Saúde Da Mama Saiba Como Prevenir

Vamos tratar de um assunto referente a saúde da mama e os fatores de risco. A Mastologia, é a especialidade que cuida da saúde das mamas, quer seja dos homens ou das mulheres.

Os fatores de risco para aquele câncer que mais amedronta as mulheres, que é o câncer de mama.

A saúde da mama é importante e muitos fazem as seguintes perguntas; quais são os fatores de risco para o câncer de mama?

O que se pode fazer para diminuir os riscos? Ou quais os riscos que verdadeiramente importam?

Vejamos então quais os riscos que verdadeiramente importam e o que fazer para se proteger do câncer de mama.

A saúde da mama são atitudes que devem ser tomadas e o importante que fique claro para você que os fatores de risco que mais pesam na balança para o câncer de mama são dois; o primeiro deles é o fato de ser mulher e esse realmente não tem como fugir disso.

saúde da mama toque

A mulher tem em torno de cem vezes mais diagnóstico de câncer de mama do que os homens que também os tem, mais para cada 100 mulheres que se faz o diagnóstico de câncer se faz um diagnóstico de câncer no homem e, a outra coisa que realmente talvez seja um dos maiores agravantes em relação a fator de risco é o fato de estar envelhecendo a cada dia.

A saúde da mama começa bem cedo e a mulher até os 40 anos tem um risco pequeno, um risco mais baixo de desenvolver um câncer de mama, também pode acontecer, mais a velocidade de aparecimento do câncer de mama começa a ficar muito maior após os 40 anos de idade, por esse motivo que todas as mulheres são orientadas a realizar os seus  exames de prevenção a partir dos 40 anos anualmente.

Saúde Da Mama Se Toque

saúde da mama exameA saúde da mama está em avaliar os fatores que aumentam o risco para o desenvolvimento do câncer de mama, são alguns riscos que não tem como prever, como por exemplo, aquela menina que menstruou muito cedo e, se considera muito cedo antes dos 11 anos de idade, então a mocinha que menstruou aos oito ou nove anos de idade, ela tem um tempo maior para que esses hormônios atuem sobre a mama.

A mulher que menstruou até muito tarde, então a menopausa é uma fase mais posterior aos 50 anos, aquela mulher que ficou menstruando até o 54 anos, ela teve ai pelo menos quatro anos a mais do que a população normal e, com isso os  hormônios ficam atuando nas suas mamas e uma vez a mulher entrando na menopausa, ou seja após sessar as menstruações.

As mulheres de hoje usam bastante a reposição hormonal, porque apresentam muitas vezes queixas e sintomas que são necessárias o uso da reposição hormonal, para que ela se sinta bem durante mais tempo e fique e permaneça no mercado de trabalho, ou às vezes até melhorando os sintomas que para muitas mulheres a menopausa acaba interferindo de uma forma ruim.

O  uso indiscriminado de reposição hormonal durante muitos anos, atua como fator de risco para o câncer de mama, então aquela mulher que usou uma reposição hormonal por até 5 anos, principalmente as mulheres que tinham realmente uma indicação, tinham queixas e precisavam usar essa reposição hormonal.

A saúde da mama depende das atitudes e vontades que se tem, pois existem pessoas que usam a mais do que cinco, seis, sete anos as vezes existe pessoas com dez anos de reposição hormonal e essas mulheres muitas vezes nem tinham queixas para que essa reposição hormonal fosse iniciada, então é bom tomar cuidado.

Converse com o seu ginecologista para ver se realmente existe a indicação de fazer o uso da reposição hormonal por tanto tempo e cuide-se, cuidado com a saúde da mama antes de iniciar essa reposição hormonal e quando estiver fazendo essa reposição.

Saúde Da Mama Quem Procura Cuida

saude da mama preventivo

Outros fatores de risco que se costuma explicar para as pessoas e, que aumentam o risco para o câncer de mama é o fato das mulheres estarem cada vez mais acima do peso, claro que se a obesidade for pequena o risco será pequeno e, se esse aumento de peso for muito maior talvez o agravante aumente para um futuro câncer de mama.

População moderna cada vez tendo menos tempo para fazer exercício, então a saúde da mama é combater o sedentarismo e tem sido hoje realmente um dos grandes fatores de risco para o desenvolvimento do câncer de mama, assim como a ingesta de muito álcool, então a bebida alcoólica tem sido considerada um fator de risco para o desenvolvimento do câncer de mama.

A saúde da mama tem que ser avaliado por outro fator que é importante, muitas vezes as pessoas questionam a respeito dos familiares, tal com uma avó mãe materna teve o diagnóstico de câncer na mama, com uma idade mais tardia e, isso pesa muito pouco.

Agora a mãe se tiver câncer de mama, esse câncer de mama na mãe de uma pessoa já tem um peso maior sobre esta pessoa, mais se esse câncer nesta mãe for precoce na faixa etária dos 40 anos, então isso vai ser ainda mais pesado.

Vai pesar mais a favor de um câncer de mama e, a pessoa vai ter que começar a fazer os exames muito antes do que a população normal e, isso merece uma avaliação com um médico mastologista pra que você seja bastante orientada a respeito disso.

A saúde da mama está muito relacionada com a vaidade ou não das pessoas e outra coisa que aumenta o fator de risco para câncer de mama é o fato de as mulheres hoje ficarem expostas por mais tempo aos hormônios, ou seja, as mulheres hoje cada vez com menos filho.

Então o fato de as mulheres não terem filhos, o fato das mulheres serem obrigadas a voltar para o trabalho mais rapidamente e não terem tanto tempo para amamentar, então essa pouca amamentação às vezes até a falta da amamentação ela também é um fator que acaba sendo um fator de risco para câncer de mama.

Saúde Da Mama Com Atos Saudáveis

saude da mama mamentar

A saúde da mama depende dos seus atos e, você já sabe todos os fatores de risco para ter câncer de mama, agora algumas coisas que não se pode fazer, não tem como deixar de ser mulher, não tem como tirar o fato de envelhecer todos os dias, mais você pode sim tirar o uso da bebida alcoólica.

Tem como tirar o sedentarismo; vamos sair para correr, fazer exercícios e descobrir aquilo que você gosta de fazer e, fazer pelo menos três vezes por semana com duração de 35 minutinhos.

Vamos emagrecer se estiver acima do peso e já não se sente bem como mulher, a roupa já não entra bem, já não está legal e isso também não é bom para a sua saúde, não só para câncer de mama mais por uma série de outras doenças.

Se você tiver filhos e se tiver oportunidade de amamenta-los, faça a amamentação vai fazer bem para criança e vai fazer bem para você também.

O restante é se alimentar de uma forma saudável, é relatado que se começa a envelhecer aos 20 anos, então tem que lembrar que, se quer uma velhice saudável e tenha isso na cabeça sempre. Vamos se alimentar de uma forma saudável, isso também vai diminuir os fatores de risco para ter câncer.

A campanha nacional “Eu amo meus peitos” foi lançada pela Sociedade Brasileira de Mastologia (SBM) para chamar a atenção da mulher sobre a importância de cuidar da saúde dos seios, realizando o autoexame e a mamografia anualmente, a partir dos 40 anos.

Com conceito simples e provocativo, a campanha foca na autoestima feminina e também quer reforçar que o mastologista é o médico especializado no tratamento.

A ida periódica ao consultório é essencial para as mulheres acima dos 40 anos. Saiba mais informações acessando o site da Sociedade Brasileira de Mastologia   http://www.sbmastologia.com.br/ onde você terá mais informações.

A Essência de Mulher um blog preocupado em levar até você informações que lhe possa ajudar no dia a dia.       Por Gabriela Soares

Saúde Da Mama Saiba Como Prevenir
Por Favor Avalie Esta Postagem

Gostou? Deixe O Seu Comentário Aqui!

2 Comentários

  1. Pingback: Outubro Rosa Prevenção e Diagnóstico Precoce

  2. Pingback: Sintomas da Menopausa - A Essência de Mulher

Muito Obrigada Por Participar