Unha de Gato é Medicinal

Unha de Gato. Nome cientifico Uncaria tomentosa e da família rubiácea. O seu nome é atribuído a pequenos espinhos que são muito parecidos com a unha de gato.

É uma planta que se desenvolve na forma de um cipó, podendo às vezes formar arbustos bem irregulares. Nativo da grande floresta Amazônica, a unha de gato tanto a brasileira quanto a peruana.

Planta já há muito tempo utilizada pelos índios peruanos, existindo evidências que até mesmo os Incas já a empregavam para doenças reumáticas, doenças infecciosas e digestivas.

Muito conhecida internacionalmente, devido a estudos realizados por países europeus, o Japão e o próprio EUA. Existe outra espécie de unha de gato muito utilizada com praticamente as mesmas indicações, que é conhecida como Uncaria guianensis.

ASSISTA A REPORTAGEM SOBRE A PLANTA MEDICINAL.

A uma de gato – Uncaria tomentosa

uma de gato planta

Esta espécie e muito mais encontrada em território brasileiro, e tem substituído a Uncaria tomentosa com muita frequência.

A unha de gato é um arbusto trepador lenhoso, que pode atingir vários metros de altura, algo como dezoito a trinta metros. Apresenta folhas simples, oblongas ovaladas, de coloração verde claro com presença de estípulas e espinhos axilares lenhosos levemente curvados.

O caule apresenta uma casca com textura fibrosa, de coloração mesclada de marrom avermelhada e creme. O caule da unha de gato possui uma peculiaridade, que é a capacidade de armazenar água no seu interior, para satisfazer suas próprias necessidades.

Quando o mateiro não encontra água, utiliza cortar o seu tronco para matar sua sede, que é de sabor levemente amargo, mas um excelente energizante, que mata a sede, a fome e tira o cansaço.

Veja o Vídeo sobre a utilização da planta medicinal –  unha de gato

 

uma de gato é medicinal

Utilizamos sempre a casca do tronco e raízes. A unha de gato possui ação anti-inflamatória comprovada por vários estudos e ensaios; apresenta atividade citostática, contraceptiva.

Possui efeito antioxidante potente inibindo radicais livres envolvidos na transformação do pró-carcinogênicos presentes na fumaça do cigarro; previne a ocorrência de ataques cardíacos, inibindo a formação de placas nas paredes arteriais.

No sistema imunológico a unha de gato apresenta efeito imune estimulante e imune modulador, podendo ser utilizada nas doenças autoimunes e nas imune deficiências.

No sistema ósseo articular pode ser empregadas com sucesso nos casos de artrite, dores reumáticas, bursites, artrites reumatoide, colagenosas.

uma de gato capsulas

No sistema reprodutor, coadjuvante no tratamento das irregularidades menstruais e TPM. No sistema digestivo a unha de gato atua na gastrite, colite, diverticulite, e doença de Crohn. Sistema respiratório auxilia nos casos de asma, bronquite, rinite alérgica, amigdalite e sinusite.

No sistema cardio circulatório, apresenta atividade hipotensora suave, e inibidora da adesividade plaquetária.

Já no sistema reprodutor a unha de gato apresenta efeito anticonceptivo em doses elevadas, e um excelente produto no tratamento auxiliar de miomas.

Pode ser empregada nos casos de abcessos cutâneos de repetição. De forma geral apresenta ação antitumoral, em casos de sarcoma de Kaposi, tumores metastáticos, antiviral nos casos de HIV (juntamente com os coquetéis tradicionais), herpes (zoster, labial e genital) e ação antipirética.

Também apresenta leve ação diurética. Em altas doses a unha de gato pode provocar diarreia ou obstipação, dependendo da sensibilidade do indivíduo.

Em pessoas que usam laxativos, pode ocorrer cólica e diarreias transitórias. Apresenta efeito anticonceptivo relativo.

Não usar na gravidez, lactancia e crianças menores de três anos. Evitar em pacientes transplantados ou que vão fazer transplante de órgãos.  Por: Ademar Menezes

Esperamos que este artigo tenha esclarecido as duvidas com relação a esta planta medicinal muito usada pelos povos indígenas.

Unha de Gato é Medicinal
5 (100%) 1 vote

Gostou? Deixe O Seu Comentário Aqui!

3 Comentários

  1. Gabriel Araújo

    Excelente artigo, mas eu gostaria de saber um pouco mais se possível, referente a forma de consumo (dosagem) para o tratamento da sinusite.

    • Muito obrigado Gabriel Araujo por participar. Você pode saber um pouco mais procurando no campo de pesquisa que fica do lado direito da página. Com relação a dosagem, na própria embalagem está prescrito o quanto se deve consumir. Espero que tenha ajudado e um grande abraço.

  2. Pingback: Mioma Uterino Tem Cura - A Essência de Mulher

Muito Obrigada Por Participar