Consequencias Da Anorexia

Vamos no decorrer do ano publicar alguns artigos sobre distúrbios alimentares e hoje iremos falar das consequências da anorexia.

São números muito altos e por incrível que pareça atingi tanto homens quanto mulheres, crianças adolescentes, chegando naquela fase da pré adolescência.

Essa doença é de origem multifatorial, então tanto a genética, quanto o fator psicológico, a própria mídia interfere muito, essa coisa que a mulher tem que ter um estereótipo.

Esse determinismo faz com que as pessoas que tem transtornos alimentares que são síndromes psiquiátricas faz com que as pessoas fiquem com uma busca incessante por um ideal de corpo ou costuma ser relacionada à magreza ou para manter o corpo.

Hoje em dia ocorre que homens ou mulheres super fortes que não se enxergam tão fortes e, querem cada vez estar mais fortes.

As consequências da anorexia começa com a estrutura da alimentação e com uma dieta de restrição de calorias, então a pessoa começa a restringir muito a quantidade de alimento e, depois migra para redução das porções chegando até um jejum no dia todo ou, por exemplo, toma o café da manhã e no resto do dia não come mais nada ou passa o dia com uma fatia de pão ou toma um suco simplesmente, é uma estrutura alimentar muito restritiva e aleatória, a pessoa sabe que ela está perdendo peso.

Anorexia Sintomas

anorexia tratamento

Uma das consequências da anorexia é o distúrbio da imagem corporal, a pessoa não está se enxergando que está emagrecendo, então ela vai emagrecendo cada vez mais e, muitas vezes a pessoa sabe que está magra, mais não está satisfeita ainda com esse peso e, passa o dia todo sem comer absolutamente nada.

O acometido pela anorexia faz de tudo para perder mais peso como, por exemplo, o uso de diuréticos, laxantes e muita atividade física e sem comer, sem se alimentar.

Algumas academias hoje em dia já estão se preocupando com esse padrão de pessoa que vai buscar por atividade física, pois ela já tem uma pré disposição que pode ser genética, psicológica e a mídia influenciando em cima da pessoa. Chega um momento que a pessoa não tem mais força para levantar e ai começa a ficar muito doente.

Primeiro, para se caracterizar anorexia a pessoa tem que estar com o peso muito abaixo, com IMC aproximadamente 17,5 que é bem baixo, a mulher no caso tem que parar de menstruar três ciclos que recebe o nome de amenorreia que cessa a menstruação, isto já é o final, começou a ficar irregular e parou o fluxo.

A anorexia nos homens faz com que a testosterona fique muito baixa, os hormônios ficam muito abaixo do que é esperado.

A pessoa com anorexia perde as características tanto masculinas como femininas, você vê um rapaz ou uma moça  anoréxica, eles tem mais ou menos a mesma estrutura física, então ela perde as mamas, enfim as características sexuais são perdidas, os ovários atrofiam, é muito sério.

Anorexia Tratamento

anorexia doutoraPara resgatar a pessoa dessa situação é preciso ter um tratamento multidisciplinar, então a pessoa que está doente precisa ter o acompanhamento de um psiquiatra, de um psicólogo e de um terapeuta nutricional essa equipe multidisciplinar vai ajudar sair ou recuperar deste transtorno, mais muitas vezes a própria pessoa não quer sair desta situação.

Na mídia aparecem casos de pessoas que eram bonitas, atléticas e foram definhando, definhando até morrer, ainda super jovem.

A família tem que perceber e intender por que essa pessoa está tendo essa doença, porque muitas vezes acontece que as pessoas acham que é uma frescura, pois ela quer emagrecer, isso não é verdade, é uma doença psiquiátrica que precisa de um tratamento rigoroso, muitas vezes a família não sabe o que fazer e, por isso que a família tem que ter o acompanhamento dos especialistas para entender o que está acontecendo.

É importante você se cuidar, melhorar a sua imagem, não tem problema nenhum, o problema é quando isso se torna doença, quando se torna um medo fóbico do formato do corpo, do que você esta consumindo, ai que está o problema.

O medo fóbico, o medo mórbido de comer, porque é isso que caracteriza também, é o medo mórbido de engordar é a anorexia, a pessoa tem um pensamento, que de repente ao folear uma revista vê prato com alimentos e, a pessoa que tem a anorexia ao ver aquele prato acha que vai passar caloria para ela, e que vai engordar só de vê, de tanto quanto é doente essa anorexia.

Anorexia os Cuidados

anorexia cura

No caso da anorexia tem também a bulimia, que é a anorexia purgativa, que a pessoa vomita, utiliza laxante, utiliza diurético e, tem a anorexia restritiva que utiliza de atividade física para compensar.

A pessoa não come e malha bastante. Na área da nutrição é preciso de outros profissionais para cuidar de um caso de anorexia e, para essa pessoa acometida pela anorexia voltar a comer primeiramente é preciso reestruturar o peso, precisa ganhar peso para voltar a menstruar, ela tem que entender e se não fizer isso vai morrer.

Com essa pessoa tem que traçar metas, não existe dieta neste tipo de transtorno e, combinar com a pessoa o que ela vai conseguir fazer na semana para tentar comer mais e, o tratamento tem que ser muito próximo dos profissionais e acompanhamento semanal.

Não se pode ficar exigindo muito dessa pessoa, pois ha possibilidade de entrar em uma paranoia, então é uma coisa bem em longo prazo tentando atingir aquilo que a pessoa está necessitando mais.

E muito importante estar bem próximo o tempo todo, não é vigiando mais ajudando, dando orientação, acolhendo.

Tenho certeza que muitos conhecem alguém que tenha passado pelo problema, que esteja passando, então de fato é um alerta, vamos tomar cuidado, quer conquistar, quer perder uns quilinhos, quer emagrecer, faça de maneira saudável, tem profissionais muito bons nessa área, que podem e vão ajudar a fazer um trabalho legal.

Consequencias Da Anorexia
Por Favor Avalie Esta Postagem

Gostou? Deixe O Seu Comentário Aqui!

Muito Obrigada Por Participar