Rinite Causas e Tratamento

Com a chegada do inverno doenças comuns na população começam a ficar mais graves e, no artigo de hoje você vai descobrir as causas e os possíveis tratamentos para rinite e rinossinusite. Coriza, coceira no nariz e, uma longa sequencia de espirros, fazem parte da rotina de muitos, mas quando as temperaturas começam a cair os sintomas da rinite pioram e, às vezes dão lugar para outras doenças. A rinite e a rinossinusite não trazem riscos graves a saúde mais pode diminuir e muito a qualidade de vida de quem sofre dessas doenças, por isso quando o frio se aproxima o cuidado com o sistema respiratório deve ser redobrado.

Nós estamos sujeito a intemperes, a mudanças bruscas de temperatura, o uso de aquecedores que ressecam muito  o ambiente, também a exposição a coisas que estavam guardadas durante muito tempo, geralmente tem  o acumulo de mofo e de ácaro, então isso para pessoa alérgica é mais um agravante e, também se permanece mais tempo em ambientes fechado.

Num ambiente fechado, a propagação de vírus e bactérias é muito grande e, consequentemente se tem mais problemas respiratórios e mais infecções respiratórias sejam bacterianas ou virais, principalmente. Nos dias mais frios os atendimentos médicos para doenças respiratórias podem aumentar consideravelmente, muito pelas mudanças de temperatura e, a proximidade entre as pessoas o que facilita a transmissão dos vírus e, os ambientes fechados, todos esses são os fatores que aumentam o risco de transmissão entre pessoas de doenças respiratórias.

A rinite é a inflamação da mucosa nasal, quando algum vírus, bactéria ou substância tóxica chega ao nariz, o organismo cria uma defesa para impedir o contato entre os agentes agressores e os pulmões, a obstrução nasal bloqueia a passagem do agente, enquanto a coriza e os espirros expulsão os invasores. Como é uma inflamação se pode classifica-la de duas maneiras; o tempo; que se da o nome de aguda ou crônica e, a causa que pode ser alérgica, infecciosa ou por irritantes, então são duas causas mesmo.

Você acaba inflamando o nariz de uma maneira intensa e o nariz é um duto de passagem de ar, como fica inflamado, caba obstruindo e, um dos maiores sintomas da renite é sentir o nariz entupido que é a obstrução nasal, outro sintoma de rinite que chama a atenção é a coceira; coçar o nariz, coçar o olho, uma cessão de coceira no céu da boca, no palato, no ouvido, isso são sintomas que chamam muita atenção para pessoa que é alérgica e, você pode ter muitos espirros.

Rinite Alérgica

rinite

Os Cuidados

Três a cada dez brasileiros sofrem de rinite alérgica, nesse caso a mucosa nasal inflama por que a pessoa é alérgica ao agente invasor, além de tomar alguns cuidados quem sofre da doença deve procurar um médico para descobrir as causas da doença. Existe uma predisposição genética onde não se pode atuar, mas se a pessoa é sabidamente alérgica em todo inverno antes de começar a utilizar suas roupas; sejam cobertores, mantas ou mesmo casacos que eles tenham ótima exposição ao sol e para ficarem bem ventilados e bem arejados especialmente se mandar lavar tudo com água quente para matar os ácaros, na temperatura elevada favorece a eliminação deles e procurar evitar as aglomerações, deixar a casa na medida do possível mais ventilada, arejada, evitar o uso abusivo de aquecedores ou de ar condicionados sempre que na medida do possível e, procurar o seu médico de confiança para fazer um tratamento de prevenção de crises e exacerbações no caso de pessoas alérgicas.

Um cuidado especial que deve ter com rinite é o uso excessivo de desobstrutores nasais. O sintomático só vai aliviar em um determinado tempo, mais se você não tratar a causa vai voltar de novo e, você vai ficar de maneira crônica. Se vê de vez em quando, algumas pessoas usando essas gotinhas no nariz, descongestionante há anos a fio sem melhora alguma e, cada vez usando mais e, são remédios complicados esses descongestionantes.

Ele deve ser usado por pouco tempo, porque isso pode irritar o nariz e ele mesmo promove uma piora da rinite com o passar dos anos, eles tem uma característica de fechar os vasos, as veias e as artérias para diminuir o inchaço e essas substancias também podem cair na corrente sanguínea e, gerar a hipertensão arterial, pode gerar arritmia cardíaca, então são remédios que as vezes são usados a esmo sem grande beneficio, um beneficio imediato, assim de melhorar em alguns minutos, mais em três ou quatro horas está do mesmo jeito trazendo um risco potencial de complicação com o passar do tempo. Descobrir quem são os agentes causadores da reação alérgica é uma das melhores formas de tratamento, as causas são muitas, por exemplo, o pó, o ácaro, mudança de clima muito rápido e ar seco.

Rinite Bacteriana

rinite

Tratamento

Mais quando não se pode evitar o contato com o causador da alergia ou uma crise grave então os antialérgicos também são indicados. Você tem desde o tratamento sintomático, que você pode lavar o nariz com soro fisiológico e hidratar, nessa época do ano no inverno habitualmente o ar seco também irrita o nariz, que as pessoas que tem essa propensão a rinite mais crônicas e alérgicas tem muitos sintomas, você pode usar por um período curto de tempo algum descongestionante se o seu nariz está muito fechado mesmo, por dois dias, três dias apenas, agora se você for alérgico, você vai ter que procurar um médico e tem que se fazer um tratamento a longo prazo para controlar a sua alergia, se for bacteriana terá que procurar um médico para fazer esse diagnóstico e tomar os antibióticos.

A rinossinusite tem uma característica; os antibióticos são bem específicos e, algumas bactérias só causam a rinossinusite e, o antibiótico tem que ser por um tempo prolongado mesmo, e ai algumas vezes, então se tem rinite por que tem muito alergia e, a casa tem bastante mofo e animais. Você tem que arrumar a casa e eliminar a umidade e, ter um cuidado em especial em relação aos animais, vai depender muito da causa para motivar o tratamento adequado. Sinusite ou a rinossinusite é a inflamação das mucosas do seio da face, região do crânio formada por cavidades ósseas ao redor dos olhos, do nariz e maças do rosto, o fluxo dessa secreção é continuo e quase nunca é percebido.

A sinusite é uma reação inflamatória de seios paranasais, o que são seios paranasais? São cavidades ósseas que são recheadas de ar e que tem uma série de funções entre elas, diminui o tamanho do crânio, tem uma série de funções, que quando se tem uma reação inflamatória, dificulta a drenagem que está sempre produzindo certa secreção, esse volume de secreção vai levar a uma sinusite e essa não necessariamente é infecciosa. Tem várias causas de sinusite; tem a rinossinusite alérgicas que são extremamente comuns nessa época do ano, temos a rinossinusite  virais que também contem muitos quadros de gripe, é importante fazer a diferenciação que cada uma vai ter uma abordagem terapêutica diferente. Os sintomas da rinossinusite variam, se for aguda e muito grave pode desencadear até febre.

Rinite e os Medicamentos

rinite

Rinite Causas e Tratamento

Quando você começa a ter complicação com a rinossinusite que é a sinusite já, você pode ter dor na face, dor em cima dos olhos, atrás dos olhos ou embaixo dos olhos, você pode ter a sensação de alteração do cheiro do olfato, não perceber direito o cheiro das coisas ou mudar o cheiro das coisas, você pode ter dor de ouvido e alguns casos muito agudo a pessoa pode até chegar a ter febre quando se tem esses processos infecciosos de complicação, que são as rinossinusites bacterianas.  Mais quando a doença é crônica, o que muda é a intensidade dos sintomas, normalmente as dores não são tão severas e não há presença de febre.

O que chama mais atenção às vezes é aquela sinusite crônica, rinossinusite é associada muitas vezes a dor de cabeça persistente, uma sensação de peso, o nariz permanentemente obstruído e, tem a sinusite aguda que é aquela que da muita febre, da um desconforto muito grande, que da uma tosse muitas vezes produtiva, tem vários tipos de sinusite.  A rinossinusite exige um cuidado especial, quando as mucosas dos seios faciais inflamam a secreção aumenta e talvez nunca volte ao tamanho normal.

O seio da face é uma cavidade óssea, é um buraco no meio dos ossos da cabeça e por dentro dele tem uma pelinha, que é uma mucosa, que produz uma secreção natural, tipo uma lubrificação e, nessa mucosa que a bactéria acaba se assestando e acaba colonizando e, nessa colonização que ela produz toda a infecção, a produção da secreção e tudo mais, com o passar do tempo se você não trata aquela mucosa vai inchando, vai ficando totalmente espessa e irregular, torta, ela fica uma camada totalmente irreconhecível do que é o seu normal e, quando se chega nessa fase muitas vezes você vai tratar e ela já não volta mais ao normal, então muitas vezes a pessoa com sinusite crônica tem uma dificuldade muito grande para conseguir uma cura total.

Além de dificultar no dia a dia, essas doenças prejudicam até mesmo o trabalho da pessoa. Cuidar da saúde é tarefa para o ano inteiro, mais se você sofre de alguma doença respiratória cuide ainda mais no inverno e, lembre-se de procurar o médico para fazer o tratamento certo.

Rinite Causas e Tratamento
Por Favor Avalie Esta Postagem

Gostou? Deixe O Seu Comentário Aqui!

2 Comentários

  1. Pingback: Unha de Gato é Medicinal - A Essência de Mulher

  2. Pingback: Tratamento Para Asma e Bronquite - A Essência de Mulher

Muito Obrigada Por Participar