Diabetes Na Gravidez Hoje

O principal fator que pode elevar a diabetes na gravidez é a obesidade, por isso é importante que você entre na gestação com o peso adequado e haja um preparo adequado pré concepcional, porém mesmo uma mulher com o peso adequado ela pode vir a desenvolver essa diabetes, o risco dela é menor mais não uma garantia que ela não possa a vir a desenvolver normalmente. As pessoas que tem diabetes tem um risco maior para doença hipertensiva na gravidez e para alguns tipos de infecção. A infecção urinária principalmente é devido a uma diminuição da imunidade da gestante, mais é importante lembrar que isso só ocorre quando a diabetes não está controlada.

Diabetes Na Gravidez E Dieta

diabetes na gravidezUma vez feita o diagnóstico da diabetes na gravidez, existe três caminhos que devem ser seguidos, o primeiro é um controle adequado da dieta que envolve profissionais nutricionistas especializados em diabetes, o segundo fator é o uso de exercício físico, é importante que a gestante faça exercício físico que deve ser diário e de moderada intensidade, porque a variação da glicose no sangue se dá em qualquer momento do dia, não adianta fazer exercício num dia e no outro não fazer, e também não adianta fazer uma dieta durante cinco dias da semana e no fim de semana liberar, a dieta deve ser constante e rigorosa e também o exercício físico deve ser sempre constante e regular, só com estes dois fatores a grande maioria das vezes é possível controlar a diabetes na gravidez. Em um quarto dos casos se torna necessário o uso de medicação que é a insulina com a orientação médica adequada.

Diagnostico Da Diabetes

diabetes na gravidezUma vez feito o diagnostico também é feito um controle diário da glicemia, esse controle pode ser feito através de uma pequena picada no dedo e o uso de fitas que vão dizer qual é o nível da glicemia, qual é o nível de açúcar no sangue em determinado período principalmente depois das refeições. O uso da medicação não traz nenhum maleficio para a gravidez, essa medicação pode controlar adequadamente sem trazer nenhum prejuízo para mãe ou para o feto, em algumas gestantes existem uma dificuldade no controle da diabetes na gravidez e pode se desenvolver algum problema renal, vascular e até a hipertensão própria da gravidez como a pré eclampse nestes casos as vezes pode ocorrer a necessidade de se interromper a gravidez antecipadamente, isso faz com que aumente o número de casos de prematuridade entre as gestantes diabéticas. A grande maioria dos casos transcorre normalmente até o final.

Controle Glicêmico

diabetes na gravidezAs crianças que nascem de mães diabéticas elas tem uma maior chance de ter hipoglicemia no pós parto imediato, isso é facilmente controlável ou com uma amamentação precoce ou com soro que vai ser dado pelo pediatra com uma solução de glicose. Após o parto a diabetes na gravidez em grande maioria das vezes desaparece, mais é necessário fazer um controle, com teste laboratorial para ver se há uma persistência dessa intolerância a glicose, isso normalmente é realizado após quarenta ou sessenta dias do parto, uma vez diagnosticado a normalidade é importante repetir o exame de glicemia a cada dois ou três anos, porque pode haver risco maior de desenvolvimento de uma diabetes nessa mãe que já apresentava uma diabetes durante a gestação, a mudança de hábitos que já deve ser iniciada durante a gestação e mantida depois da gravidez pode diminuir o risco dessa gestante que teve diabetes na gravidez vir a desenvolver no futuro a diabetes, mais não é uma garantia. Não deixe de ler o nosso artigo que trata da Diabetes Gestacional. Quero desejar felicidades e boa sorte para todas as gestantes.

Diabetes Na Gravidez Hoje
Por Favor Avalie Esta Postagem

Gostou? Deixe O Seu Comentário Aqui!

1 Comentário

  1. Pingback: Hipoglicemia Tem Tratamento - A Essência de Mulher

Muito Obrigada Por Participar