Cachorro Com Stress

Como cuidar do cachorro com stress? Sabemos que a copa do mundo é o maior evento do planeta terra que vem acompanhado com muitas comemorações e, os torcedores para manifestar  o seu contentamento soltam ao ar muitos fogos de artifícios e com isso traz para os nossos animais alguns problemas. Entrei em conta com o Dr. Alexandre Figueiredo, médico veterinário para nos ajudar dando dicas a fim de diminuir o pânico que os cachorros sofrem com os estampidos dos fogos de artifícios.

Hoje vou dar uma dica para vocês em relação aos fogos de artifícios, porque os animais tem medo de fogos de artifícios? Veja como ajudar o cachorro com stress. Primeiro, os animais tem medo de barulhos auto e, isso significa perigo para eles, é uma disposição natural que o animal fique com medo simplesmente por ser um barulho mais auto, não necessariamente alguns fogos de artifício, algum estouro, qualquer barulho mais auto que ele sinta insegurança, por extinto ele tende a se proteger ou a fugir desse barulho, então ele tem uma tendência em se esconder atrás da geladeira, embaixo da mesa, vai tentar procurar algum buraco ou realmente se ele não tiver como se esconder vai tentar fugir e até achar um lugar para se esconder, então você tem que tomar cuidado com isso também.

O cachorro com stress pode ter problemas de saúde. A audição dos cães é muito mais aguçada do que a nossa, um barulho para eles é muito ensurdecedor é muito auto e, incomoda muito mais do que o mesmo barulho para gente, já naturalmente a gente mesmo toma um susto quando estoura os fogos de artifícios sem a gente estar preparado e, eles se assuntam muito mais ainda por conta dessa sensibilidade.

Cachorro Com Stress Quando Deixado Só

cachorro com stress

Stress Canino

O cachorro com stress tem comportamento inadequado e irregular. Aqueles animais que não estão acostumados com ambientes barulhentos, por exemplo, que não moram perto de uma rua barulhenta ou uma rua movimentada, esses animais tem uma disposição a ter um medo muito maior e a ficar muito mais traumatizados nessas situações do que aqueles animais que já tem o convívio de passear na rua, ouvir o barulho dos ônibus, caminhão essas coisas todas, eles normalmente tem um pouco menos de medo do que esses animais, mais é claro que um estouro vai incomodar qualquer cachorro não tem como.

O cachorro com stress e os fatores que contribui para isso. Bom, e como a gente pode ajudar eles? Você provavelmente já deve ter feito isso, quando tem algum estouro alguns fogos ou alguma coisa, o seu animal vai lá e se esconde ou fica morrendo de medo, vem para perto de você, e a primeira coisa que você faz pega ele no colo, se for possível de pegar ele no colo e, fica falando para ele coitadinho e tal, fica com pena, fica fazendo carinho, o abraça e se for um cachorro muito grande você vai sentar no chão, faz um carinho e tenta conforta-lo, mais isso é errado, porque ele vai ficar cada vez mais inseguro como você tivesse passando uma insegurança para ele e, entende que aquela situação é realmente perigosa, ele tem que ficar com medo daquilo por que você também está, é como se você tivesse mostrando medo para ele, entendeu?

Cachorro Com Stress Pode Ser Agressivo

cachorro com stress

Cachorro Com Stress

Ele vai estar em uma situação de stress aonde você vai tá fazendo carinho e isso não é legal, ele vai associar aquele carinho a um stress, então você tem que evitar isso, não faça esse tipo de coisa, e o que você pode fazer então é, suponhamos que o seu cachorro se escondeu atrás da geladeira ou embaixo da mesa, deixe ele lá e não mexa nele, procure manter o seu comportamento normal e você não pode demonstrar medo também, pelo contrario demonstre segurança o deixe no local e nem tente pegar ele, porque dependendo do grau de stress que ele esteja, pode até ser um cachorro bom, um cachorro tranquilo e gostar muito de você, mais se ele estiver em uma toca ou em um buraco e se você for tentar tirar ele do local, ele pode acabar te mordendo dependendo do nível de stress, então deixe ele lá não obrigue ele a fazer nada que não queira, porque isso só vai aumentar o medo dele.

O cachorro com stress pode provocar a autolesão. Veja bem, estamos perto da copa do mundo e se por um acaso você for sair para assistir algum jogo na casa de alguém, na rua ou qualquer coisa que seja e vai deixar o seu cachorro sozinho em casa, você tem que tomar alguns cuidados; primeiro procure deixar ele sempre naquele ambiente que mais gosta, ou no quarto, ou até mesmo na casa inteira que é liberado para ele de forma que se sinta mais aconchegado, deixe também uma vestimenta sua com o seu cheiro, uma roupa que você tenha usado de manhã, deixe no local para ele se sentir mais seguro e, alguns animais gostam muito disso. Você tem que tentar dar um conforto para ele, outra coisa que indico também é você pegar um pouco de algodão e fazer uma bolinha de e colocar dentro do ouvido dele, dessa forma você vai ajudar abafar aquele som, então você diminui bastante o desconforto daquele barulho, é obvio que pode não necessariamente acabar com o medo dele, mais você vai ajudar a diminuir o desconforto. O cachorro com stress tem tremores.

Cachorro Com Stress Agora Mais Tranquilo

cachorro com stress

Chacal Tranquilo

Outra opção também que você pode fazer é deixar a televisão ligada ou radio ligado em um volume mais auto, antes de sair de casa, dessa forma você vai confundir os barulhos e os sons e, quando começar os fogos ou qualquer coisa do tipo ele pode talvez não ficar com tanto medo, a não ser que haja um estouro do lado da casa, mais isso pode ajudar a dar uma confundida nos sons e ele não se assustar tanto, é uma ideia interessante essa também. O cachorro com stress tem um comportamento destrutivo. Agora se lembre de deixar sempre aquele brinquedo favorito com ele, aqueles brinquedos que você tem como colocar algum petisco dentro, alguma mistura para que ele passe o tempo dele ali, que gaste o tempo dele ali brincando e se divertindo com aquilo de forma que ele fique sem o stress, agora se você tiver tempo uma opção muito legal também é, uma hora antes de você sair de casa da uma volta com ele, da uma corrida com ele, se ele não for atleta, da uma volta mais longa, um passeio grande de uma hora de duração, de forma que ele fique cansado e, da uma canseira nele.

E se não puder sair brinque bastante com ele de jogar bolinha dentro de casa mesmo, porque ai ele vai ficar cansado e o animal cansado tende a relaxar, então ele vai tender a dormir, vai tender a ficar mais relaxado e isso pode ajudar a diminuir o stress dele, claro que a gente sabe que tem aqueles animais que são desesperados, você joga um estalinho no chão o cachorro já pulou no teto, então nesses casos mais estremos que o animal realmente se estressa de mais, procure o médico veterinário de sua confiança e explique a situação, você já sabe que vai ter uma situação de fogos, seja no final de ano, seja no final de campeonato brasileiro ou agora mesmo na copa do mundo, mais explique a situação para ver se há possibilidade de entrar com algum tratamento para deixar ele mais tranquilo durante esse momento. O cachorro com stress pode se recusar a comer. Muito bem é isso que eu tinha para falar para vocês hoje, um abraço e até mais.                                                  Por:  Dr. Alexandre Figueiredo  –  Médico Veterinário

Espero que tenha sido de valia para você e se houver alguma duvida ou pergunta a ser feita é só entrar em contato conosco através do formulário abaixo ou direto com o Dr. Alexandre Figueiredo na sua conceituada clínica.

Cachorro Com Stress
Por Favor Avalie Esta Postagem

Gostou? Deixe O Seu Comentário Aqui!

Muito Obrigada Por Participar