Outubro Rosa Prevenção e Diagnóstico Precoce

Este é o mês conhecido como outubro rosa, com campanhas de prevenção e diagnóstico precoce do câncer de mama. Embora muitos nem sabem deste movimento em prol da vida, neste mês é voltado para as mulheres e em novembro o chamado novembro azul, agora direcionado para os homens. Todo câncer se caracteriza por crescerem de uma maneira muito rápida no nosso organismo.

As células neste caso crescem de maneira desordenada, o aumento desse crescimento das células, podem criar o que se chama de tumores e, esses tumores podem ser malignos ou benignos, nos casos das mulheres existe um tumor que mata muito e, se consegue uma melhora tão simples que é o prevenir do câncer de mama, estamos falando do outubro rosa.

O câncer de mama tem uma faixa de idade mais prevalente na mulher, acima de quarenta anos, embora mulheres cada vez mais jovens estejam tendo câncer de mama. O câncer de mama é uma doença que demora em média, para ter um centímetro, em torno de dez anos, mais em três meses ele dobra de tamanho, por isso a importância da rapidez do diagnóstico, para que seja cada vez mais rápido e precoce, iniciando o tratamento logo em seguida.

O começo do diagnóstico, parte de você com o autoexame, que é o exame por palpação, mais nesse exame você vai conseguir detectar geralmente os tumores com dois centímetros de tamanho e, o ideal é detectar tumores menores. Atualmente o método mais eficaz é a mamografia, mais divulgada no mês de outubro o conhecido outubro rosa.

A mamografia detecta tumores muito pequenos e, quanto menor mais a chance de sobre vida, tumores até de um centímetro tem noventa e cinco por cento de chance de cura, praticamente é uma cura total.

Outubro Rosa 2014

 

outubro rosa

Ação Outubro Rosa

Com base nesse percentual é que se trabalha muito para que o diagnóstico seja precoce. É muito importante que você mulher se conscientize, não tenha medo, e sim fazer os exames de rotina, a partir de quarenta anos anualmente e, mulheres que tem na família parente de primeiro grau, como tias, mãe e irmãs devem iniciar essa busca antes, já com trinta e cinco anos. Abaixo de quarenta anos o método mais fácil de diagnóstico seria através do ultrassom, porque a mama da mulher é mais densa e, depois dos quarenta anos a mama vai sendo substituída por gordura e a mamografia é o método mais adequado. O importante é, se notar alguma coisa na palpação, pode ser axilar, debaixo do  braço ou mesmo na mama ou as vezes notar algum corrimento na mama, algum  local que a pele esteja descamando um pouco diferente, qualquer sinal na mama, é importante que se procure o médico, porque já é constatado essa doença em pessoas bem jovem, não é habitual. As causas do câncer de mama, são os fatores genéticos, mais não se tem ainda uma confirmação da ligação direta com algum fator, o câncer de mama é multi fatorial.

Agora com relação a prevenção é muito difícil, teria que se ter uma vida muito saudável, não ter hereditariedade, uma alimentação extremamente boa, uma vida sem stress que é quase impossível. O que se fala muito é de diagnóstico precoce, mais lógico que uma vida sedentária, o cigarro, bebida alcoólica, obesidade, todos são fatores que pode ajudar no processo do câncer de mama.

A hereditariedade não chega mais que sete por cento, é muito pequeno os casos hereditários, a maioria dos casos não tem ninguém na família, então provavelmente uma mutação genética e também, é uma coisa que se associa muito é o stress.

Outubro Rosa A Mamografia

 

Outubro Rosa

Outubro Rosa Combate ao Câncer

Os problemas emocionais muito fortes que a mulher passou por um período, alguns traumas, perdas familiares, separação, são traumas que marcam muito a mulher e, acaba as vezes depois de um período de dez anos em média desenvolver um câncer. A lei dos sessenta dias já esta em vigência mais de um ano, é uma lei que preconiza que a partir do momento do diagnóstico, do resultado do anato patológico até o início do tratamento, que pode ser a quimioterapia, a radioterapia ou uma cirurgia não ultrapasse sessenta dias. Na verdade o ideal é chegar num prazo de um mês, mais ajuda muito que essa lei seja de sessenta dias, porque até pouco tempo uma pessoa demorava oito meses para ter um diagnóstico e, como foi dito que demora três meses para esse tumor dobrar de tamanho e, quanto maior diminui a chance de vida, a gente vê a importância de um tratamento cada vez mais precoce. Outubro rosa, este é o mês de avaliar a saúde da mama e consequentemente a sua.

Aqui vai uma dica quem tiver numa situação acima de sessenta dias, que já esteve com seu resultado e está com dificuldade do seu tratamento tem um site www.otempocorrecontra.com.br, é importante que se faça a denuncia para se saber da dimensão do problema e, como a lei está sendo realmente cumprida ou não.

Com relação a reincidência do câncer depende muito do tipo de tumor, quanto mais cedo for diagnosticado, a porcentagem de cura é muito grande, só que não se consegue esse diagnóstico tão precoce. Grande parte das mulheres, o tratamento prolonga por um período de alguns anos, ou seja, ele não é tão rápido, porque tem a cirurgia, a quimioterapia e a radioterapia.

Outubro Rosa Consulta Preventiva

 

outubro rosa

Outubro Rosa Exame Preventivo

A quimioterapia é um procedimento onde se injeta uma mistura de medicamentos que vão destruir a célula tumoral, existe agora uma tendência de tomar a quimioterapia oral, que não precisa ser injetado, é durante a quimioterapia que as mulheres ficam mais traumatizadas com a queda do cabelo. Nem todas as quimioterapias ocorrem a queda de cabelo, depende do medicamento, tem medicamentos que dão queda de cabelo e outros não, então as mulheres tem muito medo da quimioterapia. É importante focar que é um medicamento que vai destruir as células tumorais. O efeito colateral acontece e, ela não só destrói células tumorais, mais também destrói células normais, principalmente células que se multiplicam mais rápido na mulher, as células sanguíneas, então ocorre uma destruição maior, por isso que a imunidade cai durante a quimioterapia e, muitas mulheres entram em menopausa durante esse período, porque dentro do ovário os óvulos também são afetados pela quimioterapia.

A atual discussão é sobre a fertilidade da mulher depois de uma quimioterapia durante o tratamento. Como está atingindo mulheres cada vez mais jovens numa fase de reprodução e, o câncer está tendo uma chance de cura cada vez maior, essas mulheres pode ter a chance de cura, ser jovens e ter a dificuldade de engravidar depois.

Está surgindo uma nova especialidade para colher esse grupo de mulheres. A radioterapia é uma radiação que destrói localmente o tumor. Existe agora métodos que a radioterapia é feita durante a cirurgia, para o procedimento cirúrgico e faz a radioterapia local ou se faz um processo prolongado diário, em torno de umas trinta sessões de radioterapia. Para você que leu este artigo e saber mais ainda sobre esse problema de saúde, como prevenir e como conseguir diagnosticar o começo da doença, porque a chance de tratamento é bastante favorável.

Outubro Rosa Prevenção e Diagnóstico Precoce
Por Favor Avalie Esta Postagem

Gostou? Deixe O Seu Comentário Aqui!

1 Comentário

  1. Pingback: Saúde Da Mama Fatores De Risco - A Essência de Mulher

Muito Obrigada Por Participar