Ovario Policistico

Ovário policístico  vamos falar sobre as duvidas e explicar, pois existe muitas mulheres que estão tentando engravidar e não estão conseguindo, porque tem ovário policístico, vamos ver por que tudo isso e o tratamento que pode e deve ser feito caso você esteja nessa situação.

O ovário policístico, o próprio nome diz que é um ovário que tem muitos cistos e o cisto em medicina é todo conteúdo que é circunscrito e se vê como uma bolinha cheia de liquido no ultrassom, então quando se vê um ovario no ultrassom e observa que esse ovario tem vários cistos a medicina chama de ovário policístico.

Muitos poderão perguntar o que são esses cistos? O óvulo ele fica guardado dentro de um cistinho que chama folículo, então ovário policístico é um ovário que tem muitos óvulos, algumas mulheres que tem ovários policísticos podem ter a síndrome dos ovários policísticos, são coisas diferentes.

Ao observar o ultrassom e vê um ovário cheio folículo, cheio de óvulo se pode dizer que esse ovário é um ovário policistico, existe alguns critérios, por exemplo, tem que ter mais do que doze folículos periféricos para dizer que é um ovário policístico.

Para dizer que alguém tem uma síndrome além da imagem ultrassonográfica, precisa ter outros sinais e sintomas; que pode ser aumento de pelos, acne, aumento de peso, são sinais e sintomas que vem acompanhados desse exame ultrassonográfico de ovário policístico.

Quem tem o ovário policístico pode ter uma alteração da ovulação, são mulheres que tem muitos óvulos só que pelo fato de ter muito óvulo, existe um desequilíbrio da regra da ovulação, então tem muito óvulo os hormônios ficam alterados e a pessoa não consegue ovular, por isso que algumas mulheres que tem a síndrome do ovário policístico, que tem o ovário policístico, pode ter essa alteração da ovulação.

Quando há uma mulher se queixando da menstruação espaçada, que não vem que vem a cada quarenta a cinquenta dias e, ao observar a imagem ultrassonográfica de ovário policístico que provavelmente essa mulher vai ter uma dificuldade na ovulação para engravidar.

Para corrigir essa situação existe inúmeras medicações que se consegue melhorar esse ovario policístico. Algumas mulheres que tem ovário policístico tem uma situação chamada de hiperinsulinemia, que é a insulina um hormônio responsável pela entrada da glicose na célula.

Então se a insulina esta aumentada, porque ela tem uma dificuldade dessa entrada de glicose na célula, então muitas mulheres com ovário policístico vem com outros comemorativos como, por exemplo, aumento de peso, hipertensão, dislipidemia que é o aumento do colesterol mais isso é outra característica.

ovário policístico Tem Cura

ovario policistico1 sindrome

Dependendo da fase da vida da mulher, por exemplo, ela não quer engravidar e está só evitando usa-se um anticoncepcional e os ovários vão ficar quetinhos, ela não vai ter nenhum tipo de repercussão.

Se a mulher tiver o desejo reprodutivo, querendo engravidar e não está conseguindo por causa das alterações hormonais, não está menstruando, não está ovulando se pode induzir a ovulação.

Agora existem mulheres que tem ovário policístico e não tem dificuldade para engravidar, porque é um dos sintomas, ela pode ter aumento da acne, cabelo oleoso, pode engordar mais ela pode não ter as alterações menstruais, as alterações ovulatórias.

A prevalência de alterações menstruais é muito alta, então das pessoas que tem ovário policístico oitenta por cento tem alteração menstrual, não menstrua ou menstrua muito espaçadamente, mais uma parte dessas mulheres não cursam com esse tipo de sintoma e não vão ter problema para engravidar.

O ovário policístico normalmente vem aumentado de volume justamente por conta desses aumentos de numero de folículos, é maior porque têm mais óvulos, mais cistos.

Existe um hormônio que se pede no exame, que é o hormônio anti-mulleriano que é produzido pelos folículos pequenos e as mulheres com ovario policístico, esse hormônio anti-mulleriano é super auto, diferente, por exemplo, nas mulheres que estão próximo da menopausa, que o hormônio anti-mulleriano ele é bem baixinho, então é outro tipo de hormônio que esta aumentado nessas mulheres.

É importante dizer que tem algumas mulheres que esse quadro de ovário policístico é acompanhado do aumento de peso, de obesidade e de aumento de insulina, não são todas, mais algumas tem essas características, se ela faz atividade física, se emagrece com certeza o padrão de ovulação dela vai melhorar.

Então muitas mulheres que estão obesas e com ovário policístico e com irregularidade menstrual, o ideal é emagrecer, faça atividade física e, muitos casos as mulheres conseguem engravidar até espontaneamente, então a vida saudável, melhorar a qualidade de vida pode ajudar também.

Para se induzir a ovulação existem alguns medicamentos que se utilizam alguns de via oral que são os mais simples e, outros de via injetável por via subcutânea que são hormônios que fazem com que aquele estimulo, que a gente recebe da nossa hipófase, porque a hipófase é uma glândula que fica dentro da nossa cabeça e ela é o comandante de todos os órgãos  glandulares do nosso corpo inclusive dos ovários.

Sintomas De ovário policístico

ovario policistico doutor

No ovário policístico, a síndrome nessa orquestra está desajustada, então se ajusta essa orquestra com esses hormônios.

Então se dá pulsos desse hormônio que não está bem sincronizado nas mulheres com ovário policístico para que ela consiga recrutar, porque o problema da mulher com ovário policístico não é não ter ovulo ela não consegui recrutar e não consegui fazer com que um cresça até a ovulação.

Acontece que o folículo está com um diâmetro de cinco a dez milímetros, e para se ovular é preciso que esse folículo cresça até um tamanho de dezoito a vinte milímetros e, nessas mulheres que tem essa anovulação isso não acontece se  não der um estimulo, então tem que dar ou medicação por via oral ou medicação por via injetável para que aconteça este estimulo e ovule espontaneamente.

ovário policístico e ovário micropolistico são a mesma coisa, o Micro por que os folículos são pequenos, ou seja, são sinônimos.

Os ovários policísticos apesar de terem muitos folículos existem algumas mulheres que são mais resistentes a esses hormônios, é uma mulher que tem muitos óvulos mais que muitas vezes é de difícil manejo, tem que ser muito cauteloso em dar a medicação.

Se dar uma dose muito alta a mulher com ovário policístico vai ovular mais, o problema é quanto ela vai ovular, então se vai fazer uma relação programada, se faz a indução da ovulação para ter uma relação em casa e não ovula mais do que três folículos.

Mais do que três óvulos corre o risco de múltiplos mesmo em algumas mulheres que tem alguns outros fatores associados ou então são mais velhas e tem ovário policístico, se essa pessoa for submetida a um tratamento de reprodução assistida mais complexo, por exemplo, uma fertilização em vitro, que não se tem uma limitação de folículos que vai produzir.

Porque se vai pegar os óvulos e fertilizar no laboratório e colocar o embrião, um ou dois, dentro do útero e não se pode dar uma dose muito alta, porque essas mulheres tem um maior risco de fazer uma situação chamada hiperestimulação ovariana, chama síndrome do hiper estímulo ovariano e, com isso os ovários ficam muito aumentados justamente por que todo esses micro folículos crescem.

O fato do ovário ter aumentado começa a produzir uma série de hormônios e uma série de substancias e dentre essas substancias a gente tem uma que altera a permeabilidade dos vasos sanguíneos e dai a proteína de dentro dos vasos sanguíneos vai para fora dos vasos sanguíneos.

A mulher fica com a barriga cheio de água, os ovários aumentados, pode ficar com água no pulmão é uma situação que pode até ser muito grave e necessitar até de UTI, então por isso que vai induzir a ovulação, sempre precisa fazer um acompanhamento ultrassonográfico, justamente para evitar os riscos de ter quíntuplo e sêxtuplo.

Tratamento ovário policístico

ovario policistico exame

Para se ter uma ideia, o ovário policístico é prevalente na população, cerca de 20% a 30% de todas as mulheres tem ovário policístico, não é da síndrome, mais do ovário policístico é bastante.

Se vai responder ou não a medicação existem uma série de outros fatores ; idade, aumento de peso, porque isso esta relacionado a resposta ovariana, se tem algum outro fator de infertilidade associado. Mais o que se observa é que se essa mulher for bem assistida e fizer o uso das medicações mais de 20% vão responder e conseguir engravidar espontaneamente.

O ovário policístico se não está estimulado não é comum que ele seja associado a dor, então dor pélvica, dor para menstruar, é muito mais associado, por exemplo, a endometriose do que o ovário policístico, se a gente induz o ovário e fica aumentado, muitas mulheres sentem um desconforto abdominal, uma colicazinha.

A cólica é a maneira que o ovário se comunica com a gente, então essa dor pode acontecer, o anticoncepcional é um dos tratamentos que pode ser utilizado para regularizar o sintoma do ovário policístico se ela não quiser engravidar, agora se ela quiser engravidar é importante que consulte o ginecologista justamente para ver a necessidade de induzir a ovulação.

O folículo que é o cisto vai crescendo de tamanho e partir do diâmetro se consegue dizer quando ela vai ovular e, dai é só namorar em casa.

A resistência a insulina pode aparecer sem os ovarios policisticos, algumas mulheres que tem ovário policístico podem cursar o aumento da insulina.

Nessas mulheres alguns estudos mostram que elas podem se beneficiar sim desses anti hipoglicemiante, por exemplo, a metformina que é o nome genérico é um dos medicamentos que é utilizado e, se a gente diminui a insulina da pessoa ela pode corrigir a ovulação, então esse é um dos tratamentos para corrigir a hiperinsulinemia e ai sim fazer com que essas mulheres que tem essa situação consiga ovular espontaneamente.

O ideal é que você procure o seu ginecologista e converse com seu endocrinologista e faça tudo junto para ter um resultado satisfatório, que é a essência do tratamento.

Ovario Policistico
Por Favor Avalie Esta Postagem

Gostou? Deixe O Seu Comentário Aqui!

5 Comentários

  1. Tenho ovário policísticos e fiz tratamento e engravidei de gêmeos posso mestruar normal

    • Olá Kátiap Martins, muito obrigado pela participação. Sim nada irá impedir.

  2. Pingback: Sintomas da Menopausa - A Essência de Mulher

  3. Pingback: Como Tratar Cravos No Rosto - A Essência de Mulher

  4. Pingback: Como Cuidar Do Rosto Com Acne - A Essência de Mulher

Muito Obrigada Por Participar