Como Controlar A Ansiedade Generalizada

Vamos falar hoje sobre o transtorno de ansiedade generalizada e algumas outras formas de transtorno de ansiedade. No transtorno de ansiedade generalizada a pessoa tem a tendência a se preocupar continuamente com assuntos até certo ponto irrelevantes, o que caracteriza o transtorno de ansiedade generalizada é a compulsão a se preocupar, a pessoa não consegue a deixar de se preocupar seja com o futuro, com a saúde, com problemas financeiros, enfim, qualquer situação do cotidiano pode se tornar o objeto das preocupações, mais o que chama a atenção do caso de transtorno de ansiedade generalizada é que essas preocupações se impõe a consciência da pessoa, sendo que ela não consegue se desligar dessas preocupações e, as preocupações são francamente desproporcionais ao conteúdo do que traz a ansiedade a tona.

Situações que relativamente simples, dominam a mente da pessoa que não consegue se desligar delas, é quase que uma tendência obsessiva a se preocupar em excesso, não se livra das preocupações.

No transtorno de ansiedade generalizada,  existe muitas vezes sintomas físicos que frequentemente acompanham o sofrimento da pessoa: sudorese excessiva, transtornos gástricos intestinais, cefaleia, tensão muscular, fadiga, sensação de cansaço continuo e, esta é uma condição crônica, para o seu diagnóstico é necessário que este estado persista pelo menos por seis meses, mais frequentemente o transtorno se inicia no começo da vida adulta e se prolonga pela vida a fora.

A pessoa praticamente não consegue permanecer no momento presente, estar usufruindo do momento presente, ela desliza sem querer em direção ao futuro, mais o futuro que ela marca não é um futuro agradável, promissor, mais um futuro assustador, então a pessoa não vive o momento presente mais desliza quase que continuamente em direção a um futuro ameaçador. Entenda que o sofrimento de uma pessoa ansiosa crônica é bastante acentuado e leva constantemente as queixas somáticas associadas como; insônia, alteração do apetite, queixas gastrointestinais, dor de cabeça e vários outros sintomas que resultam numa sensação crônica de fadiga.

Ansiedade Generalizada Sintomas

ansiedade generalizadaCom o passar do tempo, é frequente que sobre a ansiedade surja um estado depressivo secundário, então nós temos ai um estado misto, ansioso depressivo que só ia acontecer com frequência para as pessoas sumariamente ansiosas. O pico de incidência da ansiedade se da por volta dos trinta anos, mais é preciso dizer que o quadro se inicia já no inicio da vida adulta e vai se agravando com o tempo.

A prevalência do transtorno de ansiedade generalizada na população geral é estimada através de estudos feito nos Estados Unidos, estimam que é de seis a nove por cento da população, seja afetada pelo transtorno da ansiedade generalizada, isso é muito importante, essa prevalência caracteriza o transtorno de ansiedade generalizada como um problema de saúde publica o que acarreta o prejuízo das funções, do trabalho, na vida diária, no relacionamento com a família e causa um sofrimento muito grande para pessoa, com a diminuição da sua capacidade de rendimento e de trabalho.

O transtorno de ansiedade muitas vezes não é reconhecido, seja pela pessoa, seja até pelos médicos e generalistas como um problema de saúde, muitas dessas pessoas não procuram um adequado tratamento, então é importante que o generalista, o clinico geral assim como o psiquiatra estejam atentos para o seu diagnóstico. Existe sim, tratamento para o transtorno de ansiedade generalizada. O primeiro ponto a ser abordado é ampliar a consciência da pessoa a respeito da sua postura perante os problemas da vida diária, então se usa inicialmente a psicoterapia cognitiva para tratar da pessoa.

A terapia cognitiva consiste sobre tudo uma ampliação do campo da percepção da pessoa a respeito de como ela lida com o futuro e com os problemas do cotidiano.  A pessoa vai perceber que ela parte de premissas errôneas ao lidar com estes problemas, ela tende a catastrofizar, a tornar uma catástrofe às preocupações mínima do dia a dia, é preciso reverter esse padrão de pensamento para que a pessoa tenha recursos eficazes para lidar com as dificuldades do cotidiano.

Ansiedade Generalizada Tem Tratamento

ansiedade generalizadaMuitas vezes não se consegue diminuir o nível de ansiedade sem tratar farmacologicamente as causas bioquímicas subjacentes ao problema. Hoje existem medicações eficazes para o tratamento de ansiedade tais como: os inibidores seletivos de capitação da serotonina, é uma classe de medicamentos também usados para depressão, são medicamentos que atua também na ansiedade quanto na depressão. Para a ansiedade é escolhido àqueles chamados antidepressivos que tem uma ação maior sobre a inibição da captação da serotonina.

Existem várias substancias que tem esse perfil e que podem reduzir o nível basal de ansiedade da pessoa. Hoje se trata a ansiedade com certos antidepressivos que também agem na ansiedade, então o transtorno de ansiedade generalizada é uma doença crônica, muitas vezes incapacitante e, infelizmente muito comum na população, mais que tem tratamento e para isso ela precisa ser adequadamente diagnosticada.

Dentro do capítulo dos transtornos de ansiedades tem que ressaltar ainda as crises de pânico, sobre as quais muito se fala. As crises de pânico são crises que começam de repente, são crises chamadas paroxísticas, os sintomas atingem no máximo dez minutos e, muitas vezes surpreende a pessoa pela intensidade dos sintomas físicos que acompanham a ansiedade  das pessoas, então a pessoa tem uma grande crise de ansiedade associada com aceleração dos batimentos cardíacos.  falta de ar, sudorese, tremores, medo de morrer, medo de perder o controle do que está acontecendo, tonturas, náuseas, ondas de frio e calor, sensação de que as coisas não reais, as crises são de curta duração, em um período de quinze minutos até uma hora de duração, que deixa a pessoa bastante arrasada por todo o dia que se segue, essas crises tende a ser recorrentes também muitas vezes acontecem quando a pessoa se encontra em situações das quais não consegue escapar com facilidade, por exemplo, quando a pessoa está em um congestionamento de transito, em um cinema ou em um shopping onde não consegue escapar.

Ansiedade Generalizada Tem Cura

ansiedade generalizada

Tem Cura

A crise de pânico se associa com a sensação de agorafobia, que é o medo de estar em uma situação de onde não pode escapar, esse é o conceito atual de agorafobia. A crise de pânico é tratada geralmente com os mesmos inibidores de recaptação da serotonina e, tem que lançar mão de recursos psicoterápicos, para que a pessoa evite o que se chama de ansiedade antecipatória, muitas vezes a pessoa antecipando a possibilidade de ter uma crise de pânico, ela se limita, deixa de sair de casa, deixa de andar no transporte público, deixa até de trabalhar temendo a recorrência das crises, então se trata a crise em si, a ansiedade antecipatória e os comportamentos fóbicos de evitação que se seguem à recorrência das crises, muitos ainda desenvolvem fobias secundárias como foi relatado acima, medo de sair sozinha, de enfrentar o transito e de ter nessas condições as temidas crises de pânico.

As crises são relativamente fáceis de serem tratadas e podem ser prevenidas. Uma vez prevenida às crises, a extinção dos comportamentos fóbicos secundários se torna mais fácil, assim como a ansiedade antecipatória tende a se extinguir. A fobia social é uma situação frequente, onde o objeto é estar sobre o escrutínio de outros, ou seja , falar em publico, comer em publico, pode ser qualquer atividade sendo observado por outras pessoas. Existem muitas pessoas que perdem a chance de evoluir no seu trabalho em função do medo de se exporem a crítica dos outros, então não conseguem falar em publico, falar em uma reunião, dar uma aula, seminário e assim por diante.

A fobia social é bastante frequente e, chega a tingir vinte por cento da população e, muitas vezes impede a pessoa a se relacionar socialmente. Para fobia social é indicado a psicoterapia cognitiva comportamental que basicamente consiste em expor progressivamente a pessoa a situações temidas, para que elas se dessensibilize diante dessas situações e, é claro o tratamento medicamentoso pode ser um suporte importante para diminuição da ansiedade social. O objetivo deste artigo é levar para você as informações que irão ajudar alguem próximo e como aumentar a autoestima de uma pessoa.

Como Controlar A Ansiedade Generalizada
Por Favor Avalie Esta Postagem

Gostou? Deixe O Seu Comentário Aqui!

3 Comentários

  1. Pingback: Ansiedade Tem Tratamento e Cura - A Essência de Mulher

  2. Pingback: Outubro Rosa Prevenção e Diagnóstico Precoce

  3. Pingback: Sintomas Da Depressão - A Essência de Mulher

Muito Obrigada Por Participar