Sono Reparador De Qualidade

A medicina do sono. Hoje vamos conhecer um pouco da fisiologia do sono. Qual que é a importância de se dormir? O sono tem várias funções para o organismo, uma das principais funções é a restaurativa. Você tem que pensar da seguinte forma: quando você chega cansada em casa a noite e vai dormir, você tive um desgaste muito grande durante o dia, teve um gasto de energia, teve um gasto de neurotransmissores, teve uma série de alterações que vão ser recuperadas no decorrer do sono.

aditivos alimentaresAssista os Vídeos

Agora imagine que toda aquela energia, todas aquelas alterações, todos aqueles desgastes que ocorrerão no decorrer do dia, é durante o sono que vai ser recuperado. É muito importante que você tenha uma noite bem dormida fazendo com que no dia seguinte a pessoa se acorde tão bem quanto, quando iniciou no dia anterior. Outra função para o sono é a termo regulação, o controle da temperatura do organismo está intimamente relacionado ao sono, marcadamente se nota isso quando a pessoa tem processos febris, então crianças principalmente quando tem febre não dorme bem, isso para perceber a intima correlação entre o sono e a temperatura.

Função do Sono

sono restaurador

Outro fator muito importante para o sono como função é a memória e o aprendizado, é durante o sono e, principalmente o sono profundo em que você tem a consolidação da memória. A consolidação da memória está intimamente relacionada com a consolidação do aprendizado, então quando se estuda, quando se lê, quando se adquire alguma experiência nova na vida, é durante o sono que ele vai ser guardado na memória.

Não adianta a pessoa, por exemplo, que vai fazer um concurso, vai fazer uma prova no dia seguinte, passar toda noite acordada estudando, porque essas informações adquiridas e devido a um sono inadequado ou a falta do sono, não serão guardadas na memória.

Outra função para o sono é o repouso para o organismo, o organismo durante o sono sofre algumas alterações, obviamente que depende de cada estágio de sono em que se esteja.

Via de regra já se fala que durante o sono conseguimos abaixar a pressão arterial, conseguimos ter uma queda da frequência cardíaca, diminui a produção de urina, diminui a função intestinal e além de ter uma relação muito grande com a produção de alguns hormônios, principalmente o hormônio do crescimento que está intimamente relacionado a um sono de qualidade boa.

Sono é Restaurador

sono restauradorSe você não dorme bem ou uma criança não dorme bem, então não ocorrerá um crescimento de forma adequada por não liberar hormônio do crescimento. A prolactina que é o hormônio relacionado a lactação está também muito ligado ao sono, dessa forma a mãe que está amamentando e que não dorme bem, ela não produz prolactina de forma apropriada e não produz leite de forma adequada.

Dois outros hormônios intimamente relacionados com o sono são: a leptina e grelina, embora não tão conhecidos quanto os outros que foram citados, esses dois hormônios estão relacionado ao apetite.

A leptina é responsável pela sensação de saciedade, quando comemos, a leptina vai sendo liberada aos poucos, então chega a um momento em que ela atinge certo nível no nosso organismo, em que você se sente saciado e não tem mais vontade de comer, e inibe a grelina que é outro hormônio que faz com você tenha fome.

Conforme a pessoa passa mais tempo sem comer, sem se alimentar a grelina aumenta e a leptina diminui, quando começamos nos alimentar libera-se a leptina e bloqueia-se a grelina e a pessoa se sente saciada.

Sono é o Melhor Remédio

sono restauradorVeja o que acontece, é certo que a leptina é mais produzida durante o sono profundo, se a pessoa não dormir bem o organismo que deveria trabalhar corretamente não vai produzir a quantidade suficiente de leptina, por isso ela vai ter mais apetite e não só vai aumentar o apetite, mais também vai aumentar o paladar para algum tipo de alimento, principalmente doce, massa e fritura, dessa forma a pessoa que está pretendendo reduzir o peso ou a pessoa que está dormindo mal tem que pensar nessa relação, o sono emagrece não dormir engorda, dessa forma devido a grande quantidade de funções dentre outras, que não foi descrita aqui nota-se a importância de se dormir bem e dessa forma também se pode perceber o risco para o organismo e o tanto de distúrbio de sono que pode estar existindo ou que pode ocorrer ou se dormir mal ou se dormir de forma inadequada.

O melhor remédio que existe para você é uma noite bem dormida, lembre-se você passa um terço da sua vida dormindo e o sono tem que ser reparador e faz com que o nosso organismo fique resistente. Coloque o seu filho nas condições ideais para dormir e você verá os benefícios que ocorrerá na saúde dele.

Sono Reparador De Qualidade
Por Favor Avalie Esta Postagem

Gostou? Deixe O Seu Comentário Aqui!

1 Comentário

  1. Pingback: Como Fazer Uma Maquiagem Simples e Fácil - A Essência

Muito Obrigada Por Participar