Jose no Egito o Admirável

Jose tem uma história admirável, no livro de Gênesis é dedicado quatorze capítulos. Ele tornar-se á bênção para o Egito e também para muitas outras nações circunvizinhas. Enfatizo as dez características marcantes do caráter de Jose, que enfrentou inúmeras provações.
Os valores que fizeram de Jose um vencedor:
1. Tinha sonhos, uma visão do plano de Deus para sua vida (Gênesis 37:5). É triste saber que existe tanta gente sem visão e sem propósito cambaleando pela vida. Sem visão não há motivação. Sem visão a virtude se esvaíra para dar lugar ao ócio e ao vício. Sem visão não há perseverança. A visão concede significado ao processo como um todo, pois o objetivo é nobre. Vale a pena o sacrifício!

2.Confiava no amor e no cuidado de Deus — Sabia que Deus o amava. Sentir-se amado por Deus faz muita diferença na vida! O amor consola e anima. Não há nada melhor do que sentir-se amado e cuidado pelo ser mais poderoso do Universo!
3. Andava por fé e não se deixava abater pelas circunstâncias. Muitos desanimam em sua fé e outros tantos chegam a blasfemar de Deus diante de provações menores do que as que Jose enfrentou.
4. Era otimista — conseqüência natural de sua fé no amor de Deus e na sua Palavra, na visão que tinha do plano de Deus para a sua vida.

Jose o Carácter Admirável

Jose5. Era paciente e aprendeu a esperar em Deus — foram treze anos de grande provação: Odiado pelos irmãos que o invejavam; foi colocado no fundo do poço, pensaram em matá-lo, mas acabaram vendendo-o como escravo. Foi acusado injustamente e condenado à prisão. Experimentou a solidão e o desamparo familiar.
6. Via cada crise e dificuldade como uma oportunidade de crescimento — não se deixava abater — se sentia desafiado pelas tribulações. Adaptava-se facilmente a cada uma das situações adversas e logo conquistava a simpatia e a confiança de seus superiores (Gênesis 39:1-23 e 41: 39-41).

7. Não murmurava, em tudo dava graças ao Senhor — sabia que Deus tem o seu caminho na tormenta (Naum 1.3)
8. Não culpava os outros por seus infortúnios — confiava na soberania de Deus (Gênesis 45.5).
9. Era Jose  perdoador e misericordioso — não era vingativo — não guardava rancor — enxergava tudo do ponto de vista elevado de Deus (Gênesis 45 :15).
10. Possuía a sabedoria de Deus, que tem como princípio o temor do Senhor. Por esta razão não caiu em tentação com a mulher de Potifar. Era um homem honesto de caráter e princípios. Reto diante dos olhos de Deus. Não agia corretamente só porque outros estavam observando, mas porque temia a Deus que tudo vê (Gênesis 39 :10).
Revelou sabedoria também para administrar a casa de Potífar e para governar o Egito.

 

Por:  Ido Mello

Jose no Egito o Admirável
Por Favor Avalie Esta Postagem

Gostou? Deixe O Seu Comentário Aqui!

4 Comentários

  1. Ana Alves Vieira

    Falando de um Caráter! Mulher.

    • Muito obrigado pela sua participação Ana Alves Vieira. Um grande abraço.

  2. Pingback: Fibromialgia Tem Tratamento - A Essência de Mulher

  3. Pingback: Crescimento Espiritual Hoje - A Essência de Mulher em Deus

Muito Obrigada Por Participar