Queimadura 11 Dicas De Remédios Caseiros

Desde o inicio da civilização, que o remédio caseiro  vem ajudando a aliviar a dor de uma queimadura e, contribui para a cicatrização. Uma dica muito importante, nunca use gelo em uma queimadura. Ele pode reduzir o fluxo de sangue para a pele e ainda provocar danos ao tecido.

Uma ação imediata é colocar a região atingida, sob água corrente na temperatura normal, para parar a sua progressão seja interrompida , mantendo a área resfriada por pelo menos 20 minutos, se possível.

1 – O que mais ajuda nessa hora é aloe vera, sendo o remédio mais conhecido para queimaduras, vai parar a dor, a inflamação, reduzir o inchaço, pele é estimulada e ajuda a reparação.

Saiba Como Tratar Da Queimadura

queimadura 11 remedios aloe

Mas se você não tem a planta aloe vera, também conhecida como babosa que é uma das plantas medicinais muito importante, então estes outros produtos ajudarão no caso de queimaduras superficiais.

2 – Creme dental menta é ideal para quando você acidentalmente tocar em algo quente sem uma proteção, ou atingido por algo que esteja fervendo.

Tenha sempre um  creme dental mentolado na cozinha como uma solução caseira para aliviar uma pequena queimadura. Primeiro, resfrie a área atingida com água na temperatura natural, em seguida com movimento suave seque com uma toalha de papel toalha e cubra com uma camada do creme dental.

3 – A essência da baunilha é ótima para pequenas queimaduras. Use uma haste flexível umedecida com um pouco de baunilha e, aplique a solução suavemente sobre a pele queimada. A evaporação do álcool existente no extrato de baunilha vai resfriar a queimadura, aliviando a dor.

4 – O sache de chá é uma das soluções que temos em casa. O chá preto contém ácido tânico, que tem a propriedade de extrair calor da queimadura para ajudar na redução da dor.

Coloque dois ou três saches molhados de chá preto sobre a queimadura, utilizando gases para posiciona-los no lugar certo.

5 – O vinagre é um produto que sempre está presente na cozinha da sua casa. O vinagre branco contém ácido acético,, um componente da aspirina que pode ajudar a aliviar a dor, comichão e a inflamação de uma queimadura.

É também um antisséptico e adstringente, por isso vai ajudar a manter a queimadura livre de infecções.

O vinagre também retira o calor da queimadura, ajudando a dor a ser atenuada naturalmente. Mergulhe toalhas de papel em vinagre diluído em água, para criar uma compressa ou use hastes flexível para aplicar delicadamente o liquido sobre a queimadura.

queimadura mel

6 – O mel é um antibiótico natural, que ajuda a prevenir que a queimadura seja infectada. Ele possui o PH equilibrado, sendo um produto inóspito para bactérias, por isso, uma vez aplicado no local, ele também pode matar qualquer tipo de bactéria ou infecção existente e persistente na pele.

Mel também vai resfriar a queimadura, aliviar a dor e ajudar a pele a restaurar.

7 – Veja que o teor de gordura e proteína existente no leite reduz a dor na queimadura e promove a cura. Mergulhe o local atingido pela queimadura no leite por uns 15 minutos para ter um alívio.

8 – Outra dica é a aveia que tem uma propriedade que refresca a pele e reduz a inflamação. A aveia é particularmente útil na cura da queimadura. Adicione uma xícara de aveia num recipiente com água o suficiente para um banho e deixe de molho por 20 minutos para amenizar a dor da queimadura quando for de grande área.

Para áreas menores, adicione um pouco de aveia em uma pequeno recipiente  com água e mergulhe a área afetada. Deixe uma fina camada de aveia sobre o local atingido para reduzir ainda mais a irritação.

Para aliviar a dor adicione, um pouco de bicarbonato de sódio na água que será usada para o banho. Bicarbonato de sódio ajuda a amenizar a inflamação da pele.

queimadura oleo de coco

9 – O óleo de coco é uma excelente fonte cicatrização para pele, por possuir a vitamina E, também contém ácido graxo que é antifúngico e antibacteriano, que ajuda a manter a queimadura livre de ser infectada.

Se uma queimadura solar  deixar uma marca desagradável na sua pele, um remédio caseiro sugerido é a adição de suco de limão no óleo de coco e massagear o local.

A propriedade ácida do suco de limão irá ajudar a clarear o local enquanto o óleo de coco ajuda a curar, evite a exposição ao  sol por um bom período.

10 – Um químico francês descobriu o poder de cura do óleo de lavanda, no ano de 1900. Tudo ocorreu quando ele queimou gravemente a mão em um acidente no laboratório e, mergulhou a parte do corpo em um recipiente com óleo essencial de lavanda.

Este óleo aliviou a dor da queimadura e a região foi curada rapidamente. Misture 1 colher de chá de óleo essencial de lavanda pura em cerca de meio litro de água em uma garrafa de nebulização.

Agite e aplique spay no local queimado na pele, quantas vezes for necessário. Outra dica é o óleo da árvore, e o chá da hamamélis, que são remédios eficazes para uma pequena queimadura.

11 – A vitamina C promove a cicatrização de feridas e  produção de colágeno, que é a matéria base da nova pele que irá surgir. A vitamina E é um antioxidante que ajuda a reparar e proteger a pele.

Para acelerar a cicatrização de uma queimadura, um remédio caseiro ideal é comer alimentos ricos em vitaminas C e E ou tomar 2.000 miligramas de vitamina C e 1.000 UI de vitamina E por uma semana ou após a queimadura.

Você pode até mesmo quebrar uma cápsula de vitamina E e aplicá-la diretamente sobre a queimadura para ajudar a curar e prevenir cicatrizes.

Primeiros Socorros: Em todas as situações inesperada, seja em casa ou em uma viagem, o kit de primeiros socorros é fundamental para os primeiros cuidados em casos de pequenos acidentes.

No kit de primeiros socorros deve conter uma base de materiais a fim de que as pessoas possam ser socorridas em diversas situações.

Entre esses materiais, podemos destacar o álcool, a água oxigenada, o iodo, o soro fisiológico, o algodão, os cotonetes, a fita adesiva, as luvas, o termômetro, a tesoura, os antissépticos, as ataduras, as bolsas de água, as compressas, o esparadrapo e os rolos de gaze.

Mas não basta estar munido desses produtos é preciso conhecê-los bem. Isso é saber para que seja útil, em quais situações podem ser usados e como aplicá-los na vítima.

Por isso, vale buscar conhecimento sobre cada item e os procedimentos corretos. Dessa forma, a vítima receberá o melhor socorro possível, impedindo um agravamento no seu quadro de saúde.

Na dúvida, deixe alguém mais qualificado prestar o devido socorro e, se for o caso, leve o acidentado ao hospital mais perto ou chame uma ambulância.

Queimadura 11 Dicas De Remédios Caseiros
5 (100%) 1 vote

Gostou? Deixe O Seu Comentário Aqui!

2 Comentários

Muito Obrigada Por Participar