Proteínas No Organismo Humano

As proteínas são somente para crescer músculo? Hoje iremos tratar de um assunto muito importante e que as proteínas na verdade é macro moléculas, formadas a partir de aminoácidos que tem inúmeras funções no seu corpo, inclusive elas ficam armazenadas no músculo.

As proteínas servem para um monte de coisas, as proteínas servem para transportar outros nutrientes, as proteínas servem para formação de enzimas, formação de hormônios, insulina, hemoglobina, ela tem inúmeras funções em nosso corpo, todas as células do corpo tem proteína, então a gente não vive sem proteína.

As proteínas não são o simples fato de fazer atividades físicas para ganhar massa e ficar forte, ficar trincado, sarado ou qualquer que seja.

proteínas-materia-primaTem alguns exames que você consegue fazer, que da para diferenciar a quantidade de proteína que se consome e a quantidade de proteína que excreta pela urina.

Essa avaliação é feita através do nitrogênio urinário, porque a formação da molécula da proteína tem nitrogênio na sua formação e o rim acaba eliminando uma parte desse nitrogênio.

Através de alguns exames se consegue saber se realmente a pessoa está consumindo ou está gastando a mais do que se consome para se saber se realmente esse balanço nitrogenado é realmente positivo ou negativo

O profissional consegue contrabalancear realmente se a alimentação está saindo equilibrada ou não. Existem outros exames que vai lhe ajudar tais como: o exame de função renal, de função hepática, tem N exames que se consegue detectar e até pela própria alimentação.

A Função Das Proteínas No Organismo

proteínas-alimentosMuitas vezes uma pessoa por um acréscimo ou um consumo muito alto de proteínas simplesmente ela deixa de ganhar massa para começar a ganhar gordura.

Você tem que observar que o nosso organismo tudo que vem a mais ele não vai desperdiçar, ele vai guardar de algum jeito.

Muitas vezes o excesso de proteínas pode além de interferir no rim interferir no fígado, ele vai acabar armazenando e a pessoa acaba ganhando peso não de massa e sim de gordura.

As proteínas não são todas iguais, cada proteína tem uma formação diferente um tamanho diferente, o peso molecular diferente, com uma função diferente, uma estrutura diferente. A proteína é uma estrutura 3D, ela tem uma formação primária que é um filamento.

Com relação ao aminoácido o ovo tem todos os aminoácidos essenciais que a gente precisa. A carne tem quase todos, os aminoácidos vegetais das leguminosas tem a falta de algum ou outro, mais depende de certo tipo de alimento, por isso que você tem que complementar na alimentação.

A alimentação tem que ser completa inclusive nessa parte proteica, parte de aminoácido, porque cada alimento tem a sua característica, cada alimento vai nos fornecer um tipo de aminoácido um tipo de proteína que vai ter uma função diferente, seja estrutural, seja de enzimas, seja de transporte, seja de anticorpos, seja de N fatores e N tipos de proteínas, cada uma com a sua função.

Os anticorpos provem das proteínas, para formação de anticorpos você precisa das proteínas para proteção.

 

Papel Das Proteínas Nos Alimentos

proteínas-peixeQuando cai a imunidade é porque você precisa consumir proteínas, o colágeno são proteínas estruturais, proteínas de transporte.

Em resumo a falta de proteínas pode causar a falta de ferro no organismo, porque não vai ter onde estocar. Cuidado com a dieta da proteína e, qualquer dieta que é muito restritiva vai faltar algum nutriente.

Não é só porque é dieta da proteína, você tem que ingerir o carboidrato, ingerir gordura em quantidades adequadas e em equilíbrio.

A dieta da proteína, não é todo mundo que pode fazer, cada um tem o seu pensamento, não é aconselhável a fazer em longo prazo, tem indicação certa com os exames corretos.

Na dieta da proteína você tem uma perda de peso em curto prazo maior, por fatores que não é só de perda de gordura mais também por perda de outros nutrientes, inclusive perda de água, então tome muito cuidado com a dieta da proteína.

Na verdade a quantidade de proteínas que você tem que ingerir por dia em valores calóricos, se for pegar de um total de caloria. Tem que calcular mais ou menos de 15% a 20% do valor calórico total do plano alimentar, é proteína.

Se você for pegar em quantidade de gramas por quilo, gira em torno de 1gr a 1,3gr por quilo por dia de proteína. Veja bem, se você pesa 50 kg, você pode ingerir de 50 a 80 grs de proteínas, sem contar os que fazem atividades físicas, porque quando se faz tem que ingerir mais proteínas.

As Proteínas Nos Vegetais e Leguminosas

A Essência de Mulher apresenta para você nesse artigo um assunto referente as proteínas no organismo humano, que são encontradas também nos peixesSe você não faz atividades físicas, é sedentário e ingere 2 a 2,5 gramas de proteína por quilo por dia, você não vai ter benefício, você vai acabar ganhando peso, não em relação a massa muscular.

Agora se você faz atividades pesada, com alimentação balanceada uma qualidade boa de alimento que vai fornecer as proteínas, ai sim, você tem os benefícios desses alimentos e dessas proteínas.

Você deve tomar muito cuidado com a qualidade e com a quantidade de proteína que você vai comer. Aqui vai uma dica os vegetarianos tem que ter uma alimentação bem balanceada para poder atingir todos os aportes proteicos e o tipo de aminoácido que ele precisa ingerir.

Tudo tem proteína, você tem que prestar atenção aos alimentos proteicos. A maioria dos alimentos é composta de todos os macros nutrientes. Em um plano alimentar o nutricionista vai falar do ovo, da carne, do leite, do frango, do peixe, do porco, então os outros tipos de alimentos se encaixam no carboidrato na gordura, mais muitas vezes a carne também tem a gordura que se conta como proteína.

Muita coisa tem proteína que a gente não sabia e, mais do que isso, ela não serve só para recuperação muscular, para ganho de massa magra, serve para um monte de outras coisas. Vamos manter as nossas proteínas em dia, escolhendo sempre as melhores opções.

Muito obrigado por você ter lido este artigo e gostaria da sua participação fazendo um comentário num espaço abaixo designado. Você também poderia encaminhar este artigo para um amigo ou uma amiga para que tenham informações úteis.

O blog A Essência de Mulher já vem algum tempo apresentando para você informações relevantes afim de contribuir no crescimento diário. Várias opções tenho apresentado para que você possa conhecer e decidir o que é melhor para sua qualidade de vida.

Proteínas No Organismo Humano
5 (100%) 1 vote

Gostou? Deixe O Seu Comentário Aqui!

2 Comentários

  1. Pingback: Vitamina D Os Benefícios Para Sua Saúde - A Essência de M..

  2. Pingback: Fígado Humano Cuidados - A Essência de Mulher

Muito Obrigada Por Participar