Como Evitar A Febre Amarela

Saiba como evitar a febre amarela com o depoimento e informações do Dr. Draúzio Varella. Seja por laser ou trabalho viajar é muito bom, mas viajar com segurança faz tudo ficar ainda melhor. Para isso devemos nos preparar adequadamente conforme as características do nosso destino.

Você sabia que existem lugares que apresentam risco de doença ou epidemias que podem prejudicar a Saúde do viajante?

Agora você vai descobrir como evitar a febre amarela, que é uma doença infecciosa aguda de curta duração, no máximo 10 dias e gravidade variável. Ela é causada por um vírus comum na América do Sul  e na África.

A doença é transmitida pela picada do mosquito Aedes aegypti infectado. A febre amarela continua presente nas áreas de matas e rios de todos os estados da região norte, centro oeste bem como em partes das regiões nordeste, sudeste e sul. Continue se informando como evitar a febre amarela nesta região.

Varias Regiões Intensificam Ações De Como Evitar A Febre Amarela

como evitar a febre amarela Aedes-aegypti

Além de febre ela causa os seguintes sintomas: dor de cabeça, calafrios, náuseas, vômitos, dores no corpo e icterícia quando a pele e os olhos ficam amarelados. Os casos mais graves podem apresentar complicações como: hemorragia de gengiva, nariz, estômago, intestino, insuficiência do fígado e dos rins.

Como evitar a febre amarela, pois às vezes pode ser inicialmente confundida com a dengue o que atrasa o diagnóstico e o tratamento. O tratamento da febre amarela é apenas sintomático e requer cuidados, que muitas vezes hospitalização.

A pessoa deve permanecer em repouso e quando indicado fazer reposição de líquidos e das perdas sanguíneas. As formas mais graves podem levar a internação em unidade de terapia intensiva e se a pessoa não receber a assistência médica rápida e adequada pode até morrer.

A febre amarela é uma doença que pode ser prevenida através da vacinação, indicada a partir dos 09 meses de idade, ela pode ser realizada mais cedo conforme a avaliação de risco feita exclusivamente pelo médico.

A vacina está disponível nos postos de saúde e também em clínicas privadas e é elaborada com vírus atenuado. Em 95% das pessoas o efeito protetor ocorre uma semana depois da aplicação. A imunidade é de 10 anos para quem toma uma dose, e é necessário um único reforço após esse tempo.

Vamos conhecer a história do Dr. Drauzio Varella, que quase perdeu a vida porque se esqueceu de se prevenir contra febre amarela ao viajar para Manaus.

Muitas perguntas são feitas aos médicos tais como:

Como Escapar Da Febre Amarela e Como a Doença é Transmitida?

Acontece através de mosquitos que estão contaminados com a febre amarela, na silvestre temos dois mosquitos Haemagogus são de hábitos silvestres, ficando no solo e na copa das árvores e o Sabethes algumas espécies desse gênero transmitem febre amarela aos humanos.

Na febre amarela urbana temos o Aedes aegypti que é popularmente conhecido como mosquito-da-dengue, que também tem a capacidade de transmitir dengue, zika e chikungunya.

O que significa febre amarela silvestre?

A febre amarela pode ser dividida em silvestre e urbana, a diferença está na maneira com que a doença acontece. A febre amarela silvestre o mosquito acaba picando macacos que se contaminam, que viram hospedeiro intermediário e acabam contaminando os novos mosquitos através da picada. O homem acaba sendo aí acidentalmente picado ao entrar na mata.

Vacina A Única Forma De Como Evitar a Febre Amarela?

A doença pode ser evitada da principal forma que existe que é a vacinação. Vacina quando existe para alguma doença é a principal forma de se combater e se evitar uma doença.

Essa vacina da febre amarela no Brasil se deve tomar com duas doses, sendo que essa dose tem um intervalo de 10 anos para adultos, e crianças devem tomar a primeira dose aos 09 meses e aos 4 a 5 anos.

Lugares onde o surto está acontecendo essa dose pode ser iniciada ao 06 meses de vida. Outras formas de se evitar é entrar em área de mata fechada, porque lá há mosquitos que podem estar contaminados com vírus da febre amarela, que pode picar e causar a doença.

como evitar a febre amarela vacina

Qual é o sintoma da febre amarela?

Começa de 03 a 06 dias, apresenta um quadro de febre, essa febre é elevada, acima de 39 graus e depois é acompanhada de dor no corpo, enjoo, vômitos e ao decorrer da doença a pessoa pode começar apresentar uma coloração amarela chamada de icterícia por isso que essa doença é chamada de febre amarela.

A vacina é contra indicada para gestantes, imunodeprimidos e pessoas alérgicas ao ovo, quem vai viajar para áreas de risco precisa ficar atento a vacinação, ela deve ocorrer pelo menos 10 dias antes do embarque.

Se a viajem for para fora do Brasil a atenção deve ser ainda maior, pois muitos países exigem o certificado internacional de vacinação contra febre amarela o CIVP, sem ele a entrada no país pode ser negada.

Antes de se aventurar pelo Brasil ou pelo exterior lembre-se de checar a sua caderneta de vacinação, e consultar um médico para que ele avalie a necessidade de outras vacinas conforme o seu roteiro de viajem, afinal a prevenção é tudo. Vacina é proteção para todos.

Esperamos que este artigo como os outros que postamos aqui possa ter ajudado e esclarecido muitas duvidas que deparamos no dia a dia.  #aessenciademulher

Como Evitar A Febre Amarela
5 (100%) 1 vote

Gostou? Deixe O Seu Comentário Aqui!