Esclerose Lateral Amiotrófica Sintomas Iniciais

A esclerose lateral amiotrófica  (ELA) é considerada uma doença degenerativa do sistema nervoso, que acarreta paralisia motora progressiva, irreversível, de maneira limitante, sendo uma das mais temidas doenças conhecidas. (ABrELA)

Como não tem nenhum exame que nós façamos que de um diagnóstico exato, muitas vezes o profissional não se responsabiliza por um diagnóstico de esclerose lateral amiotrófica.

Antes da sua confirmação exata, porque juntamente com o diagnóstico de esclerose lateral amiotrófica tem o prognóstico.

Qual é o prognóstico? Doença degenerativa, evolutiva, irreversível, incurável e como alguns livros textos no passado diziam, não tem o que fazer pela doença, é fatal.

Desta forma o médico espera um pouco de tempo e, não pode, a pessoa não pode perder tempo, o médico não pode perder tempo.

Ao sentir alguma coisa diferente, que esteja acontecendo tem que procurar o médico e a pessoa tem que insistir com o seu médico em relação a possibilidade de um diagnóstico mais específico e, se houver um diagnóstico, tratamento específico.

Esclerose Lateral Amiotrófica Sintomas

esclerose lateral amiotrófica diagnósticoUma pessoa que tenha a esclerose lateral amiotrófica, ela tem o comprometimento da parte lateral da medula, a parte lateral da medula está associada ao controle do movimento, quando ela está comprometida os reflexos ficam prejudicados, o movimento começa a ficar mais endurecido, que é a espasticidade.

U movimento mais endurecido faz com que a pessoa tenha uma atividade mais endurecida, mais empobrecida e, isso faz com a pessoa tenha um cansaço.

A esclerose lateral amiotrófica, é  um comprometimento também das células da parte anterior da medula nervosa e essas células, elas dão a movimentação, elas mantem o trofismo muscular, o seu comprometimento faz com que a pessoa tenha fraqueza e tenha atrofia muscular.

;A associação portanto do comprometimento da parte lateral da medula mais a alteração da célula da parte anterior da medula, essa associação faz com que a pessoa tenha fraqueza muscular e assim o cansaço muscular.

Ao tentar abrir um recipiente não consegue fazer uma preensão adequada, ao andar o movimento é mais endurecido, ao andar o pé é mais caído e assim a sua energia é diminuída no decorrer do dia, é o cansaço, a fadiga e, isto tem que ser muito bem interpretado pelas pessoas, até aqui está sendo falado sobre a parte motora, braço e perna.

A enfermidade pode ser manifestada também por comprometimento da região dos nervos bulbares, que são aqueles que enlaçam a garganta, que é o ato do engolir, que é o ato do falar e, a pessoa começa a ter a dificuldade para mastigar, dificuldade para falar.

A doença não é só da pessoa, é da família, ela tem que interagir e mais ainda dentro daquela condição de envolvimento pessoa e familiar, existe um outro elemento chamado cuidador, que pode ser um familiar.

Esse cuidador tem a sua vida completamente modificada também, a pessoa está sendo tratada e o cuidador não, portanto para o profissional da área da saúde, ao tratar uma pessoa com esclerose lateral amiotrófica, ela tem que colocar na cabeça, que ela tem que tratar não só a pessoa, ela tem que tratar também o seu cuidador.

Tem que também se relacionar com a família da pessoa acometida e, o profissional quando fizer uma orientação para o paciente tem que trazer o cuidador junto, mais não passar para ele só a responsabilidade, tem que tentar interpretar também o que o cuidador precisa, porque se for orientado de uma forma adequada e, se der para ele uma certa proteção, aquele paciente será melhor protegido.

Se der uma proteção para família o paciente será mais bem protegido também, o protegido não no sentido de tira-lo da comunidade, o contrário, é leva-lo para comunidade em todos os momentos.

Esclerose Lateral Amiotrófica – ABrELA

esclerose lateral amiotrófica ela

A esclerose lateral amiotrófica não veio para ficar, ela veio para ir embora, nós vamos ultrapassar essas dificuldades e vamos resolver esse problema.

As pessoas com esclerose lateral amiotrófica são diferentes, são pessoas voltados a vida, são pessoas de centro e, em volta deles tem outras pessoas gravitando, eles não deixam de viver, eles não deixam de enfrentar novos desafios, eles não deixam de enfrentar novas condições clinicas, eles estão presentes.

Com eles se aprende a fazer a valorização de todos os momentos, com ele se aprende a valorizar isso que você esta fazendo agora, isso pertence a cada um, isso pertence a mim e pertence a você e, o próximo momento é de Deus.

A receita das pessoas com esclerose lateral amiotrófica, o que eles sempre passam, é viva esse momento, faça dele o mais belo, o mais rico e não deixe de ter de forma nenhuma novos desafios e, não deixe de aproveitar a vida com toda sua plenitude. A campanha foi criada para arrecadar fundos para o tratamento da Esclerose
Lateral Amiotrófica (ELA),

Esclerose Lateral Amiotrófica Sintomas Iniciais
Por Favor Avalie Esta Postagem

Gostou? Deixe O Seu Comentário Aqui!

Muito Obrigada Por Participar