Gripe Resfriado e Alergia Saiba A Diferença

Nesta época do ano é só da uma resfriada já vem a gripe, resfriado e alergia. É sobre este assunto que vou falar, o que é gripe, resfriado e alergia para que se possa saber a diferença.

As vias respiratórias sofrem muito nessa época do ano, que é o outono e o começo do inverno, porque existe as mudanças de temperaturas que são mudanças muito bruscas e as vezes bastante agressivas para o nariz e para o organismo respiratório e também nessa época do ano existe uma propagação muito maior dos vírus respiratórios.

Sim existe forma de prevenir a gripe e o resfriado, tanto a gripe quanto o resfriado são doenças respiratórias causadas por vírus e uma coisa muito importante, é esclarecer que são vírus diferentes.

gripe forte

A gripe é um acometimento do sistema respiratório mais não só do nariz e da garganta, Então a gripe pega atém do nariz e da garganta, aquele mal estar no corpo, aquela quebradeira, dores na junta, dores musculares, é o quadro geral do corpo.

O resfriado já é um quadro mais localizado no nariz e na garganta é mais leve e passageiro. Uma coisa muito importante que você deve saber que a principal forma de transmissão, tanto da gripe e quanto do resfriado é através das secreções que vem junto com a tosse ou com espirro.

Quando se espirra, por questão de educação se coloca a mão, na sua mão fica os vírus e, em superfícies como o vidro, aço inox, dentro do ônibus onde se pega, em uma mesa, em um corri mão de escada rolante, eles podem ficar vivo até dois dias.

A orientação é que se for espirar ou tossir dentro do possível e, o máximo de vezes usar um lenço descartável pra proteger as mãos, descartando o lenço a mão vai estar isenta dos vírus.

Se tiver contato em ambientes públicos onde circula muitas pessoas sempre usar um álcool gel e o principal sempre lavar bastante as mãos.

Sem duvida nenhuma lavar as mãos é uma das mais importantes prevenções pra gripe e resfriado. Os vírus da gripe e resfriado saem muito fácil com uma simples lavagem de mãos.

O vírus da gripe, de todas as gripes é um vírus que morre muito fácil, é muito simples acabar com ele, um detergente, um produto de limpeza que se passa, ele morre muito fácil com água, com álcool e com sabonete.

O problema está quando não se preocupa com ele, por isso que nessa época do ano cabe muito bem essa orientação.

Vamos nos preocupar para não transmitir e não pegar o vírus. O sistema respiratório é todo Interligado e o sofrimento também e, o nariz é o centro do sistema respiratório.

O nariz tem uma ligação direta com os seios da face, então no rosto temos os seios frontais etmoidais, os maxilares e os seios esfenoidal que fica atrás.

Muito importante principalmente nas crianças, que o nariz tem uma ligação direta com os ouvidos, então um problema no nariz pode refletir também com problema no ouvido.

Veja como é importante tratar rapidamente os quadros respiratórios pra não virar uma sinusite. Os seios maxilares são cavidades grandes que se ligam no nariz e acumulam uma secreção.

Gripe Resfriado e Alergia Sintomas Diferentes

gripe cuidado

Então quando a secreção da gripe é em excesso acumula lá dentro, ela não consegue sair e acaba virando uma infecção bacteriana que é a sinusite.

Devemos evitar que ela acumule, com as medidas de tomar bastante água e lavar o nariz com soro fisiológico.

O nariz entupido que todos tem durante uma gripe forte, que entope nos seios da face, por isso que tem que ser lavado para que a secreção seja eliminada, pois o vírus da gripe está lá dentro.

Uma gripe mal tratada, mal curada pede virar uma sinusite e pode se agravar de outra forma também. Principalmente a gripe, é muito importante que você entenda e ai já cabe principalmente aos mais idosos e as crianças menores.

A gripe é um quadro que se pode transformar em uma pneumonia, a gripe pode ser grave e levar a pessoa a risco de morte.

A pneumonia decorrente da gripe é tão grave que a pessoa realmente tem que internar. As pessoas idosas, vale apena chamar atenção, é que os mais idosos normalmente não tem febre.

Uma pessoa mais idosa se tiver com uma tosse persistente depois da gripe, aquele mal estar, mesmo sem febre, pode estar desenvolvendo uma complicação como pneumonia.

A ligação do nariz com os seios da face, os seios da face é bem grande, chega a caber uma bolinha de ping pong.

Veja o seio maxilar em um adulto é enorme, só que a ligação com o nariz é pequena, então o que acontece, se o catarro acumular no seio da face ele não consegue sair, porque o canal para o nariz esta entupido e acaba dando a complicação que é a sinusite.

O catarro não pode ficar grosso e para ele ficar fino tem que tomar muita água e lavar com o soro fisiológico também.

As secreções do nariz escorrem e esse catarro que fica engolindo quando a pessoa esta com gripe, ele pode ir para via respiratória e gerar uma laringite.

Agora na pessoa mais idosa e na criança menor o reflexo de expelir essa secreção nem sempre é tão bom, então essa secreção desce e escorre até o pulmão e gera a pneumonia.

Tem uma gripe que deixa o catarro na garganta que não vai e nem volta e fica incomodando. Bom esse catarro fica bem atrás e normalmente as pessoas acham que um spray na garganta ou um gargarejo vai resolver, mais isso não acontece.

A melhor forma de chegar e limpar esse catarro, que está alojado é através do nariz.  Tem que jogar bastante soro fisiológico no nariz ai sim ele vai lavar atrás.

O uso dos remédios que desentopem o nariz são medicamentos que tem que ser usados exclusivamente com orientação médica. Veja bem, o nosso nariz tem umas carninhas que chamam conchas nasais ou cornetos nasais.

Dentro do nariz esses cornetos incham e desincham que é um mecanismo natural. Na gripe os cornetos incham e entope o nariz e quando você pinga esse remédio que é o vasoconstritor ele age no corneto nasal o fazendo desinchar e ai a pessoa dorme.

Existe um problema, é importante alertar, que se isso repetir e a pessoa ficar pingando no nariz, pode viciar.

O nariz acaba entupindo e a pessoa acaba precisando pingar o remédio pra poder desentupir e, ai o que acontece? Acaba virando um ciclo, o nariz entope, a pessoa pinga desentope.

Daqui uma hora ou duas horas o nariz entope e a frequência do nariz ficar entupido aumenta muito mais pelo próprio uso do remédio.

Você com certeza deve conhecer alguém que anda com um desse remédio no bolso e fica pingando.

Soro Fisiológico O Mais Indicado

gripe alergia

Oriente essa pessoa esse remédio pode dar até arritmia cardíaca, pode dar sangramento nasal, ressecamento, dores no nariz, então o uso continuado não é indicado.

Para quem tem esse vício a muitos anos deve procurar um tratamento que é muito eficiente, que faz a pessoa parar de usar, o ideal é procurar o otorrino.

A pessoa que faz rinoplastia tem que tomar um cuidado muito grande e ter uma avaliação com o otorrino, porque se a pessoa já tem um desvio de septo e vai diminuir o tamanho do nariz.

Esse desvio de septo que antes não era muito significativo, ou seja, até que a pessoa respirava mais ou menos quando diminuir a cavidade do nariz esse desvio de septo passa a ser significativo e pode surgir alguns sintomas, isso pode acontecer. 

A vacina da gripe não gera a gripe, você não fica gripada com a vacina e nem resfriada. Muitas vezes a vacina pode gerar uma reação que é parecida com a gripe, mais não leva a gripe.

A vacina em algumas pessoas e, é um percentual muito pequeno, essas pessoas podem manifestar essa reação mais isso é passageiro e, continue a tomar a vacina.

A principal orientação é o uso continuado e constante do soro fisiológico, então pega o frasco que possui conta gotas e pinga várias vezes durante o dia.

O soro fisiológico não vicia, não gera problema e pode ser usado quantas vezes quiser durante o dia em pessoas de quaisquer idade. Rinosoro é o nome comercial de um medicamento que tem soro fisiológico mais um conservante, apesar de ser um medicamento muito clássico no mercado.

Existem medicações até como o próprio Rinosoro mais tem uma linha um pouco diferente, que é sem conservantes. O ideal é que se procure o medicamento sem conservante e, o soro fisiológico para usar o tempo inteiro.

Existe outro que falam que é da agua do mar não tem conservante e pode ser usado quantas vezes quiser durante o dia. Várias vezes ao dia é bastante saudável principalmente na época de ar seco.

No dia a dia se percebe que a alergia é oriunda da mudança do tempo, então se proteja da friagem, a friagem é aquela mudança de temperatura, tá no ambiente quente vai para o ambiente frio, cuidado com a mudança de temperatura que sem duvida nem uma atrapalha a via respiratória.

A secreção nasal que pode provocar mal hálito pode ser uma sinusite crônica e, a secreção pode estar escorrendo atrás da garganta gerando mal hálito, então esse tratamento é bastante eficiente nos dias de hoje, o ideal é consultar o otorrino.

Otorrinolaringologista Especialista

gripe otorrino

Ou seja, é necessário consultar o otorrino para ver se os seios da face estão inflamados, a secreção pode escorrer pelo nariz até a garganta e, na garganta quando está falando começa a gerar mal hálito.

Não existe gripe que duram 10 dias, a partir desse período certamente o vírus já foi embora e já deve ter alguma complicação, pode ser uma sinusite ou uma otite.

Isso é muito importante, o ciclo de vida do vírus no corpo é curto até mais ou menos uma semana, passou disso o ideal é procurar um atendimento médico.

A rinite pode causar dor na garganta e no peito em virtude da coriza. A coriza pode escorrer da mesma forma como a sinusite pode escorrer para garganta.

A coriza também pode ficar escorrendo para garganta e irrita é uma coisa chata principalmente nas pessoas alérgicas.

Não para e fica o tempo todo e pode drenar as secreções para as cordas vocais provocando a laringite. Inclusive se descer a secreção ocorre a traqueite, que são aquelas tosses fortes que chamamos de tosse de cachorro.

Você já percebeu que a tosse fica mais forte à noite, às vezes a pessoa passa o dia inteiro bem e a noite tosse muito?

Bom nós temos no nosso organismo a liberação de um hormônio que é o corticoide, o corticoide que muitas vezes se tem que tomar tanto via oral ou injeção.

O corticoide no ser humano é liberado só de manhã, só uma vez e, o corticoide é um hormônio protetor do nosso organismo agindo tanto como anti-inflamatório e como anti alérgico.

Quando chega a noite o nível de corticoide no sangue já está baixo, então se existe um nível de corticoide baixo uma imunidade rebaixada e um vírus agindo as doenças piora mesmo a noite.

A alergia é muito comum em algumas épocas do ano e a pessoa tem épocas de melhora e piora, dependendo então da exposição aos agentes alerginos.

Muito cuidado nessa época do ano para tomar bastante agua, evitar os agentes alérgenos, usar soro fisiológico para lavar o nariz e principalmente não deixar a casa fechada.

É muito importante que haja uma ventilação para que não fique mofo e umidade pois isso irrita muito o nariz.  A pessoa já tem aquela crises, já acorda espirrando, quem acorda espirrando todos os dias já sabe que tem um quadro alérgico.

O quadro alérgico é algo que é interno da pessoa é genético da pessoa ter a sensibilidade alérgica. Quando existe um estimulo externo, esse estimulo é que desencadeia toda reação.

O estimulo pode ser as mudanças de temperatura, poluição, poeira, pelos de cachorro, pelos de gato, mofo, umidade esses estímulos acabam levando o corpo a reagir, só que quando ele reage, reage de mais, então é muita coriza é bastante nariz entupido, coceira no nariz.

Em geral a pessoa que tem o quadro alérgico de nariz também tem um perfil de quadro alérgico no pulmão e na pele, então muitas crianças principalmente que tem a bronquite asmática associada a renite alérgica e a dermatite atópica também, esse é um estado alérgico da pessoa como um todo.

Espero que A Essência de Mulher tenha com esse artigo esclarecido a diferença existente entre gripe, resfriado e alergia, embora muitos tem esta duvida. Caso queira ter mais informações é só entrar em contato, um abraço deixe o seu comentário aqui em baixo.

Gripe Resfriado e Alergia Saiba A Diferença
Por Favor Avalie Esta Postagem

Gostou? Deixe O Seu Comentário Aqui!

1 Comentário

Muito Obrigada Por Participar