse útero para poder partir para uma cirurgia, para não ter que fazer um corte muito grande.
Tem miomas que pesam quilos, existem miomas de quatro, cinco e seis quilos, são miomas grandes, então muitas vezes se usa a medicação hormonal geralmente são os análogos de NRH que é também de um hormônio que faz com que ele diminua de volume para posteriormente fazer a cirurgia de retirada desse mioma ou até do útero se a mulher não tiver mais visando uma gestação, se faz a histerectomia, retira o útero por inteiro e ai não tem o menor problema e a mulher para de menstruar.
A cirurgia é parecida com uma cesária o corte é mais ou menos igual para acessar a cavidade abdominal e faz a retirada do mioma, é um pouco menos agressivo do que a cesária por que não abre o útero ao meio a não que seja um mioma dentro da musculatura do útero, pós operatório é de uma semana a dez dias, a mulher pode voltar as atividades habituais sem problema e, engravidar também.
Existe cirurgia por: videolaparoscopia e cirurgia vaginal se têm vários tipos de cirurgia que pode ser feita para retirar o mioma, cada um vai ter a sua indicação.
Não existe uma ligação entre endometriose e mioma, existe a ligação do que está tendo a endometriose está tendo alguma disfunção em relação a parte hormonal.
Isso também pode levar a uma hematose, agora não da para dizer que o mioma pode gerar uma endometriose ou que a endometriose pode gerar mioma, pode existir concomitante por que ambos dependem de hormônio para haver alteração, mais não que um dependa do outro para se instalar.
De qualquer maneira tem que procurar um médico para ter todas as orientações e escolher com o médico o melhor tratamento e, ter o seu médico de confiança, mais o melhor de tudo ficou claro que tem tratamento para o mioma e que depois de um tratamento bem feito as mulheres podem ter o sonho da maternidade.
A Essência de Mulher presa em cumprir a finalidade para a qual foi desenvolvida e, havendo dúvidas ente em contato. Deixe o seu comentário para que possamos nos avaliar. Por: Gabriela Soares
47 Comentários