Acne Hormonal Feminina

Acne hormonal feminina, nós todos precisamos cuidar da pele, normalmente após os 25 anos se pensa que não vai mais ter problemas de acne, porque o pico já passou e a tendência é ir diminuindo, mas nas ultimas décadas tem aumentado o numero de mulheres de 25 a 45 anos com pico de acne.

Quero apresentar neste artigo algumas informações para que se possa entender o porquê isso acontece, se são realmente só problemas hormonais no dia a dia.

Talvez a falta de uma dica higiênica necessária não foi adotada ou se estar alimentando da melhor forma.

A acne hormonal feminina é um fato, entenda porque nas ultimas décadas tem aumentado o numero de mulheres acima de 25 anos com problemas de muitas acnes, mais os dermatologistas até hoje não sabem explicar o porque está aumentando a incidência de mulheres com o quadro de acne.

acne hormonal feminina espelhoGel e Lapiseira Secativa Para o Tratamento

Na prática o que se percebe é que as pessoas andam se maquiando muito, e isso pode vir a piorar, porque dependendo do produto que se utiliza, pois se for muito oleoso vai desencadear a acne.

Outro fator muito importante é uma dieta errônea, as pessoas tendo uma dieta muito gordurosa, muito rica em açúcar e carboidratos  irá estimular a produção de sebo pela glândula sebácea e vai desencadear a acne consequentemente.

A acne hormonal feminina, em relação a produção de hormônio masculino é bem controversos, alguns mostram que pouquíssimas pacientes de fato apresentam um aumento hormonal, outros mostram uma incidência pouca  elevada de hormônio em geral.

O que se percebe é que de 20 a 30% dessas pessoas que tem acne, acima dos 25 anos de idade tem alguma causa hormonal, as demais não tem nenhuma causa hormonal de base, ou seja, as demais estão incluídas na alimentação, estresse e outros fatores.

A acne hormonal feminina tem relação com as pílulas, por posssuirem algumas substancias que conseguem bloquear os hormônios masculinos.

Não é qualquer pílula que ajuda no problema da acne, é importante que a pessoa procure o dermatologista, para que se possa indicar algumas pílulas com  substancias comprovadas.

Na acne hormonal feminina geralmente quando uma mulher tem algum distúrbio ela deverá ter um acompanhamento ginecológico.

A mulher quando está para menstruar ou no período menstrual a acne acaba agravando, porque o corpo fica todo inflamado e não tem uma explicação muito lógica porque ainda é algo a se esclarecer. Uma situação bem difícil é que tem muitas com 45 anos, cheia de acne não sabem como fazer, que tipo de tratamento e existem muitos recursos. 

Acne Hormonal Feminina Tem Tratamento

acne hormonal feminina tem cura

Gel e Lapiseira Secativa Para o Tratamento

A acne hormonal feminina surge com muita frequência  e existe um problema muito comum, que 3% da população mundial apresenta acne dos 35 aos 45 anos, então é bem corriqueira e sempre aparece casos com senhoras de  60 e 70 anos com acne ainda.

Isso ocorre porque elas tem aquela hiperprodução de pele que entope os poros e o sebo fica acumulado, surge uma proliferação de bactérias e, os receptores hormonais muito ativos ao hormônio masculino e existe ainda vários outros fatores.

Hoje em dia temos para tratamento peeling que é muito bom, o antibiótico tanto o que se ingere e outros tipos também e até cremes que tem antibiótico para passar na região da pele.

A acne hormonal feminina tem o seu aparecimento em vários locais além da face, no adolescente tirando a mulher adulta geralmente na face, na testa, bochecha e no queixo; na mulher adulta geralmente é no queixo, pescoço e tórax superior e é mais resistente ao tratamento do que em adolescente por ser mais trabalhoso, ocorrendo o tratamento tópico com cremes além dos orais, peeling, laser e existe ainda um mix de arsenal de tratamento, ou seja, não é uma coisa só.

A acne hormonal feminina tem que tratar rápido se não fica com sequelas terríveis e difícil de reverter ainda mais no Brasil, por ter pessoas muito morenas isso dificulta bem o tratamento depois da cicatriz, porque a pele morena tem muito mais pigmento e qualquer tratamento que se faz para tentar reverter uma mancha pode as vezes manchar mais ainda.

A seborreia é o nome cientifico desse excesso de óleo, então todo mundo que tem acne tem seborreia, mais o contrário não é verdade, ou seja, quem tem seborreia não necessariamente tem acne.

A acne hormonal feminina ocorre mesmo depois dos 25 anos, mesmo você tendo uma pele seca você pode ter acne, porque uma  pele seca significa que é uma pele que está mal hidratada, que é diferente de grau de oleosidade. Independente do tipo de pele a pessoa pode ter acne e, ocorrer uma explosão hormonal.

A acne na mulher adulta tem uma subdivisão; a mulher que tem acne desde a adolescência que ficou um quadro persistente e o outro quadro oposto que a mulher que começa a ter a partir dos 25 anos de idade, esse quadro é um pouco mais complicado de tratar.

A acne hormonal feminina na verdade com o tratamento tardio ainda fica algum grau de cicatrizes não tem jeito como escapar. Quando a acne é muito leve grau 1, se fizer o tratamento adequado se torna difícil ficar com cicatrizes, por isso é que você deve procurar o profissional habilitado e não ficar fazendo tratamento empírico, usando produtos que não tem comprovação cientifica ou cosméticos muito fraquinhos, porque o tempo urge e vai cobrar. 

Acne Hormonal Feminina Procure O Seu Dermatologista

acne hormonal feminina medica

Gel e Lapiseira Secativa Para o Tratamento

A acne hormonal feminina assim como as outras, em resumo, tem que consultar um dermatologista ver o seu tipo de pele adequada e ver qual é o tratamento que deve seguir, porque virou mania nacional quiçá até mundial as pessoas irem a um site de pesquisa e se automedicar.

Por outro lado existem muitos fazendo laser com acne em atividade, por exemplo, existe laser para acne em atividade, mais não se pode fazer um laser para cicatriz de acne em uma pele toda inflamada.

Pois irá manchar toda a pele e infelizmente vão à compra coletiva e compram o laser sem uma avaliação prévia com médico.

A acne hormonal feminina existe e eu quero que você imagine um estado de inflamação no auge e, vai fazer um tratamento totalmente evasivo vai realmente manchar e danificar o tecido.

Se apertar vai liberar mais substancia inflamatória e vai manchar mais, o ideal é esperar a desinflamar ou seja melhorar.

Existem pessoas que trataram anos de acne e não é acne é, por exemplo, rosácea então tem que ir ao médico para fazer o diagnóstico diferencial com outras doenças que simulam acne, nem tudo que é bolinha vermelha com pus no rosto é acne necessariamente.

A acne hormonal feminina é um fato e com relação à maquiagem nós sabemos do excesso de poluição que tem e, que entra nos poros e tudo mais, ocorre um acúmulo nos poros que é o orifício por onde sai o sebinho e obstrui mais ainda.

Vale apena observar, quem tem acne tem um excesso de formação de pele tanto no fundo perto da glândula como na parte do topo, somando tudo isso; falta de higiene, produtos oleosos, dietas que aumenta a produção de sebo, estresse e cigarro provocando um quadro difícil.

Quem tem a acne hormonal feminina ou outra não deve fazer uma limpeza de pele muito vigorosa, pois pode estimular mais a produção de sebo, por exemplo, quem tem pele oleosa não deve usar tônicos com álcool e esta mais que provado, e por isso que se deve procurar na farmácia escrito no rótulo tônico sem álcool, esse não piora o quadro de acne, agora tem casos que tem tanta oleosidade que tem que usar o tônico com baixa porcentagem de álcool.

Devemos tomar os cuidados com a acne hormonal feminina assim como as demais acnes e se deve usar um demaquilante a noite e não serve qualquer um, deve estar escrito no rótulo não comedogênico ou seja esse demaquilante foi testado e não vai dar acne, depois um sabonete para pele oleosa, depois o tônico de preferencia sem álcool e depois o produto específico para pele.

Com acne hormonal feminina ou não vai usar produtos que tenha peróxido de benzoilaadapalenotretinoína, ácido salicilico enxofre, hoje em dia temos um arsenal enorme, mais precisa sempre consultar um profissional que vai fazer toda uma análise da sua pele.

Ele irá ver o que que vai usar e o que da certo, porque existe muitos casos que acabam agravando e muito e, ai vai ao dermatologista apresentando um grau de inflamação muito alto e não sai totalmente e acaba culpando o profissional esquecendo que anteriormente se auto medicou e fez com que o quadro se tornasse difícil. 

Acne Hormonal Feminina Uso De Filtros

acne hormonal feminina filtro

Gel e Lapiseira Secativa Para o Tratamento

As pessoas com acne hormonal feminina e as demais já podem atualmente usar produtos com filtro solares que já tem base e são não comedogênicos e pode usar desde que o produto tenha escrito no rotulo não comedogênico e isso camufla as lesões e são ótimos e vale realmente a pena.

No estado inflamatório, sol nem pensar com a pele desprotegida, até você mesmo que não tem acne não pode, têm que cuidar.

O sol da um alívio momentâneo parece que da uma secada na lesão, mais depois acontece o contrário ele começa a estimular a produção de pele, a pele começa afundar no folículo pilossebáceo e acumula mais sebinho ainda, então não é sugerido tomar sol para quadro de acne.

As marcas as cicatrizes que ficam em pessoas que chegam até 80 anos e você vê que ainda tem aquelas marcas, e para tirar as marcas 100% dependendo do grau é difícil, mais se consegue melhorar muito muito mesmo.

Com a acne hormonal feminina e os outros tipos existem vários tipos de lasers e mesmo quem não tem acesso a um tratamento mais oneroso pode procurar algum serviço público da própria Sociedade Brasileira de Dermatologia entrando no próprio site http://www.sbd.org.br existe uma lista de hospitais públicos e serviços credenciados para atender todos os tipos de problemas inclusive de acne, onde tem profissionais sérios e habilitados.

O cravo é o começo do quadro de acne, tudo começa com o cravo que deve ser removido com limpeza de pele, então a esteticista tem uma função primordial nesse momento.

Os cravos aparecem no nariz e em algumas partes das costas também é, porque essas áreas nós temos um maior numero de glândulas sebáceas e essas áreas tem muito mais receptores por hormônios masculinos do que em outras áreas.

Espremer cravo é proibido e na esteticista ela vai tirar com todo o cuidado, com assepsia ela vai tirar um por um, as vezes tem que espremer não tem jeito mais ela estará usando luvas e produtos realmente ideais.

Veja a dica da Sociedade Brasileira de Dermatologia – SBD. A pele reveste todo o nosso corpo protegendo contra as agressões externas.

É uma grande “capa de proteção” contra fungos, bactérias, produtos químicos, físicos e mesmo fatores ambientais, como o sol. Esta barreira de proteção vem das células da epiderme e derme, secreção de sebo e suor, formando uma capa especial, como um manto protetor.

Mas, mesmo com toda esta proteção, a pele é permeável e absorve substâncias, tanto que muitas vezes usamos remédio de aplicar na pele com ação interna. Assim, cuidado com o que se usa nela!

Esse cuidado deve ser maior na criança e no idoso, pois a pele deles é mais fina e tem maior capacidade de absorção.

Esperamos que o blog A Essência de Mulher tenha contribuído nos esclarecimentos, deixe o seu comentário no final do artigo, aqui mais embaixo. 

Acne Hormonal Feminina
3.7 (73.33%) 3 votes

Gostou? Deixe O Seu Comentário Aqui!

6 Comentários

  1. Rosangela

    Gostei muito do artigo, nem percebi o “intender”, porque estava mais interessada na explicação.Estou a 1 mês com este problema e como não tive nenhum sintoma de menopausa aos 44 anos, agora com 60 anos estou tendo alguns casos relacionados a hormônios, e até oftálmico,agora acne.
    Muito obrigado pela matéria, vou aí dermatologista imediatamente.
    Abcs
    Rosangela.

    • Olá Rosangela, quero agradecer a sua participação e desculpar pelo erro. Fico contente que este artigo lhe ajudou nos esclarecimentos. Muito obrigado e continue nos visitando, e não deixe de enviar este material para alguma amiga que possa estar precisando. Um grande abraço.

  2. Barbara

    O texto é bem informativo, mas vou fazer uma crítica construtiva. Vocês precisam melhorar o jeito como vocês escrevem. A falta de pontuação e um estilo meio “twitter” de escrever, dificultam a compreensão do texto. No mais, nada que muita leitura não cure. Espero que vocês levem essa crítica pelo lado bom, pois não tenho nenhuma intenção de ofender.

  3. Pingback: Envelhecimento Facial Precoce - A Essência de Mulher

  4. Pingback: Ovario Policistico Tem Cura - A Essência de Mulher

Muito Obrigada Por Participar