Os Cuidados Com Recém-Nascidos

Os cuidados com recém-nascidos começam quando eles fazem uma transição da vida de dentro do útero para fora do útero, que consiste uma mudança drástica. A saída do ambiente uterino exige adaptações do organismo do recém-nascido a começar pela temperatura que dentro da barriga da mãe e de cerca de trinta e sete graus (36 º c), enquanto no ambiente externo ela fica em torno dos vinte e seis graus (26 º c) e por isso que o berço aquecido é tão importante, ele que vai ajudar o bebe nessa tarefa de recuperar o calor, outra adaptação que precisa ser feita rapidamente é a da respiração que fica ofegante ao ponto de fazer as abas do nariz do recém nascido mexerem visivelmente, a pele também reage a mudança de clima, enquanto na barriga da mãe o ambiente é úmido e ela está sempre bem hidratada fora dela está muito mais seca, essa é a razão da pele descamar especialmente nos tornozelos e nos pulsos, isso é natural e não precisa passar hidratantes. Os cuidados com recém-nascidos continua com exames da cabeça até os pés, detalhadamente num exame chamado Exame Físico Detalhado feito pelo pediatra geralmente nas primeiras quarenta e oito horas de vida. Os cuidados com recém-nascidos prosseguem e se vai em busca de sinais na evolução da parte neurológica, observa-se os sinais e a atitude do bebe, normalmente fica com os bracinhos e as perninhas dobradas, quando se meche em um dos braços ou uma das pernas ele estica o lado oposto, quando estimula o bebe mais bruscamente ele faz um reflexo com se estivesse tentando pegar no galho, fala se que é um reflexo ancestral nosso.

Os Cuidados Com Recém-Nascidos

os cuidados com recém-nascidosOs cuidados com recém-nascidos persistem é feito a avaliação do reflexo de piscamento, se for mexer perto do olhinho ele pisca, ele tem o reflexo de retirada, se alguma coisa vier perto do olhinho ou da boca ele tenta retirar, ele tem o reflexo de busca quando se coloca algo perto da boca e vai buscar como se fosse uma defesa, ele tem um reflexo de pressão, se colocado um dedo próximo da palma da mãozinha dele, ele vai prender e assim o pé também, nesse exame inclui um exame chamado teste do olhinho para avaliar se a retina reflete um reflexo vermelho, se for necessário é feito um outro tipo de exame para saber se tem algum problema entre o cristalino a córnea e a retina. Os cuidados com recém-nascidos devem ser metódicos e existe um exame da audição onde ai sim se vê a capacidade do bebe se a audição é boa ou não, se ausculta o coração, faz o exame da musculatura, faz o exame das articulações, faz o exame do abdômen, o aspecto físico do bebe, além disso, é avaliado as eliminações do bebe. Os cuidados com recém-nascidos não param e na sequencia se faz a tipagem sanguínea e também a tipagem sanguínea materna para saber se existe compatibilidade ou incompatibilidade entre o tipo do sangue da mãe e do bebe. Outro exame que é importante e obrigatório aqui no Brasil é o exame do pezinho que coleta algumas gotas de sangue da parte gordinha externa do pé exatamente do calcanhar do bebe, é importante saber que precisa se buscar o resultado do exame e se o exame tiver alterado não significa necessariamente que o diagnóstico está encerrado, há necessidade de se fazer um segundo exame para confirmação.

Assista o vídeo com várias dicas.

Recém-Nascidos Exames

os cuidados com recém-nascidosÉ normal que nas primeiras horas de vida nos primeiros dias de vida o bebe perca um pouco de peso, chega a perder de dois a três por cento de peso ao dia, nos primeiros três ou quatro dias, um bebe que fiquem setenta e duas horas, três dias é normal que ele saia perdendo até dez por cento e, lá pelo quarto ou quinto dia de vida ele deve começar a ganhar peso se a mamada for boa. Os cuidados com recém-nascidos devem ser observados com relação a alimentação ela é uma das prioridades de avaliação e segmento dentro do berçário, a prioridade é a amamentação exclusiva ao seio. Quando o bebe começa mostrar sinais no exame de que ele tem glicose pouco mais baixa do que os limites normais e a mãe ainda não tem uma previsão de produção do leite adequada, então informa a mãe da necessidade da entrada de um complemento, a entrada de um leite artificial. Os cuidados com recém-nascidos agora na rotina do berçário, todo dia ele toma um banho, todos os dias também se cuida do coto umbilical. A rotina do berçário é alterada quando o recém nascido apresenta icterícia que é uma coloração amarelada na pele e nos olhos, ela aparece devido ao aumento da bilirrubina no sangue, que é uma substancia metabolizada pelo fígado e eliminada pelas fezes, mas como o fígado do recém nascido ainda não está funcionando a todo o vapor ela se acumula na circulação. Existe um meio de abaixar e diminuir essa icterícia através da ação da luz.

os cuidados com recém-nascidosA luz azul quando incide na pele das pessoas diminui essa icterícia, normalmente se da um prazo de quinze a vinte e quatro horas pelo menos de banho de luz para fazer o efeito, existe a possibilidade de imunização do bebe para a tuberculose e para a hepatite B. No primeiro mês a rotina do bebe é muito metódica, o bebe mama depois ele é trocado e dorme. O ideal é que o bebe seja colocado no berço ainda acordado com isso ele acostuma que o berço é um local para dormir. Os cuidados com recém-nascidos exige que ele seja deixado em posição de costas, isto é de barriga para cima para dormir não usa-se mais colocar apoios no bebe para ele ficar de lado e muito menos travesseiros, não agasalhe demais o bebe, porque o agasalhamento excessivo também leva um pouco a depressão respiratória, para saber se ele está com frio ou calor devemos por a mão por dentro da roupinha do bebe na barriga ou no peito e não pegar na mão orelhinha ou cabeça, porque as extremidades ficam paradas e se apresentam mais frias. Quando o bebe recebe estimulação na pele que é o sentido mais apurado do bebe muito mais que a visão, muito mais que a audição e, muita gente segura o bebe ele sente essas vibrações, essas sensações diferente de cada pessoa, então se deve evitar que o bebe seja muito manipulado por muita gente nesse comecinho da vida. Os cuidados com recém-nascidos devem continuar e foi um prazer transmitir algumas informações para os pais, que os bebes cresçam num futuro muito brilhante. Se houver alguma duvida é só entrar em contato conosco que iremos responder. No próximo artigo iremos falar sobre a troca de fralda do bebe.

Os Cuidados Com Recém-Nascidos
Por Favor Avalie Esta Postagem

Gostou? Deixe O Seu Comentário Aqui!

Muito Obrigada Por Participar