Endometriose Sintomas Tratamento e Cura

Hoje vamos falar da endometriose um assunto importante para saúde da mulher. Muitas mulheres acabam tendo preocupações por ainda não ter engravidado.

Como saber se você tem a endometriose? Já parou para pensar nisso? Pode ter alguns sintomas, mais esses sintomas pode não significar nada.

Uma pergunta que muitos fazem o que é a endometriose? É um assunto ainda muito obscuro até para os próprios ginecologistas.

Resumidamente o endométrio é uma camada como se fosse uma capa que fica dentro do útero, dentro da cavidade uterina.

O endométrio no período menstrual se hipertrofia, ele aumenta de volume. Ele estaria se preparando durante o período da ovulação para receber o óvulo fecundado.

Se a mulher não engravida o tecido é eliminado com a menstruação, esse tecido o endométrio, muitas vezes pode se implantar fora da cavidade uterina, nas tubas uterinas, nos ovários, na cavidade abdominal, nos intestinos, ou seja, em várias partes do corpo.


Esse tecido endometrial fora do útero é chamado de endometriose, muitas vezes ele se desloca até para dentro do próprio útero, para outras partes do útero, isso é chamado de endometriose.

Alguns ultrassons nos exames transvaginais se conseguem ver esse tecido, lógico dependendo do tipo da endometriose e a localização.

O padrão de diagnóstico e também o tratamento é através da vídeolaparoscopia, onde com as câmeras, por um acesso abdominal se consegue visualizar a lesão e já também fazer até o próprio tratamento, que é a ressecção das lesões.

O tratamento para identificar a endometriose é a vídeo laparoscopia é um padrão, mais se tem outros exames como: ultrassom, a ressonância nuclear magnética que é muito boa.

No caso de uma suspeita de endometriose retal se faz a colonoscopia, vai depender muito da suspeita das lesões, no qual será direcionado os exames e depois o tratamento.

Endometriose Tem Cura

endometriose

Outra pergunta que sempre se faz é, quais os sintomas pra tentar identificar ou pelo menos, ficar atenta se tem a endometriose?

Veja bem, são três sintomas clássicos, que se dá o nome de tríade de dano endometriose que é a dor na relação sexual, dor para menstruar e infertilidade.

Pode ser acompanhado de outros sintomas, por exemplo, se a endometriose for intestinal, pode apresentar um sangramento quando a pessoa vai evacuar ou a constipação intestinal que é a prisão de ventre.

As tríades clássicas são essas três: a infertilidade, dor na relação sexual e dor para menstruar. Então a mulher que tiver esses sintomas tem que pensar que pode ser endometriose, inclusive é uma doença importante de se abordar, porque de 30% a 50% das causas das mulheres inférteis é endometriose.

Agora existe sim o tratamento e, o que não tem infelizmente é a prevenção, é uma doença que ainda não se sabe a causa e como que ela ocorre.

Tem algumas teorias que tentam explicar, é que dentro das tubas uterinas, tem comunicação com  o abdome. Uma das teorias diz que a mulher além de menstruar para fora, um pouco desse sangue reflui pelas tubas e cai dentro da cavidade levando esse endométrio para fora do útero.

Essa doença não é genética mais existe um fator embriológico, por exemplo, algumas células embriológicas presentes nos ovários que são chamadas de células totipotentes, que são aquelas células que podem se diferenciar em qualquer tipo de célula, e pode por alteração hormonal transformar em células do endométrio e virá um foco de endometriose no ovário.

Hoje já se pode tratar e reverter o quadro conseguindo engravidar. Com o tratamento se pode engravidar, mais será um pouco mais difícil, pois as mulheres que tem endometriose já tem um fator de infertilidade associado.

Endometriose Sintomas

endometriose exameIsso não significa que a infertilidade é esterilidade, não se pode confundir a infertilidade com a esterilidade. A esterilidade é quando não tem mais jeito de engravidar, por exemplo, perdeu o útero é estéreo não vai mais engravidar.

Agora a mulher tem possibilidade de engravidar fazendo os tratamentos, que pode ser feito clinicamente dependendo das lesões e dos graus que se tem.

Se for um endometrioma que parece um cisto de ovário, mais de tecido endometrial pode ser feito por cirurgia pra retirada. O organismo da mulher será preparado para poder engravidar, tanto com o tratamento clínico como o cirúrgico.

A menstruação mensal da mulher que tem a endometriose é completamente diferente, pois ela sente muita dor e pode ter a menstruação em um ciclo totalmente irregular. Sangrar fora do tempo, durante o período que não é para estar menstruando, e ter aqueles pequenos sangramentos durante o período do ciclo.

Então é uma menstruação bem diferente, tanto que os médicos suspendem a menstruação de uma mulher que tem a endometriose. Para evitar a ação do estrogênio e tentar fazer com que a menstruação seja cortada, para não aumentar as dores, cólicas e outros fatores em relação a isso.

Então se usa o anticoncepcional de progesterona ou um Dil de progesterona para suspender a menstruação que é o mais indicado.

As imagens que encontramos na internet de um útero sadio, onde se consegue observar na parte interna, o que parece um “T” dentro do útero, aquilo é o endométrio, toda a cavidade.

Quando se vai fazer o ultrassom, transvaginal se consegue visualizar e inclusive é medido a espessura pelo profissional.

No período em que a mulher está ovulando ele é mais espessado, que é o período proliferativo do endométrio. Ele estaria se preparando para receber o embrião, então ele aumenta e diminui de tamanho todos os meses.

Endometriose Tratamento

endometriose ovulo

Observando melhor a imagem se vê que ele tem comunicação com as tubas e a tuba vai até próxima dos ovários e ali tem comunicação com a cavidade abdominal.

Então por essa passagem pode chegar o endométrio para o abdome e gerar uma endometriose. Encontramos também algumas imagens que se diga de passagem fica mais fácil de identificar e entender, tal como a imagem que apresenta um ovário esquerdo junto com a tuba mostrando uma tortuosidade da tuba que pode ser em consequência de aderências por causa da endometriose que também é um fator de infertilidade.

O óvulo não vai conseguir passar pela tuba totalmente tortuosa e a mulher não consegue engravidar por esse motivo. Os cistos nos ovários pode ser somente um cisto funcional, que se dá esse nome, que é o cisto da própria ovulação da mulher e pode ser o endometrioma, que é um cisto de tecido do endométrio.

Para saber a diferenciação é através de exames de imagem, ressonância e ultrassom do conteúdo desse cisto, ou seja, se esse cisto tem substância sólida dentro ou se é somente liquido. Com isso se tem a informação se é endometrioma ou não, e o tamanho dele.


Assim será indicado um tratamento cirúrgico ou não e os outros fatores associados. De repente a pessoa tem um cisto mais não tem dor na menstruação, não tem dor na relação sexual podendo não ser uma endometriose.

Nunca se esqueça de que as orientações tem que ser dadas pelo médico, então procure sempre um profissional da sua confiança, não tente diagnosticar o problema, faça todos os exames e execute o tratamento.

Nós da A Essência de Mulher estaremos sempre com objetivo de levar até você informações que possa lhe ajudar no dia a dia e uma condição de uma saúde melhor através das informações.

Tenha sem fé e certeza no tratamento e, que pode reverter e retomar a fertilidade normal e voltar a menstruar sem ter dores e ter uma qualidade de vida excelente e recuperada.

Endometriose Sintomas Tratamento e Cura
Por Favor Avalie Esta Postagem

Gostou? Deixe O Seu Comentário Aqui!

1 Comentário

Muito Obrigada Por Participar