Sindrome Do Pânico

A sindrome do pânico na maioria das vezes é a história de um individuo que apresenta o que chama no meio médico e de acordo com a classificação internacional dos transtornos mentais, da Organização Mundial de Saúde que chama de transtorno do pânico. Normalmente a história de alguém que está apresentando a sindrome de pânico, começa com um ataque de pânico espontâneo, que ocorre quando as pessoas menos esperam. O individuo não está passando por nenhum stress, pelo menos naquele momento, não esta vivendo nenhuma situação que ele considera desfavorável naquela circunstância, às vezes está em casa numa situação de proteção, vendo o melhor programa de televisão que gosta e, de uma hora para outra é tomado por um estado de ansiedade intensa, que é exatamente o ataque da sindrome do pânico.

Que se caracteriza por um individuo sentir um aperto forte no peito, palpitação, o coração dispara, as mãos começam a gelar, ficar fria, a suar, às vezes tem dor de cabeça, tem tontura, tem a sensação que vai desmaiar ou então que vai ter um ataque cardíaco, que vai morrer ou que vai enlouquecer claro que toda essa manifestação não ocorre sempre do mesmo jeito e, cada uma aparece uma parte disso, é um estado de temor intenso de que algo muito ruim vai acontecer, no caso a pessoa acha que pode morrer ou enlouquecer.

Sindrome Do Pânico Sintomas

sindrome

Exame

O acometido pela sindrome acha que está em risco a sua saúde, a sua vida e, geralmente procuram muito as emergências por conta do mal estar físico que elas sentem e, psicologicamente  o acometido sai da consciência, ela entra em contato só com esse mau estar e perde a consciência da realidade, a percepção até da realidade e, só acredita que está passando mau, que está morrendo, é um ataque súbito que tem uma média de duração. Na síndrome a crise que geralmente dura de dez minutos a quarenta minutos em média e, depois desse tempo ela vai retornando, as sensações vão passando só que a pessoa fica impressionada, fica com medo de estar acontecendo alguma coisa com a sua vida, com a sua saúde e já busca assistência. Quando não se conhece, quando ainda não tem o diagnóstico age dessa forma, indo até o pronto socorro e quando é atendida pelo profissional nada é constatado o que leva a um grande stress.

O diagnóstico é complicado principalmente por ser em emergência, nunca é o mesmo médico, as vezes acontece das mesmas pessoas atenderem por estar tendo crises constantes, já começam a perceber que o ataque é de origem emocional e, a sugestionar para ela que procure um acompanhamento de um psiquiatra e um psicólogo para tratar a parte emocional, mais as vezes passa despercebido ela começa a investigar passa mal e geralmente no hospital não tem nada que comprove que está tendo um ataque do coração ou um avc e, na maioria das vezes passam um tranquilizante alguma medicação para dar uma calmada no momento e, depois vai procurar os médicos, vai para o gastro, para o neurologista, afim de procurar as causas. O ideal é que a pessoa depois de ter passado a crise ela consiga fazer uma reflexão do que está acontecendo com ela, vê que realmente essas crises acontecem e não consegue encontrar uma causa orgânica e, chegar a uma conclusão que realmente é emocional e procurar tratamento.

Sindrome Do Pânico Tratamento

sindrome

Avaliação

As causas, o que leva a pessoa ter o pânico, existe as causas biológicas que é a hereditária, a física que é uma alteração física química, que a pessoa tem uma tendência a desenvolver e, tem a questão do stress que geralmente a pessoa pode até ter uma disposição a desenvolver a síndrome do pânico, mais se ela tem uma qualidade de vida boa, um estilo de vida saudável, não está sobre stress ela não desencadeia a crise, como também quem tem já o diagnóstico da doença, com o controle do stress ela consegue conter os sintomas da doença, da sindrome do pânico. O tratamento é medicamentoso para os sintomas, para esse mal estar físico e, psicoterapia para trabalhar realmente os conflitos, o que na situação que a pessoa esta vivenciando de stress está gerando conflito, o que ela precisa administrar melhor e, controlar esse stress.

O controle do stress se faz através do cuidado da qualidade de vida, o que podemos considerar como qualidade de vida é ter uma alimentação saudável, procurar se alimentar melhor, evitar frituras, evitar alimentos gordurosos que vai também levar a um aumento do metabolismo, regulando o organismo ajuda também no controle do stress. A prevenção está ligada a alimentação saudável, exercícios físicos, quando se trabalha o corpo esta trabalhando a mente e, melhora a disposição, melhora a energia e, o exercício físico é outra forma.

Sindrome Do Pânico Tem Cura

sindrome

Qualidade de Vida

A questão também dos relacionamentos que a vida moderna as vezes faz com que a pessoa fique no corre e corre, e não tem mais como formar vínculos, participar de grupos sociais, pertencer a grupos, principalmente pessoas que estão em fase de aposentadoria, as pessoas mais velhas, mais idosas, é importante participar de grupos para se sentir pertencente a sociedade e evitar o stress. A questão do ambiente, aonde se vive, aonde mora, aonde trabalha e, procurar lidar com esses fatores, não se vai transformar tudo ao que está ao redor, não tem como mudar, mais tem que se reservar e, se proteger e procurar lidar melhor com os fatores de stress e, evitar mesmo alguns fatores que são evitáveis, que geram stress.

O caso de pessoas que não se tratam tende a desenvolver o estado de temor de sair para lugares onde ele acha que tendo um ataque desse não vai receber ajuda fácil, desenvolvendo a agorafobia, que é uma fobia associada a sindrome de pânico, nessa situação a condição da pessoa acometida fica bem pior, porque passa a ficar incapaz de viver uma vida independente, sozinho, a pessoa não vai mais ter coragem para estudar, para trabalhar e passa a ter consequência na sua vida ocupacional, social e de relações.

A sindrome do pânico com a agorafobia leva a pessoa a se recolher não indo mais a eventos ou até a padaria ou farmácia, não anda de ônibus, não usa elevador, não anda de avião, porque qualquer um desses locais para ela é um local que não lhe ajudará rapidamente numa eventual crise, então ela desenvolve esse outro estado de reativo às experiências da sindrome do pânico. O ideal é realmente procurar participar desses programas que oferecem a própria sociedade, como os órgãos governamentais oferecendo programas para a população em geral. Em resumo participar desses programas desses serviços que é disponibilizado a sociedade, procurar mesmo, buscar e fazer parte disso, tirar um tempo para isso, pois as pessoas trabalham, toma conta da sua vida pessoal e esquece se dar um tempo, então precisa fazer algo para se cuidar. EFT – Acupuntura Emocional sem agulhas. Mostra a sequência e dá algumas dicas de como tirar melhor proveito dessa técnica.

Sindrome Do Pânico
Por Favor Avalie Esta Postagem

Gostou? Deixe O Seu Comentário Aqui!

6 Comentários

  1. Pingback: Ansiedade Tem Tratamento e Cura - A Essência de Mulher

  2. Pingback: Como Controlar A Ansiedade Generalizada - Saúde da Mulher

  3. Parabéns pela matéria!
    Somos um centro de referência no tratamento do pânico e agorafobia e sempre é importante fazer uma avaliação diagnóstica em uma clínica especializada em pânico ou agorafobia ou mesmo procurar um psicólogo ou psiquiatra para entender o caso. Nem sempre o medo de passar mal ou ataques de pânico é síndrome do pânico (transtorno de pânico). Entre outras causas, pode ser TEPT (Transtorno do Estresse Pós-Traumático), TAG (Transtorno de Ansiedade Generalizada), TAS (Transtorno de Ansiedade Social ou Fobia Social), Hipocondria entre outros.
    Anderson Xavier
    Coordenador do INSCA Instituto de Saúde Cognitiva Aplicada
    http://www.psicologiaaplicada.com.br/sindromedopanico
    http://www.insca.com.br/sindromedopanico

    • Dr Anderson, muito obrigado pelas suas palavras e, esperamos que o artigo esteja ajudando as pessoas a conhecer sobre a síndrome e buscar o profissional para ajuda-la. Fica aqui o convite Dr Anderson, um espaço disponível neste blog para os esclarecimentos de qualquer assunto que achar pertinente. Queremos sempre levar informações as pessoas e, esse é o nosso objetivo. Um abraço e mais uma vez muito obrigado.

  4. Dora Santos

    Excelente trabalho e quem já acometido por tal sintoma sabe o quanto é ruim. Eu passei por isso e por vezes cheguei a imagina que estava no fim do poço. Passei por vários tipos de tratamento, mas hoje eu posso dizer que saltei uma fogueira.
    Desejo a todos que vivem tal dilema que não desistam, pois há cura.

    Parabéns pelo brilhante trabalho do seu site!!!!

    • Muito obrigado Dora Santos por participar com o seu comentário. Espero poder ajudar as pessoas, inclusive coloco dois vídeos mostrando que é possível sair desta situação. Meus parabéns por eliminar esse problema da sua vida.Um grande abraço e muito obrigado pelas palavras.

Muito Obrigada Por Participar