Diabetes Gestacional Os Cuidados

Um conceito importante que tem que se saber é que nem toda diabetes que aparece durante a gestação ou a paciente apresenta durante a gestação é gestacional. Na realidade a diabetes pode ser do tipo um, ela é decorrente da produção de ante corpos contra o pâncreas que deixa de produzir insulina, existe também a diabetes tipo dois em que a produção de insulina aparentemente está preservada mais existe uma dificuldade de ação dessa insulina, esses dois tipos de diabetes eles aparecem antes da mulher ficar gravida e a mulher já entra na gravidez portadora do diabetes. A diabetes gestacional é específica e aquela que pela primeira vez é diagnosticada durante a gestação. Os hormônios da gravidez no caso do diabetes gestacional e que sobrecarrega o pâncreas ele então se torna incapaz de produzir insulina suficiente.

Diabetes Gestacional os Sintomas

diabetes gestacionalA insulina é que empurra a glicose dos alimentos para dentro das células e sem ela em dose adequada esse açúcar da comida fica na circulação, toda essa glicose extra por sua vez consegue chegar ao bebe através do cordão umbilical. O excesso de açúcar acaba estimulando o pâncreas do feto a produzir bastante insulina e ainda colabora para que o bebe engorde e cresça além do normal, por isso aparecem os grandalhões recém nascidos, alguns chegam a pesar sete quilos ou até mais. Depois do nascimento esse bebe acostumado com uma fartura de açúcar durante a gestação se depara com a falta de glicose por isso é muito comum ele apresentar hipoglicemia grave que imediatamente após o parto é socorrido com urgência.

Diabetes Tipo 1 e 2 Cuidados

diabetes gestacionalAqueles que tem uma diabetes tipo um ou a dois previamente a gestação tem um risco maior de crianças mal formadas o que não acontece na diabetes gestacional. Se o nível de glicemia estiver normal no momento que elas engravidarem e até o final do terceiro mês de gestação esse risco diminui muito, por isso que é essencial que elas tenham esse acompanhamento antes mesmo de engravidarem. Durante a gestação os cuidados devem ser os mesmos que elas tinham antes de engravidar, já as diabéticas tipo dois muitas vezes vão passar a usar insulina ao invés da medicação por via oral que elas costumavam a usar. A diabetes pode causar um aumento no volume urinário, a gestante bebe muito liquido e urina muito, já a diabetes gestacional ela não tem sinais clínicos claros e precisam ser feitos testes laboratoriais.

Exames Clínicos

diabetes gestacionalNo início da gravidez é feito uma glicemia de jejum para se detectar a possibilidade de haver diabetes e entre a vigésima quarta e a vigésima sete semana que é o período em que ela começa a aparecer é realizado um teste diagnóstico, desde que seja feito um diagnóstico adequado e haja um controle adequado da diabetes isso não traz um risco maior nem para mãe e nem para o bebe, existem alguns fatores de risco para diabetes gestacional, a gestante com mais idade tem mais propensão, alguns grupos étnicos tem mais propensão. Na continuação iremos tratar dos riscos que são maiores para doenças hipertensivas da gravidez e para alguns tipos de infecção, pois este assunto exige um pouco mais de esclarecimento. Nos vemos lá.

Diabetes Gestacional Os Cuidados
Por Favor Avalie Esta Postagem

Gostou? Deixe O Seu Comentário Aqui!

3 Comentários

  1. Pingback: Qual A Diferença Entre Diabetes Tipo 1 e Tipo 2 - A Essência

  2. Pingback: Parto Prematuro E Saudavel - A Essência de Mulher

  3. Pingback: Diabetes Na Gravidez Hoje - A Essência de Mulher E Você

Muito Obrigada Por Participar