Hormônios Como Agem No Organismo

Os hormônios são incríveis. Você sabe o que é hormônio? Hormônio é uma substancia, é uma molécula que se tem no sangue que é responsável por levar a informação de um órgão pro outro.

Então são moléculas produzidas pelo seu corpo que vão sinalizar a comunicação de um lugar para o outro.

Quando se fala em hormônio se está falando de uma coisa muito importante pra vida, que são substancias responsáveis para levar as mensagens.

São eles que levam as informações do cérebro ou das glândulas para outras glândulas ou para outras células que vão regular o funcionamento dos órgãos e dos tecidos.

hormônios lamina

Uma pergunta que muitos fazem, por que as mulheres são comandadas pelos hormônios?

Veja bem as mulheres tem o ciclo menstrual e no ciclo você tem dois hormônios que vão ajudar o ovário a ovular, que é o hormônio LH e o FCH.

As mulheres têm o LH, o FCH, o Estradiol e a progesterona, são quatro hormônios que vão se comunicar ao longo do mês fazendo com que as mulheres consigam realizar o ciclo menstrual. Os homens tem o LH, o FCH e  testosterona que vai ficar constante ao longo do mês.

Hormônios Feminino Do Ciclo Menstrual

hormônio estudo

O homem não tem grandes oscilações da testosterona ao longo do mês. A testosterona é o principal hormônio masculino, é o que garante a formação de músculo, ter menos gordura, temperatura do corpo é maior.

Agora as mulheres tem o estradiol no começo do mês que deixa progressivamente mais fértil até o momento da ovulação, que é o período de maior fertilidade e depois tem a progesterona que deixa um pouco mais inchada,

O organismo chega nessa fase já não mais tão fértil, porque está em tese esperando uma gestação. Houve a ovulação e não sabe se vai ter neném ou não, porque o organismo é sinalizado por hormônios e ele não sabe se teve ou não a gestação.

Não havendo a gestação vai ter a menstruação com a queda dos hormônios estradiol e progesterona e, a mulher menstrua, havendo muitas oscilações durante o mês.

O corpo humano tem mais de duzentos hormônios e desses apenas vinte são dosados nos laboratórios e se necessário for aumenta-se a quantidade a serem analisados.

Hormônios e Suas Funções

hormônio idoso

Com o avançar da idade há uma redução de hormônios. Outra pergunta frequente é quando há uma redução da quantidade de hormônio?

Por exemplo, a mulher na menopausa para de produzir estradiol e progesterona que são os hormônios do ovário, pois o ovário entra no que se chama de falência.

Então o que causa a menopausa é a falência dos dois ovários, então ela para de produzir estradiol e progesterona, ela produz uma quantidade bem pequena.

A criança na idade de crescimento tem bastante hormônio de crescimento que é o GH, ao chegar no final do crescimento  já não tem tanta necessidade de GH e passa ter uma quantidade bem baixa do hormônio de crescimento.

Então conforme se vai envelhecendo o organismo vai passar a produzir uma mínima quantidade necessária de vários hormônios.

Os hormônios vão sempre sair de uma glândula em que eles são produzidos, e vão circular na corrente sanguínea e vão chegar na glândula, ou numa célula ou no tecido que eles vão agir.

A qualidade de ação é que vai determinar justamente a efetividade do hormônio.

A Qualidade Dos Hormônios

hormônio hipot

Por exemplo, se a pessoa tem bastante ou pouco, se tem receptor ou não para ele, se tem pouco ou muito hormônio isso tudo é que vai determinar o balanço hormonal que é o desequilíbrio hormonal ou não.

É importante que você entenda que se a pessoa tem muito ou pouco hormônio e às vezes se tem uma quantidade normal de hormônio, mais se tem um problema no receptor do hormônio.

Quando o receptor não está legal a qualidade do hormônio fica a desejar, não necessariamente porque o hormônio é ruim, mais devido o lugar que ele está agindo, está com algum problema ou por que tem alguma doença.

O hormônio vai sempre funcionar como mecanismo de chave e fechadura. Ou seja, cada hormônio é uma chave diferente que vai chegar no receptor e mandar produzir uma substancia.

Hoje iremos ficar por aqui com estas explicações básicas e no próximo artigo iremos falar da tireoide, insulina e atividades físicas.

Esperamos que ate agora você tenha compreendido as informações que apresentamos para você, este blog tem o objetivo de trazer  valiosas informações, pois só assim iremos ter uma saúde perfeita. #aessenciademulher

Hormônios Como Agem No Organismo
Por Favor Avalie Esta Postagem

Gostou? Deixe O Seu Comentário Aqui!

1 Comentário

Muito Obrigada Por Participar