Trabalho Seguro e Com Dignidade

Hoje neste artigo está sendo abordados assuntos de uma forma ·diferente, mais informativo, para alertar várias mulheres que não tem acesso ao conhecimento de todos os seus direitos jurídicos no seu ambiente de trabalho. A importância de um trabalho seguro dentro das empresas de hoje. Há muito tempo as mulheres adquiriram o direito a se alfabetizar e a trabalhar, com esses, vários outros agregados que ajudaram a vida profissional do sexo feminino. Como já foi citado em artigo anterior, as mulheres lutaram  bravamente por cada conquista que conseguiram e os Direitos trabalhistas foram feitos marcantes para concretização da mulher no mercado de trabalho.

O contrato de trabalho seguro é um direito não só feminino como masculino que dá seguridade para caso no futuro essas pessoas venham a perder este emprego de um FGTS, seguro desemprego que é dado na maioria das vezes dependendo do tempo trabalhado por 5(cinco) meses; e mesmo estando trabalhando tem direito a férias, 13° salário, seguro contra acidentes de trabalho, para as mulheres licença maternidade que garante a nós no período da gestação e até de 4 (quatro) à 5 (cinco) meses após está segura no emprego, jornada de trabalho de 8 (oito) horas por dia e 44(quarenta e quatro)  semanais, acima disso já considerado hora extra, o que tem que ser pago o dobro da hora normal e claro a tão sonhada aposentadoria a ambos os sexos o que para as mulheres é em média aos 52 (cinqüenta e dois) anos por 30(trinta) de contribuição.

 Trabalho Seguro e Saudável

trabalho seguroOutros assuntos interessantes de serem abordados nesse contexto são a descriminação contra mulher e o assédio moral e sexual no local de trabalho. Descriminar uma mulher, por exemplo, que é cobradora de ônibus, caminhoneira, frentista, gari e várias outras profissões “taxadas” para homens é crime, afinal de contas qual o problema de uma mulher fazer o trabalho de homem ou vice e versa ?se forem capacitados a isso não há nada de mais. Com relação ao assédio das mulheres já disse Ernesto lippmann “…Assédio sexual e cantada desfigurada pelo abuso do poder, que ofende a honra e a dignidade do assediado…”. Esses assédios estão presentes no dia – a – dia de qualquer mulher e em todas as carreiras.

Temos que ficar atento que o trabalho seguro possui vários fatores a serem observados. E saibam que a maioria desses casos terminam por demissão ou abandono de emprego por parte das assediadas e acrescentando que constranger alguém com intuito de obter vantagem ou favorecimento sexual, sendo o agente de cargo superior ao da vítima é pena com detenção de 1(um) à 2(dois) anos. Foi lançada 2010 segundo o site do TST uma cartilha “ASSÉDIO MORAL E SEXUAL NO TRABALHO”, para informar exatamente a qualquer vítima e agressor de seus direitos e suas penas. Por esses e muitos outros motivos você que é mulher e tem esses problemas saiba a onde e como recorrer.

Por: Kamila Novais

Trabalho Seguro e Com Dignidade
Por Favor Avalie Esta Postagem

Gostou? Deixe O Seu Comentário Aqui!

1 Comentário

  1. Pingback: Cabelo Elastico Como Tratar - A Essência de Mulher

Muito Obrigada Por Participar