Alzheimer Sintomas e os Cuidados

O mal de alzheimer patologia muito comum, ataca qualquer classe social, enfim preocupa muito os idosos e a família. As descobertas e pesquisas em relação a essa doença são recentes.

O que é o alzheimer? Na década de oitenta, ninguém sabia que existia, todos achavam que eram esclerosados, velho caduco, isso caiu, caiu essa ideia e a partir da década de noventa começou a estudar essa doença.

Existiam várias pessoas que tinham alteração de memória e, começaram a estudar o cérebro dessas pessoas, na autópsia e, viram que existia um processo degenerativo da sinapses que bloqueava a memória.

A manifestação do alzheimer é uma coisa muito complicada, porque muitos da família não percebem a manifestação, eles acham que a alteração da memória é normal com a idade e não procuram o médico e, o diagnóstico não é uma coisa tão fácil, ate onde é memória normal e  a partir deste ponto onde fica o início da doença que é exatamente onde se deve iniciar o tratamento.

Quando uma família percebe que um membro, um avô ou avó, um tio que está começando a desenvolver as características do alzheimer e fica confusa, o ideal é levar ao especialista onde irão fazer os testes neuropsicológicos para ver onde está a alteração de memória e, fazer os testes laboratoriais por que as vezes a perda de memória pode ser por outro motivo, pode ser por hipotireoidismo, pode ser por uma baixa de vitamina B12, que começa dar alteração de memória ou por uma depressão que é uma das maiores causas de alteração de memória.

Alzheimer Sintomas

Alzheimer Sintomas

Existe um diagnóstico diferencial e importante, não se pode rotular uma pessoa com demência de alzheimer por isso, para o resto da vida.

Primeiro você tem que afastar todas as hipóteses de alteração de memória,  até de unir uma alteração de uma infecção urinária, por isso ficam confusos, para você começar a fazer uma triagem direta para doença.

Existe a Associação Brasileira de Alzheimer que dão apoio psicológico para os cuidadores, mesmo por que eles chegam a uma fase moderada e mais grave, que a pessoa fica mais agitada, as alterações de comportamento começam a piorar, o acometido começa a ter alucinações, não dorme bem, não sabe se é dia, não sabe se é noite.

Imagine a situação da casa e dos cuidadores, muitas vezes a família precisa de um apoio psicológico muito grande, porque vai mudar a vida dele dependendo do parente; da mãe, do pai.

O apoio psicológico para família é muito importante, essa associação ajuda muito, pois os membros na reunião percebem que existem outras famílias com os mesmos problemas. Essa troca é muito importante para saber como a outra família resolveu o problema e, muitas vezes o médico pode estar ajudando essas associações com a própria participação.

Alzheimer Causas

Alzheimer Avô

Uma terapia complementar ao tratamento médico é a terapia ocupacional, ocorre muito nesse momento na avaliação e, no tratamento dessa cognição. Com jogos e vários tipos de entretenimento que não tenha memória, a reserva cognitiva está no máximo, para que a pessoa possa estar fazendo as coisas sozinhas.

A psicoterapia também ajuda, não só o idoso mais o cuidador também, muito das vezes é necessária a terapia de memória que mais chama atenção e quem não puder fazer em algum lugar, mais que faça em casa com jogos de memória, jogos de montar, faça com o seu parente!

Ou seja, a própria família sendo um terapeuta e não deixa-lo no sofá largado por não entender as coisas, fica mais fácil não é?

As coisas não devem ser por ai, você deixar aquele idoso largado no sofá por que ele não sabe mais se comunicar, não sabe mais se relacionar, a pessoa vai piorar muito mais rápido do que aquele que interage o dia inteiro. Converse, pergunte, procure saber o que ele ou ela vai fazer amanhã, sempre está lembrando a pessoa e ajudando nesse tratamento.

Infelizmente até o momento o mal de alzheimer não tem cura, mais já é um grande passo se ter esse tratamento. Existe muitas empresas então fazendo trabalhos científicos no mundo inteiro para descoberta dessa doença, alguns anos atrás teve uma vacina que não deu certo.

Alzheimer Tratamento

Alzheimer Tratamento

Existe dois tipos de mal de alzheimer; existe o mal de alzheimer esporádico que acontece no tio, no avô e, nem todos da família. Se houver casos esporádicos na família você pode ter ou não essa doença, agora tem a doença de alzheimer de caso familiar em que todos os filhos tiveram alzheimer.

Essa é uma doença que geralmente aparece por volta dos cinquenta anos, são pessoas que sabem que o irmão vai ter, a mãe teve e todos têm. Então essas famílias  estão sendo estudadas para saber como não desenvolver a doença.

Precisa ter muita paciência, muito cuidado na casa, existem vários folhetos na ABRAZ (Associação Brasileira de Alzheimer) sobre quedas e, eles acabam indo a óbito e não pela doença em si, acabam morrendo de pneumonia, de fratura de fêmur, começa a ficar acamados por outros motivos. Então vamos ter cuidado na casa; tirar os tapetes, cuidado com o fogão, pois eles irão querer fazer alguma atividade com ele e não podem por ser perigoso e, tem que estar sempre alguém cuidando dessa pessoa e nunca deixa-la sozinha e, sempre pedir orientação para o médico geriatra ou para o médico que esta cuidando do paciente.

Cuidar de uma pessoa com a doença de alzheimer é uma tarefa que exige muito. Quando a energia é utilizada de maneira eficiente, com estratégias funcionais, o cuidado é de melhor qualidade  o familiar e o cuidador tende a ficar menos estressado e mais realizado e valorizado por isso.

É muito importante que os familiares utilizem as estratégias que funcionam e sempre da mesma maneira, sem se preocupar em ser criativos. Se funcionar uma vez, com certeza funcionará sempre. Nós esperamos que este artigo tenha ajudado nas ações que se deve ter para com uma pessoa acometida.

Alzheimer Sintomas e os Cuidados
Por Favor Avalie Esta Postagem

Gostou? Deixe O Seu Comentário Aqui!

Muito Obrigada Por Participar