Vitamina D Os Benefícios Para Sua Saúde

A vitamina D tem a função de hormônio mesmo. É uma vitamina lipossolúvel que é carregada pela gordura e, está presente nos alimentos que tem gordura boa e ruim, mais principalmente nos que tem gordura boa, por ter em maior quantidade.

Você deve lembrar que as vitaminas que são carregadas pela gordura é a vitamina A, D, E a vitamina K e para não esquecer ficou assim ADEK que são vitaminas lipossolúveis.

Veja bem o que acontece com a vitamina D que é carregada pela gordura e, depositada na gordura do nosso corpo, quem é mais obeso tem mais deposito de vitamina D na sua gordura.

A maioria das pessoas que estão acima do peso tem vitamina D baixíssima, porque toda vitamina D está estocada no tecido gorduroso. Se sabe que hoje em dia a grande parte da população tem carência de vitamina D.

vitamina dNo Brasil ainda não se tem dados completos, mais tem alguns países, por exemplo, Canada que em algumas cidades chega em torno de 40% da população.

Em São Paulo, na região sudeste e na região sul já se sabe que a carência de vitamina D é de forma bastante frequente.

O que você precisa entender é que as pessoas que estão acima do peso, na maior parte das vezes vai se apresentar com a vitamina D bem baixa.

Ficando em torno de 8 a 10 que é considerado um nível muito baixo, mais ele tem a vitamina D estocada na gordura.

Na medida que a pessoa emagrece , é sabido que com a reposição e a equalização do peso a tendência da vitamina D é subir.

As funções da vitamina D que são várias, mais vou aqui citar as principais. Hoje a vitamina D está sendo muito estudada, então a principal função da vitamina D é ajudar a manter os níveis de cálcio e fosforo no sangue.

Quem não tem vitamina D pode ter deficiência de cálcio, mais principalmente da ossificação dos ossos. Na criança é chamado de raquitismo e no adulto é chamado de osteomalacia.

Malacia de molinho, então osteomalacia de ossinho molinho, que corre risco. A estrutura do osso é formado pelo principal que é o cálcio, então a vitamina D tem essa função. Essa vitamina ajuda, porque ela estimula o intestino absorver o cálcio e o fosforo dos alimentos.

 Vitamina D Com Benefícios Para O Músculo

vitamina D musculos

Os músculos dependem de cálcio, então você depende de um bom nível de vitamina D para manter os músculos em bom estado de funcionamento.

Quem está com o nível de vitamina D baixa pode não conseguir ganhar massa muscular e pode ter um pouco mais de fraqueza e, ai que entra a avaliação da vitamina D.

Muitos deveria saber como a vitamina D, é transformada em nosso organismo. Bom no nosso corpo tem duas fontes principais de vitamina D.

Nós temos a vitamina D que vem da dieta, dos alimentos que se vai comendo normalmente. Mais principalmente 90% da vitamina que se vai utilizar no corpo, ela vem da própria fabricação do nosso corpo  através da luz solar.

Então é a luz solar que vai ativar a pré vitamina D, que também está em alguns alimentos e a transforma em vitamina D.

Veja bem, para vitamina D funcionar é preciso do fígado e o rim, porque ela precisa ser transformada dentro do nosso próprio organismo em vitamina D ativa.

Essa vitamina é convertida em uma porção mais ativa e antes disso ela será convertida no fígado. Então ela passa pela pele, é ativada, passa pelo figado depois passa pelo rim e depois ela vai ser utilizada como vitamina D ativa, este é o percurso que se faz.

Em alguns casos os médicos já repõem a forma super ativa de vitamina D que vai direto para o local de ação, que é o intestino.

Veja bem o rim faz com que a vitamina D fique ativa para agir no intestino para haja absorção do cálcio e do fosforo. Lembrando que a vitamina D é muito importante para os ossos.

O filtro solar pode impedir a absorção de vitamina D, mais veja que a explicação de quanto de sol precisamos vem a seguir.

A exposição correta ao sol é de aproximadamente 20 minutos por dia, em regiões expostas do corpo, de preferencia antes das 10 horas da manhã.

Nunca deixe de usar o filtro solar para se proteger é o que vai ajudar na sua saúde. Acho que deve ter ficado bem claro com relação à sintetização da vitamina D e os benefícios para sua saúde.

Agora vou explicar para você qual é a quantidade de vitamina D necessária no dia a dia.

 

 Salmão Rico Em Vitamina D e Ômega 3

vitamina d salmao

A avaliação se divide em faixa etária e, a faixa etária média da população é de 19 anos a 50 anos são 600 unidades por dia, que é equivalente a 15 microgramas.

Bom vou esclarecer esta parte de números e unidades. Vamos lá, os médicos tratam por unidade, alguns medicamentos são quantificados em unidades e os rótulos mostram em micrograma e, como entender tudo isso?

Vamos entender as informações que nos cerca, começamos por uma micrograma, que é igual a 40 unidade de vitamina D (1mg = 40 un), então vamos pegar um rótulo de qualquer produto para começar a fazer uma análise.

Sempre que você for olhar um rótulo o alimento que tem o maior valor energético e o maior valor contributivo nutricional vem primeiro, ao encontrar a vitamina D que tem o M grego que significa microgramas e acompanhado com o g de grama, então é só pegar este valor encontrado no rótulo e multiplicar por 40, o resultado será em unidades.

Voltando na tabela a indicação é de 600 unidades dia que é uma quantidade bem alta. Agora a complementação que você deve fazer é buscar nos alimentos.

O esforço para ingerir as 600 unidades diárias cabe a você, é por isso que a luz do sol entra como fator complementar, ou melhor, chega mais de 90%.

Na região sul e sudeste a parcela maior da população é deficiente de vitamina D, devido ao clima. Mais para isso é importante se concentrar na alimentação, incluir alguns alimentos que é enriquecido ou que tenha naturalmente vitamina D.

O salmão se sabe que é uma fonte muito rica de vitamina D, ele possui 794 ul em 84 gramas, é a quantidade do dia em 100 gramas de salmão. Já a sardinha são 17 micrograma para 100 gramas, que dá quase 800 ul.

Então nos peixes que tem a fonte oleosa, como a sardinha o salmão e o atum, que são peixes oleosos, são fonte de Ômega 3, são peixes saudáveis e dão mais saciedade e são fonte de vitamina D, mais tem que ser consumidos em pequena quantidade.

Essa pergunta que você está se fazendo agora, que é vitamina D e ômega 3 tem alguma relação entre uma e outra?

Então aqui vai a resposta, como o ômega 3 é uma gordura poli insaturada que carrega consigo as vitaminas lipossolúveis.

 Vitamina D Nos Alimentos Do Dia A Dia

vitamina D alimentos

Lipossolúvel significa que se você colocar uma gota de vitamina D em um copo com água, vai fazer gotinha e não dilui porque é lipossolúvel, ou seja, ela fica boiando ela não dilui em água.

A falta de vitamina D no organismo cientificamente comprovada causa o raquitismo e osteomalacia, ou seja, fraqueza de ossos.

Agora tem estudos falando de que falta de vitamina D está associado com maior risco cardíaco, desenvolvimento de alguns tipos de câncer, como por exemplo, próstata e intestino.

Por outro lado existem estudos sobre a população que tem aumento de peso, elas têm níveis menores de vitamina D.

Por outro lado começou a se levantar uma hipótese que vitamina D poderia fazer com que as pessoas ganhassem peso, mais se sabe também que são populações que tomam menos sol.

As pessoas que estão acima do peso se expõem menos, tomam menos sol e com isso tem redução de nível de vitamina D. Já está comprovado,  que tem que manter o nível de vitamina D de forma suficiente.

A dosagem  de vitamina D no sangue tem que ser no formato de 25 oh vitamina D que é um formato que já passou pelo fígado e ainda não foi ativado pelo rim.

Esse é o formato padronizado pela sociedade internacional de endocrinologia como diagnóstico. O valor menor que 20 é considerado  deficiência, entre 20 e 30 insuficiente e entre 30 e 60 normal.

Agora o excesso pode causar a elevação dos níveis de cálcio dentro do organismo. Cuidados que se devem tomar, pois vitamina D é vendida nas farmácias em forma de comprimido ou gotas, mais precisa da orientação de um profissional para tomar, não saia tomando indiscriminadamente a vitamina D.

Quando você se alimenta o próprio organismo regula naturalmente a quantidade que está entrando para não ultrapassar o limite.

Mais quando se repõe grandes quantidades o organismo perde essa capacidade de selecionar e corre o risco de intoxicar, então tem que tomar cuidado.

A vitamina D se encontra naturalmente no ovo, o cereal enriquecido vai ter e naturalmente não tem, o leite e o iogurte enriquecido também vão ter.

O mais importante para você é prestar atenção se está enriquecido ou não e os de fonte natural que são os ovos e os peixes. Sempre converse com o seu médico faça os exames certinho porque isso vale a pena e A Essência de Mulher um blog preocupado com a saúde da mulher. Compartilhe este artigo com os amigos e deixe o seu cometário mais a baixo. Conheça o Tocantins

Vitamina D Os Benefícios Para Sua Saúde
Por Favor Avalie Esta Postagem

Gostou? Deixe O Seu Comentário Aqui!

1 Comentário

Muito Obrigada Por Participar