Saúde Dos Ossos Como Cuidar

Você sabe como esta a saúde dos ossos do seu corpo? Ao pensar em osso tem que naturalmente pensar em esqueleto. O nosso esqueleto faz a sustentação do nosso corpo.

Os ossos é que vão garantir a movimentação dos nossos membros. O corpo humano tem dois tipos básicos de osso, que é o osso trabecular e o .

O trabecular é o osso das costelas, da coluna e o cortical que são os ossos longos que são feitos para aguentar bastante impacto.

O osso se degenera e regenera, ou seja, no organismo tem células trabalhando o tempo todo pra regenerar e degenerar, o osso é um tecido vivo.

saúde dos ossos

Sim é um tecido vivo e produz hormônio e sempre em regeneração, então o esqueleto é incrível, pois ele dá proteção e sustentação.

No sistema as células comem uma pequena parte e outras refazem o tecido ósseo. Estas células são osteoclasto o que come e o osteoblasto que refaz, elas ficam o tempo todo trabalhando.

Acredite todo o nosso esqueleto se regenera todinho em três anos, então o esqueleto mais velho tem três anos sempre, desde que não haja nenhuma doença.

 

Por isso que temos de cuidar da saúde dos ossos a vida inteira. A mulher quando entra na menopausa tem muitas chances de desenvolver osteoporose, isso acontece porque acelera a perda óssea.

Os osteoclastos que são as células que vão acelerar a degeneração, ou seja, que vão comer o osso ficando com o trabalho acentuado e com isso tende a desenvolver a osteoporose, é por isso que temos que cuidar da saúde dos ossos.

Ossos Do Corpo Humano

 

saúde dos ossos refri

Após essa pequena explanação vamos esclarecer algumas duvidas corriqueiras. Tomar refrigerante durante a gestação causa danos a saúde dos ossos do bebe.

Bom os refrigerante de base de cola são ricos em fosfato. Veja que o fosfato altera o equilíbrio da regeneração, ou seja, prejudica a saúde dos ossos levando a chance de ter osteoporose.

O cuidado com a saúde dos ossos começa muito cedo. A criança que toma refrigerante demasiadamente vai levando para o futuro uma má qualidade dos ossos.

As crianças que tomam mais refrigerantes bebem menos leite e para crianças em desenvolvimento é muito importante ter um aporte de cálcio.

O cálcio é a base da formação do esqueleto, então quando se fala em osso, obviamente ele é 99¨% do cálcio no organismo que vai estar depositado no osso.

Obviamente tendo ingestão de cálcio ele vai parar no osso, só que esse cálcio não pode ser substituído por refrigerante. Então todos estão incluídos nessa situação, porque estamos regenerando todos os dias os nossos ossos, o refrigerante prejudica a saúde dos ossos.

Existem as fontes clássicas de cálcio que muitos conhecem e as não clássicas que se pode utilizar. Hoje se sabe que o leite, o queijo, iogurte, coalhada e ovo, são fontes clássicas de cálcio.

A Saúde Do Esqueleto

saúde dos ossos

Fonte não clássica de cálcio como a linhaça, o grão de bico, aveia, os brócolis e o espinafre. Bom, para cuidar da saúde dos ossos precisamos do cálcio, a vitamina D, fazer atividades física e principalmente saber a quantidade certa de cálcio que se precisa ingerir para cada faixa etária.

Atrás da tireoide tem uma glândula chamada paratireoide que produz um hormônio chamado PTH que é muito importante para regular a quantidade de cálcio no sangue e ele regula a quantidade de cálcio que é eliminado na urina.

Muitas vezes quando uma pessoa tem alteração no hormônio com produção em excesso, ele faz com que o cálcio saia em excesso na urina.

Quando você vai fazer os exames o profissional dosa o PTH, dosa o cálcio no sangue, dosa o fosforo no sangue, o hormônio cortisol que também está envolvido na regeneração dos ossos.

Os hormônios femininos são dosados e o mais importante de fazer uma avaliação hormonal é saber que os hormônios podem fazer o impacto na regeneração dos ossos, na balança de degenerar e regenerar.

Quem é sedentário tem mais chance de desenvolver osteopenia e osteoporose, o ideal é fazer uma atividade física de impacto, porque é o impacto que faz com que a ossificação aconteça também, na realidade é um estimulo.

As pessoas que estão muito a baixo do peso tem mais chance de ter osteoporose.

Avaliação Médica

saúde dos ossos consulta

Hoje em dia já se sabe que quem está muito acima do peso e por ter falta de vitamina D também não tem um osso muito bom.

A coisa mais certa é controlar o peso, estar fora do peso pode ser risco para osteoporose. As dietas pobres em vitaminas que são as chamadas calorias vazias, que geralmente são as dietas de fast food ou são as dietas industrializadas

com isso a pessoa tem uma dieta que é pobre em nutrientes e proteínas, consequentemente você vai ter uma dieta com maiores chances de ter um osso fraco.

Alo para os fumantes, o cigarro atrapalha na regeneração óssea, atrapalha o trabalho do osteoblasto que falei no começo desse artigo.

Beber muita água ou beber pouca água não vai prejudicar os seus ossos, mais o refrigerante afeta de mais a saúde dos ossos.

O mais importante é que você precisa ter uma vida equilibrada, dormir bem, fazer atividade física, parar de fumar quem fumar e tudo isso faz com que a nossa saúde seja bastante equilibrada e os ossos refletem a saúde da pessoa.

O equilíbrio do organismo faz com que os ossos estejam equilibrados é isso que você tem que buscar. O organismo desequilibrado leva à osteoporose e a solução nesse caso é procurar o médico.

A Essência de Mulher disponibiliza uma Tabela de alimentos ricos em cálcio para você ficar bem informada. Tabela fornecida pela nutricionista Maribel que fornece toda informação..

Saúde Dos Ossos Como Cuidar
Por Favor Avalie Esta Postagem

Gostou? Deixe O Seu Comentário Aqui!

2 Comentários

Muito Obrigada Por Participar