Fonoaudiologia Em Minas

A fonoaudiologia em minas, bem como a figura do fonoaudiólogo, é recente na história da saúde. O primeiro centro de estudos a oferecer formação naquilo que chamamos hoje de fonoaudiologia foi a uma universidade, na Hungria, em 1900. Entretanto, se tomarmos a fonoaudiologia como a ciência que lida com o fenômeno da linguagem humana, é de se esperar que estudos voltados para esse assunto sejam encontrados em épocas mais remotas, visto que nunca houve uma humanidade sem linguagem. Datado de aproximadamente 1700 a.C., o Papiro de Edwin Smith é considerado o texto mais antigo a fazer referência direta ao funcionamento do cérebro.  Nele são descritos 48 casos clínicos, dentre esses algumas descrições de problemas neurológicos com sintomas na fala. Aqui um breve relato do inicio desta atividade. Trecho retirado do artigo do site: descobrindoafonoaudiologia.blogspot.com .

Você sabe o que é fonoaudiologia e quem precisa de seus cuidados? Fonoaudiologia é a parte da ciência que se ocupa do bem estar na comunicação social. Elabora programas de prevenção, diagnóstica, habilita e reabilita a voz, audição, motricidade oral, leitura e escrita. Trata da comunicação humana, no que diz respeito a entender e ser entendido, se preocupando com as alterações e sequelas da fala, memória, compreensão, decodificação dos sons e interpretação dos mesmos. A Fonoaudiologia em minas trabalha com cinco áreas especificas: Audiologia: Diagnostica, previne e trata problemas de audição, realizando testes e exames para detectar possíveis perdas ou alterações auditivas. Trata o que já apresenta alterações e elabora programas de prevenção e diminuição de ruídos em empresas e fábricas; seleciona, ajusta e adapta próteses auditivas e aplica terapias fonoaudiológicas para surdos.

 

Fonoaudiologia Em Minas – Avaliações

fonoaudiologia em minasLinguagem: Previne e diagnostica toda alteração presente na comunicação humana seja ela adquirida ou congênita, de fala, leitura e escrita, ausência ou distorção de sons e fonemas. Trabalha também com a comunicação alternativa, para pessoas que ficaram com sequelas da fala vitimas de acidentes ou doenças adquiridas. Motricidade orofacial: É a parte da Fonoaudiologia que cuida das alterações, avaliando e tratando problemas relacionados com a sucção, deglutição, mastigação, respiração e fala. Voz: Trabalha para aperfeiçoar os usos da voz, principalmente para o profissional que a usa como instrumento de trabalho, seja ele, professor, apresentador, cantor, profissional de telemarketing, locutores, que tem o uso intenso da voz durante todo o dia.

Momento Saúde – Especialização Em Fonoaudiologia

fonoaudiologia em minasAs possíveis alterações são: rouquidão, soprosidade, fendas glóticas, nódulos vocais, cistos e edemas em prega vocal. Estas geram modificação no tom da voz, podendo trazer alterações mais sérias caso não seja prevenido e tratado o quanto antes. Saúde coletiva: É uma área de atuação fonoaudiológica que visa estabelecer estratégias de planejamento e gestão em saúde, na prevenção, e intervenção através do diagnostico popular, analisados a partir dos grupos sociais. Fonoaudiologia em minas se deu entre 1960 e 1970, foram criados os primeiros cursos de graduação em Fonoaudiologia, com o objetivo de legitimar o perfil de um profissional especializado nas práticas de habilitação e reabilitação de linguagem.

O fonoaudiólogo que atua na saúde coletiva deve gerenciar programas, campanhas e ações coletivas, amenizando assim os problemas populacionais. Duvidas? Entrem em contato e peça mais esclarecimentos, que iremos publicar aqui o tema que você escolher. Até mais.

Por: Miriane Magalhães  –  Fonoaudióloga

Fonoaudiologia Em Minas
Por Favor Avalie Esta Postagem

Gostou? Deixe O Seu Comentário Aqui!

Muito Obrigada Por Participar